14 destinos imperdíveis para trilhas e corridas mundo afora

Para quem tem paixão por fitness, a noção de “férias perfeitas” pode ser cheia de aventura, com vários destinos para fazer trilhas e corridas. Por que não? Turismo de corrida é só vantagem!

Conhecer um lugar novo e praticar esportes em belos cenários inesquecíveis é uma ótima combinação: você passeia, se deslumbra com o visual e se mantém em atividade física. Bônus: talvez você até conheça outras pessoas que curtem trilhas e corridas, também, levando histórias maravilhosas na bagagem de volta para casa!

Principalmente em condições boas de tempo, combinar atividades com férias é perfeitamente viável. Dependendo do destino da corrida ou caminhada, pegue leve na bagagem, portando o mínimo de equipamentos necessários: alguns tênis de corrida ou trilha, boas meias, uma mochila e uma bolsa d’água já são um bom começo. Repelente, protetor solar e roupas adequadas ao clima são imprescindíveis, também.

Praticar atividades físicas ao ar livre em lugares jamais visitados pode ser bem empolgante, mas… como escolher? Há tantos destinos perfeitos para todo tipo de esporte!

É por isso que, neste artigo, listamos nossos principais destinos de corrida e trilha em várias partes do mundo. Esperamos que nossas sugestões sirvam como inspiração para sonhar com as próximas férias de aventura, cheias de belas caminhadas e as melhores trilhas para corrida!

Instale o app antes

O legal de registrar essa atividade física no aplicativo adidas Running é que ela será inédita! Tire fotos e compartilhe suas estatísticas nas redes sociais: uma ótima forma de manter a motivação e até inspirar outras pessoas. Dica: leve carregadores portáteis e cabos.

Baixe o app adidas Running e acompanhe seu progresso, turbine seu desempenho e celebre suas conquistas. E, hoje em dia, quem viaja sem o celular, certo? Aproveite estes benefícios e vários outros que estamos sempre inserindo no app.

1. Tour du Mont Blanc 

Suíça, Itália e França. 

Mont Blanc

Já mencionamos este roteiro em outro post —nossa lista de maratonas com recordes mundiais—, mas não poderíamos deixá-lo de fora de nossa lista dos principais destinos de corrida e caminhada. Esta trilha é mundialmente famosa e contorna picos na Suíça, Itália e França. Tem 170km e, normalmente, pode ser percorrida em cerca de 11 dias. Onde se hospedar? Há cabanas nas montanhas dos alpes onde se pode pernoitar, com vistas deslumbrantes dos alpes!

Existem variações na rota da trilha, e algumas oferecem mais desafios… e panoramas exclusivos! Se for esta a sua meta, invista no preparo físico antes de viajar. Se você não tiver tanto tempo, alguns circuitos atravessam apenas trechos da trilha. Um exemplo é a metade leste do percurso que, apesar de reduzido, ainda  passa por trechos dos 3 países, começando na Itália e terminando na França. Às vezes, a vida exige otimização e meios-termos: o importante é aproveitar!

Percorrendo ou não todo o Tour du Mont Blanc com corrida, trilha ou caminhada, serão paisagens, sons e histórias inesquecíveis!

2. Mount Ololokwe

Quênia

Mount Ololokwe

Em uma área menos turística do país de Samburu, no norte do Quênia, o Monte Ololokwe tem muito a oferecer para quem quer férias com aventura. Com sua forma de mesa e falésias, esta montanha cercada pelas planícies de Samburu é um verdadeiro deslumbre.

Situada no deserto, o monte é considerado sagrado, e suas cavernas ainda são usadas para cerimônias rituais de Samburu. A subida de 1000m até o topo é íngreme. A paisagem é repleta de flora e fauna únicas, atravessando zonas com plantas únicas como as cicadáceas, e nascentes de água que alimentam os rios.

A maioria das trilhas foi feita por manadas de elefantes selvagens em busca de água na montanha na estação seca. Não é raro que visitantes ouçam elefantes fazendo seus característicos ruídos de tromba à distância!

3. Plain of Six Glaciers

Parque Nacional de Banff, Alberta, Canadá 

Plain of Six Glaciers

Aprecie as vistas inigualáveis das geleiras, as vibrantes águas azul-turquesa e as altas florestas de pinheiros neste paraíso. Com 14,6km de percurso, é um desafio delicioso para quem curte caminhadas, trilhas e corridas. A elevação é de 588m: a elevação na frequência cardíaca é garantida! Porém, há uma vantagem para quem não está com tanto tempo disponível para a aventura: em média, é possível completar a rota em cerca de 4,5 horas de trilha.

Saindo de um lugar chamado Lake Louise, a trilha lentamente se revela um oásis acidentado cheio de rios glaciais, cachoeiras, enormes penhascos e vistas privilegiadas de picos glaciais imponentes e memoráveis! Novamente, fica a dica: atenção aos sons, pois, com sorte, dá para ouvir o gelo das geleiras rachar.

No meio do caminho da Planície das Seis Geleiras, há uma casa de chá, onde você poderá descansar um pouco e repor as energias antes de continuar seu caminho por entre trilhas rochosas e as deslumbrantes vistas da geleira. Ah, nada como um lugarzinho gostoso para descansar! Por isso, a trilha é bem conhecida e altamente apreciada.

4. Costa Brava Trails

Catalunha, Espanha

Costa Brava Trails

Na região da Costa Brava, é possível curtir várias trilhas de corrida durante o ano inteiro. É uma região com terrenos acidentados e falésias que costeiam partes do Mar Mediterrâneo, parques naturais, jardins botânicos e antigas cidades romanas, gregas e medievais: destino perfeito para quem busca conciliar cultura, beleza e fitness.

Se programe para passar ~7 dias na Costa Brava: dá para percorrer várias trilhas, ir do mar às montanhas, parar em museus pelo caminho e, claro, reabastecer as energias ao sabor da saborosa e típica culinária local.

Neste destino, há opções interessantes de logística: é possível contratar corridas guiadas para atravessar de cidade em cidade, além de haver mais opções de acomodação e transporte de bagagem.

5. East River Greenway 

New York City, NY

East River Greenway

Se você gosta mais de correr em destinos com paisagens urbanas, então as paisagens estilo “cena de filme” do percurso East River Greenway (15km) são uma opção perfeita! A rota pavimentada oferece vistas do inigualável horizonte recortado da cidade e das pontes icônicas que conectam Manhattan ao Queens e ao Brooklyn.

O trecho mais ao sul da rota é o mais famoso: a maior parte deste percurso permite correr ao longo da orla do East River e do East River Park. Leve o celular, pois será uma pena não tirar fotos: você passará pela Estátua da Liberdade, o Empire State Building e a Freedom Tower. Fotos para porta-retrato!

6. Mount Batur

Bali, Indonésia

Mount Batur

Bali é uma cidade mundialmente famosa no quesito “férias com aventura” — e a fama é bem embasada. Há selvas, praias, locais para snorkeling, destinos de mergulho, vida noturna, cultura, vida selvagem… tem de tudo!

Se você for até lá, o Monte Batur não pode ficar de fora do seu roteiro fitness: pense em uma subida de 1700m até a cratera do cume. No nascer do sol, as vistas são absurdamente lindas. E é aventura que você quer? Então este vulcão *ativo* certamente emocionará e encantará.

Ao longo do caminho, há vários templos e os macaquinhos locais, paisagens deslumbrantes dos campos de arroz e uma vista do Lago Batur e do vulcão Gunung Abang, que ficam nas proximidades. Em um dia sem nuvens, dá até para ver o mar ao longe e também o contorno dos picos vulcânicos do Monte Rinjani, na ilha de Lombok.

7. Plitvice Lakes

Região central da Croácia

Plitvice Lakes

Os Lagos Plitvice são um dos lugares mais visitados da Croácia — não é para menos que, desde 1979, são Patrimônio Mundial da UNESCO. O Parque Nacional dos Lagos Plitvice abrange 16 lagos interligados mas com cores diferentes, que vão do azul-turquesa ao verde esmeralda e chegam até ao azul profundo: lá, o destaque são as cachoeiras.

Considerado uma das caminhadas mais bonitas do mundo, o roteiro aventureiro pelos Lagos Plitvice oferece 4 trilhas que são percorridas principalmente por meio de calçamentos de madeira, que cruzam e margeiam os lagos. As trilhas serpenteiam pelos lagos e sobem nas falésias, revelando vistas e cavernas inesquecíveis.

É até possível percorrer todos os 18,6km do parque inteiro em apenas 1 dia. Entretanto, se a quilometragem for muita e o tempo for pouco, encurte o roteiro cobrindo apenas os lagos da parte superior ou da parte inferior: ainda valerá a pena! A trilha não é difícil, mas use bons sapatos de caminhada — as passarelas em madeira podem ser escorregadias devido à névoa.

8. MontE Haguro

Yamagata, Japão

Mount Haguro

É um destino de caminhada que inclui um elemento de misticismo e admiração. O Monte Haguro representa o nascimento e é o o local mais importante para a religião Shugendo, além de ser também uma das três montanhas “Dewa Sanzan”, que representam o ciclo da vida.

São 2446 degraus para chegar ao topo, cercados por florestas densas, cachoeiras, santuários e o “Goju-to” – uma construção estilo “pagode” em madeira, de cinco andares, que data de… 937! Os sacerdotes da montanha Yamabushi, vestidos com túnicas brancas enquanto embarcam em sua peregrinação, também são vistos com frequência por visitantes da região.

Quem faz esta trilha sente a tranquilidade oferecida pela montanha, com suas paisagens e rotinas. É possível se hospedar em um “Shukubu”: uma construção que, mesmo oferecendo vários recursos modernos, inclui altares para adoração e banhos públicos (como se fossem piscinas de água quente de uso coletivo). É o lugar perfeito para quem procura atividades e locais de férias exclusivos e memoráveis!

9. Tall Trees Grove Loop Trail

Parque Nacional Redwood, Califórnia

TALL TREES GROVE LOOP TRAIL

Para quem está sempre em busca dos melhores destinos de turismo de corrida do mundo, o Redwood National Park está sempre no topo da lista. Com inúmeras trilhas e rotas, há opções para todos os níveis de condicionamento físico.

A trilha Tall Trees Grove Loop tem 5,8km. Para percorrê-la, é necessário obter uma licença, que pode ser solicitada com antecedência.(1) De posse da licença, se permitido, os turistas fitness receberão um código de portão para acessar a estrada que leva ao início da trilha. A distância é de cerca de 10km. Mas dizem que vale a pena fazer todo este esforço!

Praticantes de caminhada, trilha ou corrida terão a oportunidade única de atravessar bosques com árvores enormes e desfrutar da flora singular até chegarem ao Redwood River. A partir de lá, é possível percorrer um circuito quase plano de 1,6km. Novamente, dizem que a sensação é de estar na presença de gigantes antigos. Bem marcante, não?

Novamente: variedade é o que não falta nas trilhas do Redwood National Park. Uma das suas melhores experiências em turismo de aventura está bem aqui!

10. Blahnúkúr & Mt. Brennisteinsalda Loop

Landmannalaugar, Islândia

Blahnúkúr and Mt. Brennisteinsalda Loop

Como ponto de partida, há árvores e florestas exuberantes: esta caminhada vulcânica com certeza vai atrair os corações de quem curte turismo de aventura. Para quem quer desafio, é possível combinar duas rotas em uma. Dica: se prepare para tirar fotos épicas!

O percurso inteiro é de 9,7 km, com elevação intensa de 610 metros. Através dele, você conhecerá os cumes do Monte. Blahnúkúr e do Monte. Brennisteinsalda. Já falamos muito em paisagens de tirar o fôlego, mas, aqui, as vistas e panoramas são excepcionalmente únicos por causa da rocha riolítica e das cinzas vulcânicas que resultam em cores estranhas, além de campos de lava e fontes geotérmicas. Não é à toa que esta rota é uma das melhores trilhas para aventuras do mundo inteiro.

Quando fechar a rota, relaxe os músculos ali mesmo, nas fontes termais da piscina pública, localizada ao lado do campo de lava Laugahraun.

11. Four Pass Loop

Aspen, Colorado

Four pass loop

Esse destino é para quem já curte de maratonas para cima: com 41,4km, o Four Pass Loop é um baita desafio de condicionamento físico! O destino também pode ser percorrido em 4 dias no estilo “rota cênica”, mas turistas fitness mais experientes podem tentar fechar esta corrida “puxada” em ~15h30m. Isso que é corrida, hein!

Além da emoção do desafio, as paisagens são de tirar o fôlego. Quem tiver a sorte de poder explorar esta rota verá lindas pradarias, lagos em planos elevados e florestas exuberantes.

Para fins de programação, o momento ideal para percorrer esta trilha é no fim do verão (do hemisfério norte: por volta de agosto/setembro). Já não deve haver neve e é mais agradável se desafiar no calorzinho que resta.

12. Wadi Shab

Região sudeste de Mascate, Omã 

Wadi Shab

Este destino não é o mais desafiador de nossa lista, mas, com certeza, é um dos mais singulares. Pense em um destino de caminhada, trilha ou corrida em um deserto paradisíaco que atravessa nada menos que um belíssimo oásis, encostas estreitas e águas azul-turquesa, com elevação por sobre um terreno desértico e rochoso.

Curta e fácil de navegar, esta trilha de 5,6km (ida e volta) pode ser apreciada pela maioria das pessoas, independentemente do condicionamento físico atual. Entretanto, se planeje para evitar o calor intenso do verão, que pode chegar a 37°C. Agora vem a melhor parte: a trilha termina em uma gruta com uma cachoeira. Após o exercício, é simplesmente impossível resistir a um mergulho na preciosa água refrescante. Leve roupa de banho e chinelos ou sapatos resistentes à água.

Curiosidade: a edição de 2012 do Red Bull Cliff Diving World Series foi sediada em Wadi Shab.

13. Taggart Lake Trail

Jackson, Wyoming

Taggart lake trail

Para ter férias com aventura e manter a vida fitness em dia, não é preciso se desafiar em nível máximo. Assim, quem curte turismo de corrida mas visa um terreno mais plano, o circuito da trilha do Lago Taggart não vai decepcionar. Este caminho fácil de percorrer passa nada menos do que por uma floresta de álamos, atravessando riachos e pradarias nas montanhas.

Localizada em um dos muitos lagos glaciais que ficam no sopé da cordilheira Teton, a trilha dá acesso a paisagens lindas à beira do lago. Também é possível acampar lá e se aventurar em trilhas mais desafiadoras. Qualquer época do ano é perfeita em termos de beleza, mas dizem que o outono é especialmente bonito pelas cores do álamo, a vegetação local.

14. Tongariro Alpine Crossing

Tongariro National Park, Nova Zelândia

A Nova Zelândia é o palco natural de algumas das trilhas mais famosas e visadas do mundo. Assim, certamente é um destino a levar em conta para quem curte férias exóticas de aventura. A rota de Tongariro Alpine Crossing leva a um vulcão ativo! É é uma caminhada desafiadora que pode ser feita em 1 dia (20,4km de ponta a ponta). Geralmente, leva pouco mais de sete horas para ser percorrida.

Pega a visão: você caminhará até três crateras com paisagens onde há lagos cor verde-esmeralda, fontes de vapor tipo “gêiseres” e cores vibrantes nas rochas, devido ao impacto das erupções vulcânicas. Dependendo da estação, não é incomum encontrar pedras soltas, neblina, neve e gelo.

Se você for perspicaz quando assiste filmes, talvez reconheça pontos da Tongariro Alpine Crossing, pois o terreno árido e as formações rochosas vulcânicas foram vistas nos filmes da franquia “O Senhor dos Anéis” como “Moria”. Entretanto, fique de olho na meteorologia: mudanças climáticas rápidas são comuns no local. Prepare-se bem, levando camadas adicionais ou removíveis de roupa e bastante água.

***

Jessica Graham Jessica is a copywriter and graduated from the University of New Mexico (USA) with a BA in History which helped fuel her passion for travel and cultural education. Her former experience working in the service and beauty and wellness industries taught her to pursue her love of good food, fun fitness, and holistic wellness in everyday life. She especially loves strength training and trying out healthier versions of recipes for the not-so-healthy favorites — her oat milk coconut sugar pumpkin spice latte is delightful. Ver todos os artigos de Jessica Graham