18 motivos para correr com seu cachorro

Com 3 anos e 22,5 kg, meu cão está no auge da performance na corrida! Comecei a treiná-lo em corridas curtas, e tivemos que estabelecer algumas regras: nada de puxar a coleira ou de pular. Ágil e com bom porte, ele é um ótimo parceiro para correr. 

E isso é importante: antes de treinar com seu cachorro, avalie se ele tem o porte físico necessário para correr. Se não tiver certeza, consulte um veterinário da sua confiança. De nada adianta a corrida ser sofrida para ele ou para você.

Já confirmou que seu cão tem tudo para ser um atleta feliz e saudável? Então veja aqui uma lista de motivos para vocês dois curtirem uma corrida juntos.

cachorro correndo

1. Correr é divertido para todos

Vai ser só pegar a coleira que o cachorro virá correndo, todo serelepe, já sabendo que vai curtir um bom passeio. Deixe o entusiasmo do seu amigão contagiar você. Tênis no pé e… rua!

2. Uma saída, duas utilidades

Não tem como escapar: alguma hora, você vai ter que levar o cachorro na rua. Por que não correr em vez de simplesmente sair para caminhar e, assim, já garantir seu treino? Com o tempo que sobrar, prepare uma deliciosa refeição saudável pós-corrida.

3. O parceiro mais humilde que há

Seu amigão de quatro patas sempre será mais rápido que você. SEMPRE. Mas ele nunca vai se vangloriar por isso, que nem certos parceiros “humanos” acabam fazendo.

4. Motivação para dar e vender

Cachorros são pura empolgação na hora de correr em ambientes abertos. Vendo o entusiasmo do seu amigão,  sua motivação será alavancada automaticamente – difícil vai ser acompanhar o ritmo dele!

Atenção:

Enquanto o dono continuar correndo, o cachorro vai tentar forçar seus próprios limites para acompanhar. Em geral, os cães preferem se arrastar do que parar de correr. Fique atento aos sinais de que seu amigo de quatro patas está ficando cansado.

5. Seu sistema imunológico agradece

Um cachorro não está nem aí para se está chovendo ou frio lá fora. Ele sempre estará disposto a correr, mesmo se o tempo estiver ruim.

6. Cães ajudam a melhorar o pace

Cachorros costumam correr um pouco à frente do dono, o que faz deles a companhia perfeita se a intenção é desenvolver o pace. Por instinto, você vai tentar alcançar seu animal: seu pace só tem a ganhar!

7. Boas escolhas de locais para correr

Quando for correr com seu pet, você tenderá a optar por locais como gramados ou parques. Afinal, cães adoram explorar a natureza, não é? Aí entra mais uma vantagem para você: correr em locais com mais verde é bom para os pulmões e para o humor.

8. Seu cão cuida de você

Ter seu cachorro ao seu lado é ótimo – e desejável, para sua segurança – se você for correr  à noite. Ele afugenta possíveis ameaças, seja seu animal grande ou pequeno. Sim, pois não é só pela possibilidade de atacar: quem tem cachorro pequeno sabe que eles podem ser bem barulhentos, às vezes até sem motivo!

9. Você ficará mais… atraente!

Pessoas que se mantêm em forma são, em geral, percebidas de maneira positiva. Ama animais e quer treinar com seu cão? Isso te deixa mais atraente ainda! Já notou que homens que treinam com cães viram praticamente “imãs”?

Mulher com cachorro em um gramado

10. Viver o momento presente

Durante a corrida, preste sempre atenção para detectar a presença de outros animais e não deixe seu amigão correr atrás deles. Com tanta concentração, nem vai dar tempo de ficar pensando nos problemas: uma ótima chance de viver o momento presente!

11. Sabe aquela parada para respirar?

Aproveite as pausas para o xixi do seu cão ou os momentos em que ele interage com outros animais e pessoas para recuperar o fôlego. Ninguém vai te julgar!

12. Os dois se sentirão muito bem

Quando vocês chegarem em casa, seu amigão vai deitar todo largado no chão, e você tomará aquela chuveirada gostosa pensando nos benefícios da corrida para… ambos!

13. O parceiro mais paciente do mundo

Ele até pode correr alguns passos à sua frente, mas, se a conexão entre dono e animal for boa, o cachorro normalmente se adapta ao ritmo do dono. Se não houver essa conexão, ele pode dar umas disparadas.

14. Tal dono, tal cão

Todo mundo sabe que cães e seus donos começam ficar parecidos com o passar do tempo. Ora, que cão sortudo o seu, hein, de ter um dono em boa forma!

15. Paz e tranquilidade no lar

Cães sem estímulo ficam inquietos em casa, e às vezes é difícil de aturá-los. Fica a dica: desafie seu cachorro. Mantenha ele ocupado, ativo, e você conseguirá desfrutar da sua merecida paz.

16. Auxílio nos assuntos do coração

Estudos (1,2) indicam que é bem mais fácil iniciar uma conversa quando você está com o seu cachorro. Está querendo conhecer gente nova? Então é uma boa ideia sair para correr acompanhado da sua fofura de quatro patas! Afinal, vai que tem alguém interessante pelo caminho (talvez até em companhia de uma fofura de quatro patas, também)? Assunto vocês já vão ter logo de cara!

17. Vínculo forte

No centro de adestramento, os cachorros aprendem a seguir seus donos. Também logo aprendem que, se o dono começa a correr, eles podem se perder. Assim, seu cão vai sempre tentar ficar perto de você – o mais fiel dos vínculos.

18. Economia com despesas veterinárias

Meu cão, Mocca, virou um atleta de verdade. Graças às nossas corridas regulares, ele se manteve saudável, e quase nem tivemos que ir ao veterinário nos últimos anos.

Se empolgou para correr na companhia do seu cachorro?

É uma boa ideia escolher rotas curtas para as primeiras tentativas. Com o passar do tempo, seu animal ganhará mais resistência. Preste sempre atenção a como seu bichinho está se sentindo. Além disso, antes de começar a rotina de treinos em dupla, leve seu cachorro para um check-up no veterinário.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tags

Vera Schwaiger Vera é formada em medicina dietética e psicoterapia. Seu lema é aquela filosofia de Einstein: "Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio." Ver todos os artigos de Vera Schwaiger »

Leave a Reply