O poder do banho gelado >> 4 benefícios para a saúde

cold refreshing shower

Banho gelado de manhã é um balde de água fria na sua festa?

Veja 4 razões para você mudar de ideia e dar uma chance ao “banho escocês”, uma das técnicas de tomar “banho gelado” que, além de dar uma “sacudida energética” no seu corpo de manhã, traz muitos benefícios para a sua saúde.

#1 Água fria melhora a circulação sanguínea

Se é difícil pegar no tranco de manhã, tome um banho de água fria. Entre no chuveiro, comece com água quente e alterne água quente e água fria. A água fria estimula a circulação sanguínia, o que, como consequência, aumenta a demanda de oxigênio do corpo – automaticamente, respira-se mais profundamente e isso combate o cansaço.

Banho de contraste – como fazer corretamente

  • Chuveirada > comece a ducha com água quente.
  • Esfrie a água lentamente.
  • Primeiro enxágue a perna direita com água fria, comece pela parte externa do tornozelo: a zona corporal que está mais longe do coração. Suba molhando toda a perna, faça o mesmo com a perna esquerda.
  • Braços: molhe a parte de cima da mão direita e suba até molhar o ombro. Passe para a axila e desça molhando a parte de dentro do braço até chegar na palma da mão. Faça o mesmo com o braço esquerdo.
  • Enxágue o resto do corpo com a água ainda fria. Repita o processo com água quente e, em seguida, tome uma outra chuveirada de água fria.

Showering outside

#2 …e faz bem para a saúde

Um banho frio de manhã faz mais do que acordar você e estimular a circulação sanguínea. O estímulo quente-frio dilata e constringe os vasos sanguíneos, o que fortalece o sistema imunológico. Estudos indicam que água fria também reduz dores musculares e auxilia o processo de recuperação pós-treino.

#3 Banhos frios ajudam a curar depressão

Um estudo da Virginia Commonwealth University School of Medicine comprovou um outro grande benefício do banho gelado. Ele tem um efeito positivo em pessoas que sofrem de depressão: o frio envia impulsos elétricos para o cérebro, que podem ajudar a melhorar uma depressão.

Como fazer: mude a temperatura da água aos poucos até chegar a 20°C. Se quiser a água mais fria ainda, vai que vai! Recomenda-se tomar banhos gelados (rápidos, de 2-3 minutos) uma ou duas vezes ao dia, durante várias semanas.

#4 …e estimulam o emagrecimento

A água fria não faz mágica, mas faz maravilhas! De acordo com alguns estudos, água fria ajuda a emagrecer. O tecido adiposo (a gordura corporal) é composto por dois tipos de gordura, uma é marrom e a outra é branca. O tecido de gordura “boa” é marrom, ele nos mantém aquecidos quando expostos à temperaturas baixas. A gordura branca é aquela que fica armazenada quando ingerimos mais gordura do que gastamos energia. Essa é a gordura que leva à obesidade. Um bom banho gelado ativa a gordura marrom (frio!): isso aumenta a conversão de gordura e o corpo começa a queimar calorias.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »