O poder do banho de água fria: 5 benefícios para a saúde

Cold showers are good for you

Banho gelado de manhã é um balde de água fria na sua festa? Concordamos que banho frio não é para qualquer um, no entanto, ele é uma maneira incrível de impulsionar o sistema imunológico e o metabolismo. Neste artigo explicaremos algumas vantagens de tomar banhos frios. 

Como começar:

Diminua a temperatura da água gradualmente, comece com 20°C. Deixe a água esfriar aos poucos, sem mudanças bruscas. Tente tomar banho de água fria por alguns minutos uma ou duas vezes na semana para desenvolver a tolerancia corporal e se acostumar.

Veja 5 razões para você mudar de ideia e dar uma chance ao “banho escocês”, uma das técnicas de tomar banho gelado que, além de dar uma sacudida energética no corpo de manhã, traz muitos benefícios para a saúde.

5 benefícios do banho frio

1. Regeneração muscular

Muita gente gosta de tomar banho frio após treinar. Além de esfriar a temperatural corporal, investigações científicas não chegaram a conclusões sobre o auxílio da prevenção da DMT (dor muscular tardia). Porém, um estudo comprovou que tomar uma ducha gelada até mais de 48 horas após a prática do exercício físico ajuda a relaxar os músculos.(1)

Se quiser mais dicas sobre regeneração muscular pós-treino, vá para este artigo.

2. melhora a circulação sanguínea

Banho de água fria é uma forma natural de encher o corpo de energia para enfrentar o dia inteiro. Especialmente quem acorda com cansaço e sem energia vai se beneficiar da sacudida energética do banho gelado.

 A água fria estimula a circulação sanguínea, o que, consequentemente, aumenta a demanda de oxigênio do corpo — pois, automaticamente, respira-se mais profundamente, enviando oxigênio para o corpo todo, inclusive para o cérebro: isso dá uma dose de energia, que se estende pelo resto do dia, fazendo com que você fique mais alerta e ativo.

Banho de contraste

Se você realmente não curte água fria, mas quer ver se vale a pena incluir o hábito na sua rotina, experimente fazer um banho de contraste. Entre no chuveiro, comece com água quente e alterne água quente e fria. Esse é um método bastante eficaz, também para pessoas com problemas cardíacos, que não deveriam tomar o choque de um banho de repente super gelado.

Banho de contraste — como fazer corretamente

  • Chuveirada > comece a ducha com água quente.
  • Esfrie a água lentamente.
  • Primeiro enxágue a perna direita com água fria, comece pela parte externa do tornozelo: a zona corporal que está mais longe do coração. Suba molhando toda a perna, faça o mesmo com a perna esquerda.
  • Braços: molhe a parte de cima da mão direita e suba até molhar o ombro. Passe para a axila e desça molhando a parte de dentro do braço até chegar na palma da mão. Faça o mesmo com o braço esquerdo.
  • Enxágue o resto do corpo com a água ainda fria. Repita o processo com água quente e, em seguida, tome outra chuveirada de água fria.

3. Fortalece o sistema imunológico

Existem muitas formas naturais de aumentar a imunidade: tomar uma chuveirada fria é uma delas! Durante uma pesquisa, pessoas que tomaram banhos frios regularmente faltavam menos o trabalho por motivos de doença. Esta pesquisa não demostrou cientificamente um aumento na imunidade devido à inclusão do banho frio na rotina.(3) No entanto, os participantes alegaram sentir-se mais saudáveis e fortes depois da chuveirada fria.

Outra coisa super legal que descobriram foi que apenas o fato de tomar uma chuveirada de água fria já é o suficiente para melhorar a força mental e a resiliência. Sair da zona de conforto e superar desafios diariamente treina o seu sistema nervoso para ficar mais resistente e aumenta a autoconfiança 

4. tratamento para depressão

Um estudo da Virginia Commonwealth University School of Medicine mostrou que banho gelado pode diminuir os sintomas da depressão: teorias científicas dizem que estar no frio temporariamente estimula impulsos elétricos no cérebro, que podem ajudar a aliviar estados depressivos. Ainda há muita pesquisa a ser feita sobre esta teoria, mas se você gostaria de experimentar e não tem outras questões de saúde impedindo a prática… tente e veja se funciona!

5. estimula o metabolismo. Mas, faz emagrecer?

O corpo humano tem dois tipos de tecido de gordura: gordura marrom e gordura branca. O tecido de gordura “boa” é marrom, ele nos mantém aquecidos quando expostos à temperatura baixaUm estudo feito com ratos mostrou que estimular a gordura marrom dá um gás no metabolismo. E o que acontece no organismo dos ratos muitas vezes também acontece no humano.(4)

Porém, tanto ratos e humanos sentem mais vontade de comer quando estão com frio. Então saiba que o banho frio de manhã vai turbinar o seu metabolismo, mas não vai ajudar a emagrecer se matar a fome com calorias extras. E agora? Aqui estão 5 sugestões deliciosas de café da manhã, ótimas para o seu metabolismo.

banho frio faz mal?

Atenção! Banho frio não é recomendado para algumas pessoas. Pessoas com pressão alta, doenças desencadeadas pela resposta ao choque térmico, falhas cardíacas ou histórico de hipotermia devem evitar banho gelado. Sempre busque conselho de profissionais da medicina antes de tomar qualquer iniciativa drástica no seu estilo de vida! (5)

esfria!

Enquanto os cientistas continuam a pesquisar sobre os reais benefícios, a crença social está firme e forte no potencial positivo do banho de água fria. Pesquisas apontam que banho frio pode aumentar o fluxo sanguíneo, desencadear respostas neurológicas e fazer as pessoas se sentirem mais saudáveis. Definitivamente um banho de água fria é certeiro para acordar corpo e alma cedo de manhã!  

Então, se você está com a saúde em dia e se encheu de curiosidade para saber se essa história de banho frio funciona na sua rotina: experimente! E conte para a gente nos comentários abaixo como foi a sua experiência. Nós também estamos experimentando e super curiosos! 

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Emily Stewart Emily entrou em uma aula de ginástica aos 15 anos e... nunca mais parou de se exercitar! Tornou-se profissional do ramo no ano de 2011 em um "bootcamp", onde lecionou vários tipos de atividades fitness. Quando não está dando aulas presenciais ou online, escreve sobre as excentricidades, as delícias e os aspectos naturais do movimento do corpo. Ver todos os artigos de Emily Stewart »