5 bons motivos para treinar com amigos

Às vezes pode ser puxado terminar um treino sozinho – principalmente se estiver frio, escuro, chovendo… E é aí que entra o social: treinar com amigos ajuda muito na motivação.  Mesmo que sua meta final pareça algo muito distante, ter um parceiro nos treinos contribui muito para você chegar lá. Mas como, exatamente?

Vamos ver cinco bons motivos para treinar com amigos:

1. Mais motivação e menos desculpas

Sábado à tarde. Você está de preguiça no sofá. Vai começar seu programa favorito na TV. É uma justificativa perfeitamente aceitável para pular o treino de hoje, não é? Bem, se você for treinar com um amigo, NÃO!

Treinar com amigos ajuda a cumprir o planejado e não deixar furos na rotina. Quando os planos envolvem um amigo, fica bem mais difícil de simplesmente ceder ao sofá do que ir ao treino marcado. Imagina você desmarcar simplesmente porque “não está muito a fim”? Dá uma vergonhazinha, não dá?

E nem é “papo de blog”: psicólogos da Stony Brook University, de Nova York, constataram que os hábitos de exercícios dos amigos e familiares afeta a motivação pessoal. Evidências indicam que a motivação das pessoas próximas tem influência positiva sobre nós, incentivando um estilo de vida ativo. E o que isso quer dizer? Que é hora de se vestir para correr, calçar um bom tênis, encontrar um amigo no parque… e deixar o lado mais fraco da sua personalidade, o sabotador, largado no sofá!

2. Treinar fica mais divertido

Se imagine treinando, ou lembre de treinos recentes: sabe aquela situação em que teria sido divertido ter um amigo ali para rir junto com você?

Para mais diversão, pense em como modificar exercícios ou a corrida em dupla/grupo para deixar o treino mais interessante. Por exemplo, em vez de simplesmente fazer o desafio da prancha, tente uma variação da prancha onde você e seu parceiro possam ficar um de frente por outro e tocar as mãos. Ou que tal fazer abdominais tipo “sit-up” jogando bola para um amigo?

Há várias maneiras de deixar seu plano de treinamento mais interessante, mas as melhores variações surgirão numa troca de ideias com um amigo. Essas pequenas alterações fazem o tempo voar, acredite!

Dica para o treino: tente fazer estes exercícios com seu próprio peso corporal.

3. O incentivo é mútuo

Bateu a vontade de desistir? É aí que um parceiro de treino pode fazer toda a diferença, ajudando a recuperar a motivação. Um desafio esportivo entre amigos pode trazer motivação para a autossuperação.

Um estudo na Inglaterra sobre o comportamento de mulheres ao treinar constatou que 64% das mulheres que treinam com suas melhores amigas têm maiores chances de irem até o limite nos treinos que mulheres que treinam sozinhas. “Poxa, mas as agendas não estão casando e está impossível treinar junto com alguém”. Será que isso significa que você está fadado ao fracasso? Claro que não! Mas, sempre que der, use os treinos como chance para botar o papo e o corpo em dia.

Duas mulheres fazendo abdominais

4. Os esportes aproximam as pessoas

Sabia que mais de 40% das pessoas que se matriculam numa atividade esportiva sozinhos desistem logo no início? Entretanto, se a pessoa se matricula junto com um amigo, a taxa de evasão cai para 6%.

Isso sugere que um dos melhores motivos para treinar junto com amigos é justamente a interação social. Quem treina junto forma uma identidade de grupo, dando uma rasteira na solidão. Claro que a sensação de conquistar algo sozinho é deliciosa, mas compartilhar seu sucesso com amigos que sabem o quanto você ralou para se livrar da preguiça e do comodismo é ainda melhor!

Mas e se nem tudo sair como o planejado na hora de medir os resultados? Um ombro amigo, nessa hora, pode ajudar a colocar as coisas em perspectiva, mostrando que nada é tão ruim quanto parece. Estes pequenos atos de interação criam uma poderosa conexão entre as pessoas, deixando as amizades ainda mais fortes.

Dois homens e duas mulheres correndo na rua

5. Treinar juntos = ficar juntos

Já pensou em treinar com a sua cara-metade, seu parceiro romântico? Segundo estudos, casais que treinam juntos com frequência são mais felizes no relacionamento. Treinar juntos fortalece a relação, alavancando até mesmo a atração sexual. Aquela corridinha de manhã, um encontro na academia à noitinha ou até mesmo uma viagem romântica no pedal em um fim de semana podem dar uma apimentada no dia a dia – quer motivo melhor para treinar com a pessoa que você ama?

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »

Leave a Reply