6 mitos sobre o sono

Quem não ama dormir?

Ter sono de qualidade é fundamental para quem quer viver uma vida saudável e feliz. Passamos 1/3 da vida dormindo, mas, mesmo assim, há muita incompreensão sobre este importante momento do dia, e isso pode afetar a qualidade do nosso sagrado repouso noturno.

Acreditando firmemente no lema: “saber é poder”, vamos abrir o jogo sobre 6 mitos recorrentes sobre o sono para ajudar você a descansar melhor e ter mais energia durante o dia.

Mulher dormindo coberta

Mito nº 1: “Não preciso dormir tanto porque já não sou jovem”.

Ser adulto = mais responsabilidades, seja em casa ou no trabalho. E adivinha qual é nossa primeira oferenda no altar da interminável lista de afazeres? Umas horinhas de sono.

E daí vem a ideia equivocada…

…de que, à medida que envelhecemos, precisamos de menos horas de sono.

Não existe uma recomendação 100% exata quanto às horas de sono que qualquer ser humano precisa, mas a estimativa é que os adultos necessitam de 7 a 9 horas de sono por noite para garantir um bom descanso.(1) Se dormimos menos que isso, lá vêm o mau humor e a falta de energia que, francamente, ninguém merece!

Mito nº 2: “Vou recuperar o sono em breve”

Na verdade, recuperar o sono não é tão simples quanto parece. Seja realista: a gente faz o impossível para ir levando a semana com umas poucas horas de sono por dia, achando que vai dar para repor todo o sono no fim de semana, dormindo até mais tarde. Mas este tipo de compensação, além de não ser saudável, não traz nenhum benefício para o corpo.(2)

Dormir mais no fim de semana…

…não anula o prejuízo causado por não dormir as horas necessárias ao longo da semana.

Tente manter uma rotina noturna regular para não sofrer de privação do sono, uma das causas do ganho de peso e elevação no risco de doenças crônicas. É… achou que o único prejuízo era o cansaço? Achou errado!

Mulher deitada na cama, mas acordada e não de pijama

Mito nº 3: “Tirar um cochilo durante o dia atrapalha meu sono de noite”

Que atire a primeira pedra aquele que nunca lutou contra o sono após o almoço. Esta sonolência é perfeitamente normal e ocorre por conta de uma queda no ritmo circadiano neste horário.

Um cochilo estilo “power nap” durante o dia…

…pode nos deixar mais alertas e aumentar a produtividade no fim da tarde.

Os melhores cochilos são os curtos e tranquilos, com duração de 15-20 minutos. Tirar uma soneca à tarde não atrapalha o sono da noite se a duração for curta.(3) Na verdade, vai até revigorar e dar mais energia para você levar o dia adiante.

Mito nº 4: “Uma taça de vinho antes de ir para a cama me ajuda a dormir melhor”

Sim, o álcool dá uma sensação de cansaço e causa sonolência, mas pode causar também interrupções no sono, interferindo na qualidade do seu repouso.(4)

Apelar para bebidas alcóolicas…

…afetará a qualidade do sono, então é melhor evitá-las antes de cair na cama.

Mas, calma, ninguém está falando para você virar abstêmio: tome o último drink 1-2h antes dormir para que o efeito do álcool passe. Você vai sentir a diferença no nível de energia pela manhã, pode acreditar!

Homem deitado na cama, mexendo no celular

Mito nº 5: “Antes de dormir, fico vendo as redes sociais até pegar no sono”

Aquela última olhadinha nas redes sociais pode atrapalhar o cérebro, que precisa “desconectar” e relaxar para que você pegue no sono. Estudos demonstram que o uso de aparelhos eletrônicos e celulares antes de adormecer estão associados a menos horas de sono e menos qualidade, também.(5)

A luminosidade da tela…

…estimula o cérebro, reduzindo a sonolência e dificultando nossa entrada no glorioso reino dos sonhos.

2 horas antes de dormir, separe um tempinho para relaxar longe das telas. É um desafio muito grande? Então, seja mais radical: nada de celular/tablet no quarto para evitar a tentação.

Mito nº 6: “Fazer exercícios físicos à noite afeta o sono”

Na verdade, um estudo recente mostra que se exercitar não compromete o repouso noturno. Pelo contrário: atividades físicas podem até melhorar a qualidade do sono.(6)

Mas, atenção aos horários…

…pois treinar pesado 1h antes de dormir pode, sim, deixar você tão alerta que vai ser difícil pegar no sono.

Se achar que isso se aplica a você, diminua um pouco a intensidade dos treinos para  manter seu plano de treinamento e sua rotina de corrida noturna.

Quer ter uma rotina de sono verdadeiramente saudável? Garanta que vai dormir as horas necessárias durante a semana. Antes de chegar a hora de deitar, tire um tempo para se desconectar do mundo virtual. Só assim você terá energia durante o dia para ser consistente na sua rotina de treino, alcançar suas metas e, claro, garantir hábitos saudáveis. Só tem energia quem recarrega as baterias!

***

RATE THIS ARTICLE NOW

adidas Runtastic Team

Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. View all posts by adidas Runtastic Team »