7 alimentos e bebidas para prevenir e aliviar a dor muscular

Decidiu praticar uma atividade física, mas não gosta de ficar com o corpo dolorido no dia seguinte? Então é importante fazer alongamento, aquecimento e, após o treino, deixar o corpo esfriar.

Adotar uma nutrição balanceada também é fundamental. Mas quais são os alimentos que ajudam a evitar a chamada “dor muscular de início tardio” – DMIT (ou DOMS, na sigla em inglês)?

7 alimentos e bebidas que ajudam a aliviar a dor muscular

1. Beterraba

Tomar 250ml de suco de beterraba logo após um treino intenso pode reduzir a dor muscular.(1) A beterraba é rica em antioxidantes e fitonutrientes. Que tal um smoothie de beterraba após o treino? Boa opção para favorecer a regeneração muscular!

2. Cafeína

Um café antes do treino pode ajudar a melhorar o desempenho! Mas será que a cafeína também é útil para evitar a dor muscular? Estudos indicam que os atletas que ingerem cafeína antes de treinar são menos propensos a apresentar dores musculares após o treino.(2)

3. Frutas vermelhas

Cereja, morango, cranberry, mirtilo, framboesa… beba 50ml de suco de frutas vermelhas (uma só ou um mix) antes e após treinar para aliviar a dor nos músculos. Graças aos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes deste tipo de fruta, os músculos se recuperarão mais rápido. A cereja ácida, também conhecida como ginja ou amarena, tem efeitos comprovados!(3)

4. Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias. Os efeitos do gingerol, o componente ativo responsável pela ardência, são semelhantes aos do ingrediente ativo contido na aspirina. Tente adquirir o hábito de comer gengibre — de preferência, todos os dias, mas principalmente nos dias em que for treinar, pois isso ajudará a reduzir a dor muscular pós-exercício.(4)

5. Suco de tomate

Os carotenoides no suco de tomate podem prevenir contra a dor muscular.(5) Antes do treino… tomate!

6. Peixe

Os ácidos graxos ômega-3 do peixe favorecem o crescimento e a recuperação dos músculos.(6)

É adepto ao veganismo?

Para evitar uma deficiência em ácidos graxos ômega-3, considere a possibilidade de fazer uma suplementação deste nutriente. Hoje em dia, é possível encontrar suplementos “plant-based” de ômega-3, derivados de algas. Converse com um médico ou nutricionista.

7. Chá Verde

Os compostos fitoquímicos contidos no chá verde (polifenóis) estimulam a circulação sanguínea, o que tem efeito positivo para a regeneração muscular.(7)

Concluindo:

Se for treinar pesado, experimente consumir estes 7 alimentos. Mas não esqueça de fazer uma pausa de um dia se os músculos estiverem muito doloridos. Ou, ao menos, treine um grupo muscular diferente, pois, para acelerar o ganho de massa muscular, os músculos precisam de tempo para se recuperarem!

Faça dessas escolhas alimentares um hábito e… força nos treinos! Se sentir diferença no quesito “dor muscular pós-treino”, conte nos comentários!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Vera Schwaiger

Vera é formada em medicina dietética e psicoterapia. Seu lema é aquela filosofia de Einstein: "Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio." Ver todos os artigos de Vera Schwaiger »