7 alimentos e bebidas para aliviar dores musculares

Decidiu começar a praticar uma atividade física ou variar nos treinos, mas não gosta de ficar com o corpo (muito) dolorido no dia seguinte? Então é importante fazer alongamento, aquecimento e, após o treino, deixar o corpo esfriar.
E pode parecer que alimentação não tem nada a ver com recuperação, mas… ledo engano: adotar uma nutrição balanceada também é fundamental! Sabia que há alimentos e bebidas que favorecem o desaparecimento ou a amenização das dores musculares após os treinos?
7 alimentos e bebidas para aliviar dores musculares
1. Beterraba
Tomar 250ml de suco de beterraba logo após um treino intenso pode reduzir a dor muscular.(1) A beterraba é rica em antioxidantes e fitonutrientes. Que tal uma vitamina de beterraba após o treino? Boa opção para favorecer a regeneração muscular!
Ingredientes para 1 porção:
- 75g de beterraba (pré-cozida)
- 1 maçã
- 1 pedaço médio de gengibre
- 150ml de suco de cenoura
Modo de preparo:
- Corte a beterraba e a maçã em pedaços
- Descasque o gengibre
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até o líquido ficar homogêneo.
2. Cafeína
Um café forte antes do treino pode ajudar a melhorar o desempenho! Mas será que a cafeína também é útil para evitar a dor muscular? Estudos indicam que os atletas que ingerem cafeína antes de treinar são menos propensos a apresentar dores musculares após o treino.(2)
3. Amarena
Tomar apenas 50ml de suco de amarena (também conhecida como “ginja” ou “cereja ácida”) antes e após o treino também ajuda a reduzir a dor muscular? Graças aos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes deste tipo de fruta, os músculos se recuperarão mais rápido!(3)
4. Gengibre
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias. Os efeitos do gingerol, o componente ativo responsável pela ardência, são semelhantes aos do ingrediente ativo contido na aspirina. Tente adquirir o hábito de comer pedacinhos de gengibre — de preferência, todos os dias, mas principalmente nos dias em que for treinar — pois isso ajudará a reduzir a dor muscular pós-exercício.(4)
5. Suco de tomate
Os carotenoides no suco de tomate podem prevenir contra a dor muscular.(5) Assim, antes do treino… tomate!
6. Peixe
Os ácidos graxos ômega-3 do peixe favorecem o crescimento e a recuperação dos músculos.(6)
Não come peixe?
Você não é muito fã de comer peixe ou adota uma alimentação é exclusivamente vegana? Para evitar uma deficiência em ácidos graxos ômega-3, considere a possibilidade de fazer uma suplementação deste nutriente. Hoje em dia, é possível encontrar suplementos “plant-based” de ômega-3, derivados de algas. Converse com profissionais da medicina e da nutrição.
7. Chá verde
Os compostos fitoquímicos contidos no chá verde (polifenóis) estimulam a circulação sanguínea, o que favorece a recuperação muscular. Por isso, chá verde (quente ou gelado) é uma ótima bebida para músculos doloridos.(7)
Lição para levar pra vida
Após um duro HIIT bem intenso ou uma corrida mais longa ou mais puxada, não é incomum sentir dores musculares. Use toda a ajuda natural que conseguir: inclua esses alimentos e bebidas em suas refeições e lanches para aliviar os músculos doloridos. Tente montar sua lista de compras para sempre ter estes alimentos em casa!
E, se estiver sentindo muita dor muscular, dê ao corpo um merecido dia de descanso total, praticando no máximo alguns exercícios de recuperação ativa. Ou, ao menos, treine um grupo muscular diferente. Os músculos precisam de tempo para se recuperar, pois é na recuperação que se desenvolvem (e não durante o exercício, como muita gente acredita).
Artigos que também podem ser do seu interesse:
- Músculos tensos? Solte a musculatura com massagem miofascial usando um foam roller
- Como saber que chegou a hora de fazer uma pausa nos treinos? 5 sinais de que o corpo está pedindo um dia de descanso
- Quer ganhar flexibilidade? Confira dicas sobre yoga (inclusive para iniciantes)
***