9 benefícios da caminhada: bons motivos para você ir a pé

Corrida é uma das primeiras coisas que vem na cabeça de quem pensa em fazer atividade física para emagrecer“Quero fazer alguma atividade física, mas odeio correr.” Já ouviu? 

Não é acaso. Também aqui, nas nossas histórias de sucesso, há muitos relatos sobre a influência positiva da corrida no processo de emagrecimento. Mas essa não é a única opção.

Simplesmente “caminhar” é uma ótima atividade para melhorar tanto a saúde física quanto mental. E se você ainda acha que “só caminhar” não gera resultados duradouros, repense!

A young woman walking in the woods

9 benefícios da caminhada:

1. Ajuda a desligar. Deixe seu estresse na rua!

Chegar do trabalho, pegar um saco de batata chips e se jogar no sofá pro resto do dia. Conhece a cena? É um dos métodos mais comuns para “desligar a mente”. Mas, guess what,  a caminhada desliga também!

Caminhando você consegue soltar (e deixar pelo caminho) todos os pensamentos estressantes, sentimentos negativos e esquecer as frustrações do momento enquanto exercita o corpo (com um mínimo esforço). É um ótimo método para relaxar ativamente. Se jogar no sofá depois de uma boa caminhada é melhor ainda!

2. Faz você se sentir (e parecer) mais jovem

Especialistas estão investigando como a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a longevidade e qualidade de vida. Sanjay Sharma, professor de doenças cardíacas hereditárias, em Cardiologia Esportiva, no hospital universitário de St George (St George’s University Hospitals NHS Foundation Trust) em Londres, afirma que “a prática de atividades físicas adiciona de três a sete anos à vida de uma pessoa. Fazer exercícios regularmente é um antidepressivo, melhora a função cognitiva e, comprovadamente, pode atrasar o começo de uma demência.”

3. Mantém os níveis dos hormônios do estresse lá em baixo 

Caminhar, ao contrário de correr e levantar pesos, não eleva os níveis de cortisol (o hormônio do estresse). A combinação “trabalhos pesados e rotinas estressantes + treinamentos cansativos” pode ser um contratempo no processo de emagrecimento. Não que você tenha que desistir daquele treino de força semanal ou da sua rotina de corrida, para otimizar a perda de peso, inclua algumas atividades um pouco mais redutoras de estresse, como caminhadas, no seu dia a dia. O seu corpo vai agradecer.

A young guy hiking in the mountains

4. Traz felicidade

Segundo um estudo feito na California State University, em Long Beach: quanto mais passos durante o dia = mais bom humor. Por quê? Caminhar libera endorfina no corpo (assim como acontece durante a prática de outras atividades físicas). A endorfina tem efeitos positivos no tratamento de angústia, ansiedade e depressão. Escolha feliz!

5. Requer pouca motivação

É só levantar e sair andando! Você nem precisa trocar de roupa ou sapatos (a não ser que você esteja de salto alto!). Atenção: se você pretende sair para fazer uma caminhada energética (power walk), é melhor vestir algo mais funcional e calçar tênis adequados.

Saia para caminhar durante o dia, ou ainda, implemente a prática de reunião dinâmica no trabalho, vocês podem se reunir e sair para passear, em vez de ficar sentados numa sala. Caminhar é ótimo para quem não tem tempo (ou vontade) de ir à academia de manhã: é só abrir a porta de casa e “tchau, sedentarismo!”.

6. Ajuda a emagrecer

Sim! Uma caminhada pode queimar de 200 até 400 calorias por hora dependendo do seu peso atual e nível de condicionamento físico.

A young lady going for a stroll

7. Melhora a qualidade do sono das mulheres na pós-menopausa

Problemas de sono são comuns na pós-menopausa. Segundo uma pesquisa do Fred Hutchinson Cancer Research Center, as mulheres que fazem caminhadas matinais (ou outras atividades físicas moderadas, como alongamento), por pelo menos 30 minutos regularmente, afirmam ter maior facilidade para adormecer.

8. É um ótimo momento para “multitarefar” 

Você pode telefonar (quem não tá “devendo umas ligações” diz aí!), ouvir o seu podcast favorito e ainda pegar um bronzeado (olá, vitamina D!) enquanto você simplesmente caminha.

A young man looking at his phone during a walk

9. Para o alto e avante!

Sua motivação tá lá em cima? Oba! Suba também: a ladeira, a esteira, as escadas. Além dos benefícios básicos da caminhada, o ganho de elevação ativa o core mais ainda e trabalha os músculos do bumbum e das coxas.

Você é já caminha e tem uma história de sucesso para contar? Oba! Queremos saber! Conte pra gente (use os comentários abaixo!) como caminhar faz bem para o seu corpo e sua vida.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »

Leave a Reply