Checklist de acessórios para provas de corrida de rua

Homem amarrando bem o tênis, acessório indispensável para a corrida de rua

Uma pessoa preparada vale por duas, e isso se aplica também à corrida de rua. Cruzar a linha de chegada (e, melhor ainda, quebrar seu recorde pessoal de tempo em provas!) pode depender 100% de uma boa preparação.

Mesmo que você ainda não tenha a próxima prova de corrida de rua marcada na agenda, confira desde já este checklist de acessórios de corrida. Vá se organizando para que a sua próxima prova de corrida de rua seja um sucesso!

Quando falamos em acessórios para corrida de rua, há uma regra de ouro que nunca pode ser esquecida: NUNCA corra provas de rua com tênis, roupas, acessórios, bebidas, lanches que você nunca tenha testado várias e várias vezes. Não há nada pior que correr com tênis novos que machucam, meias compradas há pouco tempo que formam bolhas ou um smartwatch sem bateria!

Assim, teste todos os acessórios que pretende usar em uma prova com calma e muita antecedência.

Pessoa se alongando antes de uma prova de corrida

Acessórios para corrida de rua:

Roupas para corrida de rua

Vista roupas confortáveis e testadas em longas distâncias: afinal, ninguém merece assaduras causadas por roupas durante uma prova. Veja alguns itens indispensáveis para o vestuário na corrida:

Shorts de corrida

  Top esportivo
Camisa de corrida





Camisa/blusa de manga/casaco e um par extra de meias para vestir depois da corrida. Ninguém merece ficar encharcado de suor.
adidas Running app no telefone (ou em um smartwatch compatível) para rastrear seu desempenho. Lembre de carregar bem a bateria!

Se prepare para sol, chuva, frio, vento… 

O que conta são as camadas – se estiver frio, opte por camadas extras removíveis sentir calor. Afinal, ninguém merece passar frio na prova! Dependendo do local da prova, durante os treinos, veja quantas camadas de roupa são necessários. Há quem seja mais calorento na hora de correr, enquanto outros sentem mais frio. Entretanto, nas provas, é comum correr com mais vigor que o normal, então cuidado para não errar nas roupas e acabar com calor excessivo.

Ainda não sabe se leva casaco ou não? Se vista para a prova e saia ao ar livre. Se estiver sentindo só um friozinho leve, vá assim, pois seu corpo gerará o restante do calor necessário após a largada.

Caso esteja competindo em provas fora da sua cidade, leve em conta o clima da cidade de destino e também a geografia do percurso se estiver correndo em trilhas, por exemplo. O topo das montanhas pode ser bem mais frio que os vales. Também faz frio nas descidas, ok? Se o percurso envolver este tipo de desafio, traga consigo um casaquinho leve, fácil de tirar e recolocar quando necessário.

Acessórios de corrida








Homem chegando equipado para uma prova de corrida

Equipamento de corrida

Fones de ouvido fitness que se encaixem perfeitamente nas orelhas e não fiquem ameaçando cair. Aproveite a música para se motivar: crie uma playlist para a sua prova, mas não coloque todas as suas músicas favoritas no início. Faça um bom mix para ganhar um gás motivacional exatamente quando a prova fica difícil e o cansaço bate.
Lanches energéticos ou carbo gel, além de bebidas esportivas, são boas opções para dar energia durante a prova. É importante você levar alimentos que já tenha testado com sucesso durante os treinos (para evitar dor de estômago em plena prova, imagina!)
caso a prova comece super cedo pela manhã ou à noite, quando a pista já está escura.
Bastões de trekking
e faixas refletoras nas roupas para melhor visibilidade em qualquer hora do dia.
Smartphone para rastrear sua atividades fitness e ouvir a playlist do poder!
MP3 caso você não corra com seu telefone.
Braçadeira esportiva para o seu smartphone ou MP3 player e suas chaves.

Band-aids para proteger os mamilos contra o atrito da camisa.
Vaselina para passar nas coxas, axilas e glúteos para evitar atrito e, assim, assaduras.

Equipamento pós-corrida





Com base nessas dicas, monte o seu checklist da forma que fizer sentido para você, e vá pensando nele e ticando itens com antecedência. Nada de deixar tudo pra noite anterior à prova! Se você já deixar tudo organizado e separado, poderá se desligar mentalmente disso e se concentrar na preparação psicológica para a prova, focando no corpo e na mente.

Acredite: com os acessórios de corrida certos, o estresse causado por imprevistos diminui, e a prova fica bem mais divertida!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »