Açúcar oculto ᐅ Confira 7 alimentos cheios de açúcar escondido

80% dos alimentos industrializados contêm açúcar disfarçado, o que dificulta bastante evitar essa substância.

O açúcar vem sendo usado como ingrediente básico durante séculos como forma de aprimorar sabores em vários alimentos. Esperaríamos que fossem os sabores de bolos, biscoitos e afins. Mas alguns alimentos contêm altos níveis de açúcar adicionado, um recurso que a indústria alimentícia vem usando há décadas para deixar os alimentos mais saborosos, nos viciar e nos fazer comprar cada vez mais.

Existe até um conceito denominado “ponto de êxtase”: trata-se da quantidade perfeita de açúcar adicionado, que eleva a doçura de um produto até o ponto ideal (não doce demais, mas doce o bastante para fazer você querer sempre comprar novamente).

O açúcar é viciante justamente porque controla os centros de recompensa e de prazer do cérebro. É dificílimo abrir mão da doce felicidade, não? Mas, se você tiver tomado a difícil e saudável decisão de deixar de consumir açúcar, veja se os alimentos industrializados que anda comprando no mercado não estão cheios de açúcar disfarçado.

7 alimentos que contêm açúcar: 

1. Molhos e condimentos

Potes contendo molhos

Sabia que até mesmo os molhos e condimentos salgados podem conter muito açúcar, principalmente molhos de tomate? Tanto que algumas empresas recomendam o consumo de seus produtos apenas 1x por semana!

A mesma coisa vale para o ketchup, molho barbecue, molhos de salada e vários outros molhos e condimentos. Olho vivo!

2. Produtos “naturais” enlatados

Grão-de-bico enlatado

Leia bem a lista de ingredientes dos produtos “naturais” enlatados que costuma comprar. Você vai se surpreender com o fato de que vários deles contêm açúcar adicionado, como ervilhas, tomate, milho ou feijões.

O açúcar é usado para dar mais sabor e prolongar a validade dos produtos. Não basta a lata dizer que são produtos orgânicos: se tem açúcar, não é saudável!

3. Alimentos “Diet”

Barras de cereal

Barrinhas de cereais aparentemente saudáveis podem nos enganar pela aparência e por elementos chamativos nas embalagens, mas também podem ser cheias de açúcar oculto. Quando falamos em alimentos sem gordura ou “diet”, a ideia que vem é de algo saudável, mas aí vai um segredo: normalmente, quando algo é retirado, outra coisa é adicionada. Lendo a lista de ingredientes, pode apostar que o açúcar vai estar lá sob algum de seus “codinomes”.

Ingredientes que indicam a presença de açúcar oculto:

  • Sacarose
  • Desxtrose
  • Glicose
  • Lactose
  • Rafinose
  • Maltose
  • Maltodextrina
  • Xarope de glicose
  • Xarope de milho rico em frutose
  • Calda de caramelo
  • Xarope de milho

4. cereais matinais

Pote contendo cereal matinal e frutas vermelhas

Muitos cereais (como flocos de milho) são riquíssimos em açúcar oculto. Se a cor for bem vívida e o sabor for doce, então CLARO que é um alimento que contém açúcar. Alguns cereais de café da manhã parecem muito saudáveis, mas contêm mais açúcar que uma fatia de bolo!

Antes de comprar ou de ingerir, leia os ingredientes. Não queremos picos de glicose, certo? Em vez disso, experimente estas 5 receitas deliciosas para o café da manhã que energizam!

5. Arroz de sushi

Bandeja com sushis

Muita gente encara o sushi como se fosse uma escolha saudável, mas a verdade é que contém muito açúcar. Para fazer arroz de sushi, o açúcar é um dos ingredientes da receita. Então, apesar de não ser um açúcar exatamente oculto, muita gente acaba não o levando em conta.

6. Pão

Pão cortado em fatias

Muitos pães, em especial pães brancos, levam açúcar adicionado na receita. O pão integral processado, supostamente mais saudável, também pode conter bastante açúcar adicionado e, no fim, fazer mais mal para a saúde que o pão branco. A quantidade pode variar, mas pense em algo na casa de 4g de açúcar para cada 100g de pão.

Alternativa: faça seu próprio pão integral ou tente achar uma padaria artesanal perto da sua residência ou local de trabalho.

7. Frutas secas e vitaminas

Damascos secos em um pote

As frutas contêm o açúcar natural, chamado frutose. Quando a fruta passa pelo processo de ressecamento, o açúcar fica concentrado. Assim, frutas secas são fonte de açúcar altamente concentrado quando você as ingere como lanche.

Vitaminas batidas no liquidificador também costumam ser consideradas saudáveis, mas podem ser verdadeiras bombas de açúcar, especialmente as compradas prontas. Quem garante que não foi adicionado açúcar no preparo? As vitaminas ou smoothies de fruta contêm muita frutose e, por serem batidas, as fibras acabam sendo pulverizadas e não podem agir como barreira e reduzir a velocidade da absorção do açúcar.

Dica para fazer smoothies:

Quando for bater uma vitamina, tente respeitar a seguinte proporção: ⅔ de verduras/legumes e ⅓ de frutas.

Vamos a alguns números para memorizar e lembrar quando for ler rótulos:

  • 1 g de açúcar = 4 calorias
  • 4 g de açúcar = 1 colher de chá

Lembre-se: o equilíbrio é a chave para tudo na vida! A ideia não é exatamente cortar alimentos da sua dieta, mas sim ter consciência sobre o açúcar oculto contido em muitos alimentos aparentemente inofensivos e… apreciá-los com moderação!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team

Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »