Como se alimentar bem para praticar treinos HIIT?

Atletas mundo afora consideram o método HIIT como a melhor estratégia para entrar em forma e perder peso. Os intervalos de alta intensidade elevam o metabolismo e estimulam a queima de gordura. Mas, para obter bons resultados, é essencial apostar em uma alimentação equilibrada e saudável. Quer saber como se alimentar antes e após um treino HIIT? Confira!

O que é um treino HIIT?

O nome já diz tudo: O “High-Intensity Interval Training” (treinamento intervalado de alta intensidade) alterna fases de exercício intenso com curtos períodos de recuperação. Suar muito é garantido! Atletas mundo afora consideram esta modalidade de treinamento anaeróbico a mais eficaz para melhorar a resistência.

Benefícios dos treinos HIIT

Os treinos HIIT oferecem incontáveis vantagens. São ótimos para a saúde cardiovascular, para queimar calorias e melhorar até seu desempenho em outros esportes! Tem um artigo inteirinho dedicado a isso: os 6 principais benefícios de um treino HIIT.

Os treinos HIIT oferecem incontáveis vantagens. São ótimos para a saúde cardiovascular, para queimar calorias e melhorar até seu desempenho em outros esportes! Nosso blog tem um artigo inteirinho dedicado a isso: os 6 principais benefícios de um treino HIIT. Acesse e confira detalhes sobre como os treinos HIIT podem revolucionar sua vida fitness.

O que comer antes e após um treino HIIT?

Primeiro, o que comer antes de um treino HIIT? 

Você curte treinar em jejum pela manhã?  O método HIIT é uma das melhores estratégias para queimar calorias e reduzir o teor de gordura corporal.(1) A verdade é que tudo varia de pessoa pra pessoa: se você é do tipo que “não faz questão do café da manhã” e se sente bem, sem fraqueza nem indisposição, claro que você pode treinar antes do café da manhã! Mas há uma questão a ser considerada aí, pois o corpo precisa de carboidratos para conseguir levar o treino adiante. São os carboidratos que fornecem a energia necessária para dar aquele gás extra que todo treino HIIT exige. Assim, se você não comer nada antes de se exercitar, é provável que o desempenho e a resistência fiquem comprometidos.(2)

Dica “de milhões”: aposte em um lanche rico em carboidratos algumas horas antes de fazer um treino HIIT! Exemplos: 

  • Banana e um punhado de castanhas 
  • Aveia com leite de amêndoas, frutas vermelhas e castanhas
  • Barra de granola
  • Torrada com manteiga de amendoim pura ou com fatias de abacate
  • Vitamina (com ingredientes contendo carboidrato)

Cuide bastante da hidratação!

Sempre que for treinar, a garrafinha de água não pode faltar. Se possível, escolha uma boa garrafa apropriada para a prática de exercícios físicos e de uso prolongado — afinal, cada garrafinha plástica a menos é um ganho para toda a humanidade. E não se engane: um treino HIIT bem feito dá sede. 100% garantido.

Água é tudo na vida: além de corresponder a no mínimo 50% da sua composição corporal, não é necessariamente preciso consumir bebidas esportivas para se hidratar de forma eficaz.

Sabia que…tomar um café forte antes de um treino pode alavancar seu desempenho?(3) Um “espresso” (sem leite ou açúcar), ou até um bom cafezinho brasileiro coado forte, proporciona um valioso “gás extra” de forma totalmente natural.

E como se alimentar após um treino HIIT? 

Depois de um treino puxado como o HIIT, o foco recai 100% sobre a recuperação corporal. Assim, coma algo até 1h após o fim do treino para favorecer o reparo dos tecidos musculares danificados naturalmente durante a atividade física intensa, além de reabastecer o estoque de glicogênio no corpo.(4) Por isso, após um treino HIIT, a indicação é apostar em proteínas combinadas a carboidratos. Novamente, algumas sugestões:

  • Omelete vegetariano e uma fatia de pão integral 
  • Vitamina proteica (contendo carboidratos!)
  • Iogurte grego com frutas vermelhas 
  • Frango grelhado (ou tofu) com batata-doce assada

Lição para levar pra vida

As vantagens proporcionadas pelos treinos HIIT são consideráveis, diversificadas e preciosas para o corpo inteiro. IN-TEI-RO!

Entretanto, para tirar o máximo proveito do seu treino, forneça ao corpo a energia necessária para realmente explorar seus limites. Afinal, seu corpo é seu melhor “aparelho” fitness e, como toda máquina, precisa de boa manutenção! Assim, alimentar-se de forma adequada ajuda a obter melhor desempenho durante o treino HIIT e favorece a recuperação muscular no pós-treino.

Alimentação é combustível: tente sempre ter em casa os alimentos certos para poder cuidar bem do corpo e conseguir treinar bem!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner »