Alimentação saudável: a verdade sobre 3 grandes polêmicas do café da manhã

A man preparing a green smoothie in the kitchen

Será que um café da manhã com alto teor proteico garante a saciedade por mais tempo? Se você quer perder peso, será que deve tomar café da manhã? Beber café em excesso desidrata?

Vamos descobrir a verdade sobre as três maiores polêmicas associadas ao café da manhã.

Torrada com abacate, ovos e temperos

Polêmica n.º 1: “Um café da manhã com alto teor proteico garante a saciedade por mais tempo”

As proteínas estão entre os três principais micronutrientes que precisamos para viver e, assim, desempenham um papel fundamental em nossa dieta. Mas será que alimentos com alto teor proteico são uma forma saudável de ter saciedade? A resposta é “sim”. Um café da manhã rico em proteínas eleva a sensação de saciedade. As proteínas, aparentemente, elevam o nível da leptina no sangue, o que inibe o apetite.

Mas, atenção: seu café da manhã não deve conter apenas ingredientes altamente proteicos! A ideia é alcançar um equilíbrio saudável: alimentos ricos em fibra também são importantes. Confira aqui no blog cinco dicas de café da manhã para começar o dia no gás total.

Polêmica n.º 2: “Se você quer perder peso, não pule o café da manhã”

Tomar café da manhã ajuda na perda de peso? Há argumentos para o “sim” e para o “não”. Por um lado, uma refeição matinal parece acelerar o metabolismo. Por outro lado, o jejum intermitente está aí para comprovar que é possível perder peso sem tomar café da manhã. No fim das contas, o que mais importa para a perda de peso é a quantidade de calorias consumidas. Quem queima mais calorias do que consome, perde peso – simples assim.

Mulher sentada sobre o tapete comendo tijela de frutas com granola

Polêmica n.º 3: “Beber café em excesso desidrata”

Vivem dizendo por aí que café desidrata, mas… amantes do café, podem ficar tranquilos: o café não vai fazer seu corpo secar! O máximo que uma dose elevada de cafeína causa é uma elevação na micção. Além disso, quem já está acostumado a beber muito café não é tão afetado. Assim, não há porque abrir mão do café preto no início do seu dia. Mas, claro, é sempre uma boa ideia beber um copo d’água para cada xícara de café consumida.

Dica extra: cinco hábitos a serem evitados no café da manhã.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Julia, a dietista, é apaixonada por culinária e crê decididamente que o segredo de uma vida saudável está na combinação alimentação equilibrada + prática regular de atividades físicas. Ver todos os artigos de Julia Denner »

Leave a Reply