Proteção natural contra o sol: 3 vitaminas para aumentar o FPS da pele

Watermelon

Eis que, de repente, sua pele está vermelha, dura e quente. “Mas eu nem fiquei tanto tempo no sol!” – é o que diz a maioria das pessoas ao se queimarem.

E mesmo que pareça só  uma “queimadinha de leve”, sua pele não esquece nem perdoa. Assim, para reduzir o risco de câncer de pele, use sempre um bom protetor solar, com fator de proteção solar apropriado para você.

Mas, além de usar o protetor solar, sabia que você pode ajudar a proteger sua pele contra os raios UV com a ajuda de alguns alimentos?

Alerta!

Uma dieta balanceada nunca substitui o protetor solar, ok? Se proteger contra o sol é coisa séria. Use sempre produtos apropriados para seu tipo de pele.

A young lady is reading a book while lying in the sun.

3 vitaminas que podem aumentar o FPS natural da sua pele

1. Vitamina A

Esta vitamina deixa sua pele macia, com uma cor saudável, e pode proteger contra queimaduras solares. Somente produtos de origem animal oferecem vitamina A, tais como ovos, queijo, manteiga e atum.

Alimentos como cenouras, espinafre e brócolis, entretanto, contêm caroteno, que o corpo transforma em vitamina A. Como o caroteno e a vitamina A são lipossolúveis, é recomendado ingeri-los junto com alguma gordura para auxiliar na absorção (ex: adicionar gotas de óleo vegetal em um suco de cenoura).

Spinach

2. Vitamina C

Além de fortalecer o sistema imunológico, esta vitamina também ajuda na autoproteção solar da pele. Valiosíssima, a vitamina C tem efeitos antioxidantes e é encontrada em limões, laranjas, grapefruit, morangos, acerola, espinheiro marítimo, pimentas, batatas e erva-doce.(1, 2, 3)

Fruit cutting

3. Vitamina E

Esta vitamina fortalece o sistema imunológico e é antioxidante. Ela age como um escudo contra os radicais livres que são formados na pele pela ação da luz UV. Tais radicais livres aceleram o processo de envelhecimento e podem causar doenças.

A vitamina E, se consumida com regularidade, pode ajudar no combate aos danos à pele causados pela exposição frequente ao sol. Onde encontrá-la? Em alimentos como óleo de girassol e abacate, castanhas (nozes e amêndoas) e produtos integrais.

Avocado toast

Mais alimentos que ajudam na proteção UV:

  • Melancia, mamão e tomate:
    Contêm licopeno, que dá a estas frutas sua característica cor forte. Este composto químico é um poderoso antioxidante, e protege sua pele de dentro para fora. (4)
  • Peixe (especialmente salmão selvagem):
    Contêm ácidos graxos do tipo ômega 3, que bloqueiam a liberação de enzimas induzidas pela radiação UV.

Em resumo: consuma estes alimentos para encher o seu corpo dessas vitaminas (de preferência, antes do verão começar), assim você prepara o seu organismo para capturar melhor os radicais livres formados pelo sol.

É uma boa forma de proteger sua pele contra os danos causados pela frequente exposição à radiação solar. Além disso, antioxidantes ajudam e até aceleram o processo de regeneração da pele.

E lembre-se: estes métodos de proteção natural para pele são apenas um auxílio aos protetores solares de boa qualidade. Use sempre protetor solar, roupas que protegem contra a radiação UV e cubra a cabeça.

 ***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »