Proteção natural contra o sol: 3 vitaminas para aumentar o FPS da pele

Eis que, de repente, sua pele está vermelha, dura e quente. “Mas eu nem fiquei tanto tempo no sol!” – é o que diz a maioria das pessoas ao se queimarem.
E mesmo que pareça só uma “queimadinha de leve”, sua pele não esquece nem perdoa. Assim, para reduzir o risco de câncer de pele, use sempre um bom protetor solar, com fator de proteção solar apropriado para você.
Mas, além de usar o protetor solar, sabia que você pode ajudar a proteger sua pele contra os raios UV com a ajuda de alguns alimentos?
Alerta!
Uma dieta balanceada nunca substitui o protetor solar, ok? Se proteger contra o sol é coisa séria. Use sempre produtos apropriados para seu tipo de pele.
3 vitaminas que podem aumentar o FPS natural da sua pele
1. Vitamina A
Esta vitamina deixa sua pele macia, com uma cor saudável, e pode proteger contra queimaduras solares. Somente produtos de origem animal oferecem vitamina A, tais como ovos, queijo, manteiga e atum.
Alimentos como cenoura, espinafre e brócolis, entretanto, contêm caroteno, que o corpo transforma em vitamina A. Como o caroteno e a vitamina A são lipossolúveis, é recomendado ingeri-los junto com alguma gordura para auxiliar na absorção (ex: adicionar gotas de óleo vegetal em um suco de cenoura).
2. Vitamina C
Além de fortalecer o sistema imunológico, esta vitamina também ajuda na autoproteção solar da pele. Valiosíssima, a vitamina C tem efeitos antioxidantes e é encontrada em alimentos como limão, laranja, grapefruit, morango, acerola, espinheiro marítimo, pimenta, batata e erva-doce.(1, 2, 3)
3. Vitamina E
Esta vitamina fortalece o sistema imunológico e é antioxidante. Ela age como um escudo contra os radicais livres que são formados na pele por efeito da radiação UV. Esses radicais livres aceleram o processo de envelhecimento e podem causar doenças.
A vitamina E, se consumida com regularidade, pode ajudar no combate aos danos à pele causados pela exposição frequente ao sol. Onde encontrá-la? Em alimentos como óleo de girassol e abacate, castanhas (nozes e amêndoas) e produtos integrais.
Mais alimentos que ajudam na proteção UV:
- Melancia, mamão e tomate:
Contêm licopeno, um composto químico que dá a estas frutas sua característica cor forte, além de ser um poderoso antioxidante e proteger a pele de dentro para fora.(4) - Peixe (especialmente salmão selvagem):
Contêm ácidos graxos do tipo ômega 3, que bloqueiam a liberação de enzimas induzidas pela radiação UV.
Em resumo: consuma estes alimentos para abastecer o corpo com essas vitaminas (de preferência, antes do verão começar) e prepare o seu organismo para capturar melhor os radicais livres formados pelo sol. Além disso, os antioxidantes ajudam e até aceleram o processo de regeneração da pele.
E lembre-se: estes métodos de proteção natural para pele são apenas um auxílio aos protetores solares de boa qualidade. Use sempre protetor solar, roupas que protegem contra a radiação UV e cubra a cabeça.
***