12 alimentos que fazem bem ao coração

Você sabia que pessoas com pressão arterial alta ou aterosclerose (acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias) raramente apresentam sintomas? Pois é, elas podem viver por um longo tempo sem perceber que a saúde cardiovascular não está 100% bem. Então, quando de repente, sentem uma dor aguda no peito, e o diagnóstico médico indica um problema com o coração, ou com o nível de colesterol, elas fazem uma mudança brusca no estilo de vida.

No entanto, apenas mudar o estilo de vida, sem o acompanhamento de medicamentos, geralmente não bastará para recuperar-se. Se tivessem começado a prestar atenção à saúde cardiovascular mais cedo…

Cultivar hábitos saudáveis suficientemente cedo pode fazer bem ao coração a longo prazo. Comece agora a incluir os alimentos que fazem bem para o coração nas suas refeições. A seguir, uma lista com os 12 principais alimentos amigos do coração.

Quais alimentos fazem bem ao coração?

1. Peixes ricos em ômega-3

A sardinha, o atum e o salmão são exemplos de peixes ricos em ômega-3: uma gordura boa, com imensos benefícios para o sistema cardiovascular. Ela ajuda a regular os níveis de colesterol, prevenindo a aterosclerose.(1) 

2. Couve

Couve (e outros vegetais de folhas verdes, como espinafre) tem muitas vitaminas e minerais. Uma delas é a vitamina K, importante para a saúde do coração.(2) Uma meta-análise de 8 estudos mostrou que consumir vegetais de folhas verdes regularmente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em quase 16%.(3

3. Tomate

O tomate produz um poderoso antioxidante chamado licopeno. Ele melhora a circulação, reduzindo inflamações no organismo humano. Antioxidantes são super eficientes em diminuir o colesterol LDL, associado ao maior risco de doenças cardiovasculares. 

4. Abacate

Comer abacate regularmente pode ser bom para aumentar o colesterol bom e reduzir o ruim,(5) devido à abundância de gordura monoinsaturada que ele contém.

5. Leguminosas

Pensa num alimento super saudável? Leguminosas são superalimentos capazes de regular o açúcar no sangue, auxiliar no processo digestivo e fazer bem para o coração. Lentilha, feijão e grão-de-bico regulam a pressão arterial e o colesterol, além de ajudarem a diminuir inflamações.(6) Tente incluir leguminosas nas suas refeições pelo menos quatro vezes na semana.

6. Frutas vermelhas

Morango, acerola, goiaba, amora, melancia, ameixa, framboesa e goji berry são frutas ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. São consideradas alguns dos alimentos mais saudáveis para o coração: atuam como vasodilatadores, evitam doenças inflamatórias e ajudam, assim, na prevenção de problemas como infarto e AVC.(7)

7. Alimentos integrais

A fibra é um componente importante da dieta saudável para o coração. Produtos integrais são ricos em fibra: diminuem o colesterol ruim, ajudando a eliminar um dos fatores de riscos para doenças cardíacas. (8) Tente incluir alimentos integrais (arroz integral, quinoa, aveia, massas ou pães integrais) nas suas refeições diariamente.

8. Nozes

As nozes são uma excelente fonte de micronutrientes saudáveis para o coração e para o cérebro.(9) Há uma variedade de nozes por aí: avelãs, amêndoas e cajus, e todas têm um efeito protetor. Coma um punhado de nozes todos os dias e contribua assim para a saúde do seu coração.

9. Sementes

Assim como as nozes, existem vários tipos de sementes ótimas para o coração: linhaça, sementes de chia, sementes de abóbora, sementes de girassol e sementes de cânhamo. Com alto teor de antioxidantes, essas sementes melhoram a circulação e reduzem a pressão arterial e o colesterol.(10)

10. Azeite de oliva extra virgem

O azeite extra virgem é um elemento essencial das refeições mediterrâneas. Ele é considerado um dos alimentos mais saudáveis, e com razão: o azeite de oliva é rico em gorduras boas e antioxidantes que aumentam o colesterol bom e reduzem o colesterol ruim, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.(11)

Importante!

O azeite de oliva não deve ser aquecido, ou seja, não deve ser usado para refogar ou fritar. Em vez disso, salpique-o sobre tomates com queijo tipo mozzarela e manjericão, ou na sua salada preferida.

11. Alho 

O alho, usado como alimento curativo há muitos séculos, pode proteger o coração diminuindo o colesterol e a pressão arterial devido a um componente chamado alicina. Além disso, o alho tem resultados positivos no tratamento de aterosclerose.(12)

12. Chocolate amargo

É real: chocolate com pelo menos 10% de cacau pode proteger o seu coração! Chocolate amargo pode, sim, reduzir o risco de entupimento das artérias.(13) Mas, não exagere! Coma aproximadamente umas 15g, pois deve-se considerar a grande quantidade de gordura e açúcar presentes neste delicioso alimento. 

Resumo

Uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde cardiovascular é alimentar-se com refeições balanceadas, carregadas com uma grande variedade de alimentos saudáveis. O seu coração ficará mais forte se você levar um estilo de vida fisicamente ativo e limitar o consumo de álcool, gorduras animais e sal, e deixar de fumar. 

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »