7 alimentos que trazem felicidade

Enquanto o hemisfério sul comemora a chegada do verão, o hemisfério norte se prepara para enfrentar os contratempos do inverno. A melancolia de inverno, ou winter blues em inglês, é caracterizada pelo desânimo que algumas pessoas sentem nessa época do ano. Ela é uma consequência da escassez de luz típica dos dias invernais. Pois é, a escuridão afeta o humor. Mas… você sabia que, independente do motivo da tristeza, existem alimentos capazes de levantar o astral? Vamos lá!
Por que dias frios causam tristeza?
Por uma questão geográfica, os dias invernais são mais curtos (escuros!) do que os dias de verão. A menor incidência de luz característica dos dias frios restringe a produção de serotonina e estimula a produção de melatonina no organismo humano. Em outras palavras, o corpo reage produzindo menos hormônios da felicidade e mais hormônios reguladores do sono. Resultado: cansaço, sono, desânimo.
Comidas que alegram
Boa notícia: é possível aumentar produção de serotonina comendo! Pesquisas confirmam, o mau-humor está diretamente relacionado a baixos níveis de serotonina no sangue.(1) E assim, os alimentos que estimulam a produção de serotonina podem (e devem!) ser usados como antidepressivos naturais.
7 alimentos para levantar o astral:
Nozes
Inclua nozes nos lanches entre uma refeição e outra. Elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial (que o organismo não consegue produzir) importante para a sintetização de serotonina e melatonina no corpo.
Ovos
Eles são grandes fornecedores de vitamina D, a vitamina que é produzida no corpo através da exposição da pele à luz solar. Sintomas como cansaço e falta de energia, por exemplo, são típicos da deficiência dessa vitamina no corpo. Por isso é especialmente importante pensar na ingestão de vitamina D durante os meses de inverno. Muitas pessoas que enfrentam invernos rigorosos precisam inserir suplementos vitamínicos no cardápio para compensar a baixa produção.
Arenque
Esses peixinhos gordurosos estão cheios de ômega 3, um ácido graxo que protege os neurônios. A ingestão de ômega 3 impulsiona a sensação de bem-estar. Uma meta-análise de 26 estudos publicada em agosto de 2019(2) confirmou que o ômega 3 pode aliviar alguns dos sintomas de depressão (cansaço, falta de energia, irritabilidade, insônia e falta de apetite).
Ah! Arenques também são ricos em vitamina D.
Bom saber:
Nozes, linhaça e óleos vegetais também são fontes de ômega 3.
Frutas secas
Frutas secas, como tâmara e figo, por exemplo, também têm o superpoder de melhorar o humor. Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio. Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas.(3)
Soja
A soja não é apenas uma fonte valiosa de proteína vegana, ela também é cheia de triptofano. Além de fazer mais feliz, o edamame é um alimento super nutritivo e gostoso: ideal para ser consumido no pós-treino.
Chocolate
Quem nunca? A culpa é do triptofano outra vez! Chocolate amargo também tem esse aminoácido e é por causa dele que faz feliz. Mas não exagere! Chocolate (mesmo amargo) contém muito açúcar e gordura, deve ser consumido com moderação. Veja aqui os 5 coisas importantes sobre o chocolate que, provavelmente, você ainda não sabe. 😀
Pimenta chili
Temperos como pimenta chilli, paprika ou temperos picantes em geral, ajudam a combater a tristeza. Responsável por isso é a capsaicina, o componente ativo das pimentas chilli que produz a sensação de queimadura. A irritação provocada pela ingestão de comida apimentada libera endorfina, uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo próprio corpo. É o efeito analgésico da morfina que contribui para a sensação de bem-estar.
A pimenta chilli também aquece o corpo de dentro para fora. O tempero perfeito para combater o frio.
Dica:
Quando o frio chegar, experimente estas receitas feitas com alimentos que aquecem o corpo.
***