7 alimentos que trazem felicidade

Enquanto o hemisfério sul comemora a chegada do verão, o hemisfério norte se prepara para enfrentar os contratempos do inverno. A melancolia de inverno, ou winter blues em inglês, é caracterizada pelo desânimo que algumas pessoas sentem nessa época do ano. Ela é uma consequência da escassez de luz típica dos dias invernais. Pois é, a escuridão afeta o humor. Mas… você sabia que,  independente do motivo da tristeza, existem alimentos capazes de levantar o astral? Vamos lá!

Por que dias frios causam tristeza? 

Por uma questão geográfica, os dias invernais são mais curtos (escuros!) do que os dias de verão. A menor incidência de luz característica dos dias frios restringe a produção de serotonina e estimula a produção de melatonina no organismo humano. Em outras palavras, o corpo reage produzindo menos hormônios da felicidade e mais hormônios reguladores do sono. Resultado: cansaço, sono, desânimo.

Woman sleeping

Comidas que alregram

Boa notícia: é possível aumentar produção de serotonina comendo! Pesquisas confirmam, o mau-humor está diretamente relacionado a baixos níveis de serotonina no sangue.(1) E assim, os alimentos que estimulam a produção de serotonina podem (e devem!) ser usados como antidepressivos naturais. 

7 alimentos para levantar o astral:

Nozes

Inclua nozes nos lanches entre uma refeição e outra. Elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial (que o organismo não consegue produzir) importante para a sintetização de serotonina e melatonina no corpo.

A bowl of nuts

Ovos

Eles são grandes fornecedores de vitamina D, a vitamina que é produzida no corpo através da exposição da pele à luz solar. Sintomas como cansaço e falta de energia, por exemplo, são típicos da deficiência dessa vitamina no corpo. Por isso é especialmente importante pensar na ingestão de vitamina D durante os meses de inverno. Muitas pessoas que enfrentam invernos rigorosos precisam inserir suplementos vitamínicos  no cardápio para compensar a baixa produção.

Eggs contain a lot of vitamin d

Arenque

Esses peixinhos gordurosos estão cheios de ômega 3, um ácido graxo que protege os neurônios. A ingestão de ômega 3 impulsiona a sensação de bem-estar. Uma meta-análise de 26 estudos publicada em agosto de 2019(2confirmou que o ômega 3 pode aliviar alguns dos sintomas de depressão (cansaço, falta de energia, irritabilidade, insônia e falta de apetite). 

Ah! Arenques também são ricos em vitamina D.

Bom saber:

Nozes, linhaça e óleos vegetais também são fontes de ômega 3.

Herring is rich in omega 3 fatty acids

Frutas secas

Frutas secas, como tâmara e figo, por exemplo, também têm o superpoder de melhorar o humor. Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio. Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas.(3)

Dried fruits like dates and dried figs are a delicious way to improve your mood.

Soja

A soja não é apenas uma fonte valiosa de proteína vegana, ela também é cheia de triptofano. Além de fazer mais feliz, o edamame é um alimento super nutritivo e gostoso: ideal para ser consumido no pós-treino.

A bowl of edamame

Chocolate

Quem nunca? A culpa é do triptofano outra vez! Chocolate amargo também tem esse aminoácido e é por causa dele que faz feliz. Mas não exagere! Chocolate (mesmo amargo) contém muito açúcar e gordura, deve ser consumido com moderação. Veja aqui os 5 coisas importantes sobre o chocolate que, provavelmente, você ainda não sabe.  😀 

The tryptophan in dark chocolate can indeed make you happy

Pimenta chili

Temperos como pimenta chilli, paprika ou temperos picantes em geral, ajudam a combater a tristeza. Responsável por isso é a capsaicina, o componente ativo das pimentas chilli que produz a sensação de queimadura. A irritação provocada pela ingestão de comida apimentada libera endorfina, uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo próprio corpo. É o efeito analgésico da morfina que contribui para a sensação de bem-estar.

 Hot ingredients like chili, jalapeño, or other hot peppers can work wonders on a bad mood.

A pimenta chilli também aquece o corpo de dentro para fora. O tempero perfeito para combater o frio. 

Dica:

Quando o frio chegar, experimente estas receitas feitas com alimentos que aquecem o corpo.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Julia é dietista e apaixonada por culinária. Para ela, o segredo de uma vida saudável está na combinação alimentação equilibrada + prática regular de atividades físicas. Ver todos os artigos de Julia Denner »

Leave a Reply