Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é sempre ideal? Veja alternativas.

O desafio dos 30 dias de agachamento promete transformar as suas coxas e bumbum.
Nunca ouviu falar?
Divulgado por influenciadores digitais (influencers) e páginas da internet, “30 dias de agachamento” é um desafio de fitness, no qual você deve fazer séries de 200-300 agachamentos por dia, 5 vezes por semana.
Vale a pena fazer o desafio dos 30 dias de agachamento? Ele funciona?
Bom, vamos colocar da seguinte maneira: seja qual for o exercício, se você sair do 0 e passar a fazer, vamos dizer, 30 repetições por dia, durante um mês, sim, você vai obter algum resultado.
Partir do “100% sedentário” para “treinar todos os dias” é, de fato, uma grande mudança no nível de atividade física de uma pessoa. Mas, qual é o seu objetivo de fitness? Será que completar um desafio deste tipo é a forma mais eficiente para você chegar lá?
Conheça aqui algumas alternativas, dependendo do seu objetivo, elas podem funcionar muito melhor do que o desafio dos 30 dias de agachamento:
Você quer ser mais fit
Procurando um desafio básico para melhorar o seu nível de atividade física? Se você está completamente fora de forma, veja algumas informações essenciais sobre começar a treinar.
Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?
- Agachamentos são incríveis, mas repetir, todos os dias, o mesmo exercício muitas vezes pode aumentar o risco de lesões, principalmente se você não está acostumado a treinar regularmente.
- Por mais completos que os agachamentos sejam, para entrar em forma, é melhor combinar exercícios que trabalhem a parte superior e a parte inferior do corpo.
Alternativa:
- Experimente o desafio de 4 semanas para iniciantes. Ele é ideal para fazer em casa, não requer equipamentos.
- Esse desafio não requer mais tempo do que o desafio dos 30 dias de agachamento. Todos os treinos duram menos de 15 minutos, com ele, você pode construir, em apenas 4 semanas, uma rotina básica e simples para melhorar o seu nível de atividade física.
Você quer definir e fortalecer os glúteos
Você que definir e levantar o bumbum, em casa, sem precisar dos equipamentos da academia?
Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?
- Agachamentos trabalham mais os músculos das suas coxas do que os do bumbum.
- Exercícios que trabalham mais os grupos musculares dos glúteos dão melhores resultados.
Alternativa:
- Experimente o desafio do bumbum durinho em 4 semanas. Também é ideal para fazer em casa, não requer equipamentos.
- Esse desafio combina uma série de exercícios que trabalham todos os grupos musculares dos glúteos. Nenhum músculo do bumbum fica de fora, definitivamente, mais eficiente para definir e fortalecer a região do que repetir o mesmo exercício várias vezes todos os dias.
- Todas as instruções para executar os exercícios corretamente estão aqui.
Você quer emagrecer
Quer malhar para perder peso, mas não quer ir na academia?
Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?
- Para emagrecer, você precisa queimar calorias. Um treino de corpo inteiro é mais eficiente, pois ele queima muito mais calorias do que várias repetições de um mesmo exercício (mesmo que o exercício seja “super funcional”).
- “Só treinar” não é o suficiente para emagrecer. Aqui, a alimentação desempenha um papel fundamental. Para que um desafio de fitness resulte em perda de peso, você precisa combinar o treino com uma dieta balanceada, que contenha porções ideais de cada macronutriente.
Alternativa:
Se você está completamente fora de forma…
- Mude os seus hábitos alimentares. Defina um deficit calórico moderado como meta diária. Alimentação equilibrada é o que pode fazer você emagrecer. Treinar, neste caso, pode “apenas” influenciar positivamente o processo. Saiba mais sobre dietas saudáveis.
- Comece a se despedir do sedentarismo com o desafio de 4 semanas para iniciantes, um programa de treino para fazer em casa, sem equipamentos.
Se você já está em forma…
- Foque na sua alimentação. Conseguir se manter em um deficit calórico a longo prazo é a chave do seu sucesso.
- Veja estas 7 dicas para queimar mais calorias durante o treino e emagrecer mais rápido.
- Procurando um programa de treino para fazer em casa? Personalize o seu próprio plano de treino de peso corporal de 12 semanas com o app adidas Training.
Você corre regularmente e quer evitar lesões
Infelizmente, não há uma fórmula mágica para evitar lesões. Mas, fortalecendo as suas pernas e os glúteos, você pode diminuir os riscos de se machucar.
Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?
- Corredores precisam fortalecer o músculo glúteo médio. Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá.
- Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.
Alternativa:
- Faça 2-3 treinos de força do desafio do bumbum durinho em 4 semanas. Os treinos recomendados para corredores estão marcados com um símbolo.
- Esse desafio combina vários exercícios que trabalham todos os grupos musculares dos glúteos e treinam cada perna individualmente, excelente para corredores que querem melhorar o rendimento treinando em casa.
- Todas as instruções para executar os exercícios corretamente estão aqui.
Conclusão
Completar o desafio dos 30 dias de agachamento é certamente melhor do que não treinar. Mas, para obter resultados realmente bons e alcançar os seus próprios objetivos de fitness, você precisa de treinos mais específicos. Experimente estas alternativas:
- Para definir e levantar o bumbum, experimente o desafio do bumbum durinho em 4 semanas. Ele inclui uma boa variedade de exercícios para trabalhar todos os músculos dos glúteos e pode ser feito em casa.
- Diga adeus ao sedentarismo com o desafio de 4 semanas para iniciantes. Ele foi especialmente desenvolvido para ajudar quem quer começar, também não requer equipamentos e pode ser feito em casa.
- Para emagrecer, vá de reeducação alimentar. A fórmula ideal é combinar uma dieta balanceada e um treino básico de corpo inteiro, experimente o desafio de 4 semanas para iniciantes ou o plano de treino de 12 semanas do app adidas Training. Ambos podem ser feitos em casa.
***