Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é sempre ideal? Veja alternativas.

Woman doing squats at home

O desafio dos 30 dias de agachamento promete transformar as suas coxas e bumbum. 

Nunca ouviu falar?

Divulgado por influenciadores digitais (influencers) e páginas da internet, “30 dias de agachamento” é um desafio de fitness, no qual você deve fazer séries de 200-300 agachamentos por dia, 5 vezes por semana.

Mulher fazendo agachamento

Vale a pena fazer o desafio dos 30 dias de agachamento? Ele funciona?

Bom, vamos colocar da seguinte maneira: seja qual for o exercício, se você sair do 0 e passar a fazer, vamos dizer, 30 repetições por dia, durante um mês, sim, você vai obter algum resultado.

Partir do “100% sedentário” para “treinar todos os dias” é, de fato, uma grande mudança no nível de atividade física de uma pessoa. Mas, qual é o seu objetivo de fitness? Será que completar um desafio deste tipo é a forma mais eficiente para você chegar lá?

Conheça aqui algumas alternativas, dependendo do seu objetivo, elas podem funcionar muito melhor do que o desafio dos 30 dias de agachamento:

Você quer ser mais fit

Procurando um desafio básico para melhorar o seu nível de atividade física? Se você está completamente fora de forma, veja algumas informações essenciais sobre começar a treinar.

Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?

  • Agachamentos são incríveis, mas repetir, todos os dias, o mesmo exercício muitas vezes pode aumentar o risco de lesões, principalmente se você não está acostumado a treinar regularmente.
  • Por mais completos que os agachamentos sejam, para entrar em forma, é melhor combinar exercícios que trabalhem a parte superior e a parte inferior do corpo.

Alternativa:

  • Experimente o desafio de 4 semanas para iniciantes. Pode ser feito em casa, sem equipamentos.
  • Esse desafio não requer mais tempo do que o desafio dos 30 dias de agachamento. Todos os treinos duram menos de 15 minutos, com ele, você pode construir, em apenas 4 semanas, uma rotina básica e simples para melhorar o seu nível de atividade física.

Um homem e uma mulher treinando as pernas

Você quer definir e fortalecer os glúteos

Você que definir e levantar o bumbum, em casa, sem precisar dos equipamentos da academia?

Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?

  • Agachamentos trabalham mais os músculos das suas coxas do que os do bumbum.
  • Exercícios que trabalham mais os grupos musculares dos glúteos dão melhores resultados.

Alternativa:

  • Experimente o desafio do bumbum durinho em 4 semanas. Pode ser feito em casa, sem equipamentos.
  • Esse desafio combina uma série de exercícios que trabalham todos os grupos musculares dos glúteos. Nenhum músculo do bumbum fica de fora, definitivamente, mais eficiente para definir e fortalecer a região do que repetir o mesmo exercício várias vezes todos os dias.
  • Todas as instruções para executar os exercícios corretamente estão aqui.

Baixar o plano completo

Você quer emagrecer

Quer malhar para perder peso, mas não quer ir na academia? 

Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?

  • Para emagrecer, você precisa queimar calorias. Um treino de corpo inteiro é mais eficiente, pois ele queima muito mais calorias do que várias repetições de um mesmo exercício (mesmo que o exercício seja “super funcional”).
  • “Só treinar” não é o suficiente para emagrecer. Aqui, a alimentação desempenha um papel fundamental. Para que um desafio de fitness resulte em perda de peso, você precisa combinar o treino com uma dieta balanceada, que contenha porções ideais de cada macronutriente.

Alternativa:

Se você está completamente fora de forma…

  • Mude os seus hábitos alimentares. Defina um deficit calórico moderado como meta diária. Alimentação equilibrada é o que pode fazer você emagrecer. Treinar, neste caso, pode “apenas” influenciar positivamente o processo. Saiba mais sobre dietas saudáveis.
  • Comece a se despedir do sedentarismo com o desafio de 4 semanas para iniciantes.

Se você já está em forma…

  • Foque na sua alimentação. Conseguir se manter em um deficit calórico a longo prazo é a chave do seu sucesso.
  • Veja estas 7 dicas para queimar mais calorias durante o treino e emagrecer mais rápido.
  • Procurando um plano de treino? Personalize o seu próprio plano de treino de peso corporal de 12 semanas com o app Results.

Você corre regularmente e quer evitar lesões

Infelizmente, não há uma fórmula mágica para evitar lesões. Mas, fortalecendo as suas pernas e os glúteos, você pode diminuir os riscos de se machucar.

Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal?

  • Corredores precisam fortalecer o músculo glúteo médio. Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá.
  • Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

Um homem fazendo lunges

Alternativa:

  • Faça 2-3 treinos de força do desafio do bumbum durinho em 4 semanas. Os treinos recomendados para corredores estão marcados com um símbolo.
  • Esse desafio combina vários exercícios que trabalham todos os grupos musculares dos glúteos e treinam cada perna individualmente, excelente para corredores.
  • Todas as instruções para executar os exercícios corretamente estão aqui.

Conclusão

Completar o desafio dos 30 dias de agachamento é certamente melhor do que não treinar. Mas, para obter resultados realmente bons e alcançar os seus próprios objetivos de fitness, você precisa de treinos mais específicos. Experimente estas alternativas:

  • Para definir e levantar o bumbum, experimente o desafio do bumbum durinho em 4 semanas. Ele inclui uma boa variedade de exercícios para trabalhar todos os músculos dos glúteos.
  • Diga adeus ao sedentarismo com o desafio de 4 semanas para iniciantes. Ele foi especialmente desenvolvido para ajudar quem quer começar.
  • Para emagrecer, vá de reeducação alimentar. A fórmula ideal é combinar uma dieta balanceada e um treino básico de corpo inteiro, experimente o desafio de 4 semanas para iniciantes ou o plano de treino de 12 semanas do app Results.

Baixar Results

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de Runtastic Team »