Atividades físicas no calor: 5 fatos importantes

Uns dizem que faz bem, outros dizem que faz mal. A boa notícia: sim, se exercitar no calor queima mais calorias.
Veja, a seguir, alguns fatos:
Fato 1: quanto maior é a temperatura corporal, mais calorias são queimadas
A temperatura corporal sobe junto com a temperatura climática. O organismo começa a trabalhar mais para resfriar o corpo e manter a temperatura normal. Em temperaturas quentes, tanto o pulmão quanto o coração se esforçam mais. E já que o seu corpo trabalha mais, ele também queima mais calorias.(1)
Fato 2: mudanças de temperatura afetam a queima de calorias
Durante a prática de atividades físicas no calor, o corpo tenta manter uma temperatura regular de 36°C.(2) Cada variação na temperatura ocasiona a queima de mais calorias (para compensar essas oscilações). A energia utilizada aqui vem das calorias extras e reservas de gordura do corpo!
Fato 3: o corpo produz suor para refrescar
Quanto a temperatura sobe, o corpo ativa o sistema natural de refrigeração corporal: a transpiração. O suor é produzido para reduzir a temperatura corporal. Quando o suor da pele evapora, o corpo resfria e volta à temperatura normal.
Saiba que…
…a produção elevada de suor não significa necessariamente que uma maior quantidade de calorias está sendo queimada. Uma pessoa que não sua muito pode estar queimando a mesma quantidade de calorias que o parceiro de treino todo suado.
Muita gente não curte muito suar, mas, sem o sistema natural de regulação da temperatura corporal, o rendimento no esporte piora. Começar a suar logo no início de uma atividade física não indica um corpo fora de forma. É apenas um sinal de que o corpo aprendeu a resfriar com mais eficiência (mais cedo). É por isso que atletas bem treinados começam a suar mais rápido.
Fato 4: a taxa de metabolismo basal influencia a queima de calorias
A combinação calor + atividades físicas faz queimar mais energia. Essa é a boa notícia 😀 . Mas, isso não ocorre apenas por causa da temperatura lá fora, a taxa de metabolismo basal (TMB) também faz acontecer. Esta influência varia de pessoa para pessoa de acordo com a idade, peso e altura.
Bom saber:
Quanto maior for a taxa de metabolismo basal de uma pessoa, mais calorias ela queimará.
É possível mudar a TMB individual aumentando a massa muscular, o que queima mais calorias ainda e acelera o metabolismo. O treino de musculação funcional com o próprio peso corporal é uma forma ideal de chegar a este objetivo.
Aproveite o dia lá fora!
No verão, queimamos mais calorias automaticamente (nos mexemos mais quando o dia tá bonito). Além disso, geralmente, quando tá muito quente, não comemos muitos alimentos altamente calóricos e pesados.
Fato 5: Fazer atividades físicas no calor é arriscado
Praticar atividades físicas debaixo do sol pode até garantir um bronzeado, mas é arriscado. Muito calor e umidade fazem o corpo chegar à exaustão rapidamente. Pare de se exercitar assim que sentir tontura, cansaço (maior do que o normal) ou enjôo. Procure uma sombra, beba água e descanse. Dê um tempo para o seu corpo se ajustar ao calor. Isso vale também para sessões de treinamento e corridas durante as férias de verão.
Principais aspectos:
- Beba líquidos suficientemente.
- Vista roupas com tecido respirável durante a atividade física.
- Procure lugares com sombra quando for se exercitar ao ar livre.
- Se está muito calor, não se esforce muito. Cuide do seu corpo.
- Sempre que possível, pratique atividades físicas cedo de manhã ou à tardinha, quando está mais fresco.
A única forma de queimar mais calorias (e gordura) é intensificar o treinamento, faça chuva ou faça sol. Mas, se a temperatura subir, tome cuidado e ponha em prática as nossas dicas acima. Não tem treta! 🙂 Bom treino.
***