A autoestima das mulheres e os benefícios do esporte

autostima delle donne

por Dr. Mauraine Carlier

 Às vezes acordamos loucos para treinar, às vezes só de pensar em ter que fazer esforço já ficamos cansados. É normal e acontece com todo mundo.

Estudos mostram que encontrar força de vontade para treinar regularmente é mais difícil para mulheres com baixa autoestima: muitas mulheres se sentem julgadas mais pela aparência do que por suas habilidades.(1)

SAIA DESSA, você consegue!

O movimento “Like A Girl” do Always e a campanha inglesa “This Girl Can”são apenas dois exemplos de muitos trabalhos atuais que focam no empoderamento feminino: não há esporte que esteja fora dos limites para as meninas. Nenhuma mulher precisa ser super magra para correr, nem mega musculosa para curtir um levantamento de peso.  

No entanto, a progapagação constante de percepções contraprodutivas da imagem corporal pelas redes sociais afeta a autoestima de muita gente (2,3) . Nesse contexto, as campanhas de empoderamento, lançadas e distribuidas pela internet, usam essas mesmas plataformas para ressignificar a questão. Resultado positivo: o movimento #likeagirl transformou a hashtag, um insulto que desencoraja adolescentes, num distintivo de honra para muitas mulheres nas redes, e #thisgirlcan trouxe quase três milhões de pessoas para o esporte.

Mas vamos lá, antes de tudo, que fique claro: esporte é diversão. Quem não se diverte nos treinos, provavelmente não vai conseguir fazer deles parte fundamental do dia a dia. É preciso experimentar e encontrar a atividade certa, ou seja, aquela que faz bem tanto para o corpo quanto para a mente, pois só assim é possível se beneficiar no corpo, na alma e no coração. 

E você, lembrou daquela atividade física que gosta muito mas que, sei-lá-pq há tempos não faz? 😉 

Female runner pauses during a run

como Elevar a autoestima definindo objetivos

Em alguns casos (não só) as mulheres simplesmente não sabem como começar. Nossa dica: defina metas!

Caminhar e correr são formas baratas e descomplicadas de incorporar mais exercício no dia a dia. E, no mundo digital, há muitas ferramentas disponíveis para ajudar na construção de uma rotina fitness. O aplicativo adidas Running, por exemplo, tem, além de planos de treino para iniciantes, a opção de criar metas, uma estratégia para manter o foco e motivar a alcançar objetivos. Aproveite a acessibilidade dessas atividades e experimente: escolha uma distância para percorrer em um determinado período de tempo (1 km por semana, por exemplo). Além de saudável, é divertido!

Fica a dica:

Estabeleça metas de curto e longo prazo que sejam realistas. Para manter a motivação, acompanhe seu próprio progresso.

AME O SEU CORPO

Spoiler: o corpo perfeito não existe. 

Não deixe de pelo menos tentar alguma atividade por achar que não tem a altura certa, ou porque outros atletas são fisicamente bem diferentes de você: no esporte não tem isso.

Jogar num time também é um ótimo ponto de partida, pois a sensação de pertencimento e identificação com um grupo fortalece e ajuda no desenvolvimento da autoconfiança.

Muitas mulheres acabam se surpreendendo quando descobrem que também conseguem ser fisicamente fortes. E é uma sensação grande: o esporte empodera demais, ele eleva a autoestima, aumenta a coragem e nos deixa mais confiantes para tomar decisões e enfrentar as mais diversas situações em todos os aspectos da vida.

Female running in city with adidas shoes

Coisas simples, como usar as roupas de treino e tênis confortáveis que fazem você se sentir bem, podem ter um enorme impacto nos níveis de motivação.

Lembre-se de ir com calma: esportes podem ser divertidos mas cansativos, portanto, saiba quando parar, para deixar o corpo se regenerar (e evitar assim lesões que acabam com a diversão).

Acima de tudo, tente se divertir. Só assim você recebe todos os benefícios do esporte e se prepara fisica- e mentalmente para superar bonito qualquer obstáculo da vida que possa brotar pelo caminho.

Sobre o autor:

Headshot of the author Mauraine Carlier

Mauraine Carlier é especializada em psicologia cognitiva e esportiva. Seu trabalho foca nos fatores psicológicos e cognitivos que prevêem a ocorrência de lesões no esporte. 

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »