Beber água com frequência: 9 sintomas de desidratação

Mais de 50% do corpo humano é composto por água. Será que você anda bebendo água o suficiente? Em média, é necessário beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia. Isso todo mundo sabe, né? Mas confira certinho o quanto de água você precisa beber por dia com esta calculadora.
Os especialistas recomendam que bebamos água o dia inteiro. A ideia é evitar sequer sentir sede, pois isso já é um sinal de que o corpo já está levemente desidratado. Pessoas mais idosas ficam desidratadas com mais facilidade porque perdem justamente a sensação de sede. As crianças, por outro lado, ficam tão envolvidas nas brincadeiras que esquecem de beber água! Por isso, lembre-as sempre de beber água. Ofereça sempre e, como para os adultos, deixe sempre um squeeze ou uma garrafinha de água à mão!
Confira abaixo 9 sintomas de desidratação e veja que há vários outros sinais que o corpo dá além da sede. Anda sofrendo com algum desses problemas? Reforço nos líquidos JÁ!
Bebidas mais eficientes para matar a sede:
- água filtrada
- água mineral (sem gás)
- chá de ervas não adoçados (sem cafeína)
9 sintomas de desidratação:
1. Sede: o clássico dos clássicos
Sentir sede é perceber o corpo enviando um sinal de alerta. É como se o corpo não tivesse sido “regado” a tempo e, de repente, necessitasse urgentemente de hidratação.
2. Dor de cabeça
Quando bate a dor de cabeça, muita gente já parte logo para um analgésico. Mas sabia que, frequentemente, a causa da dor de cabeça é desidratação? A dor de cabeça surge quando o sangue já não está fino o suficiente para transportar a quantidade de oxigênio necessária ao bom funcionamento do cérebro e e do corpo.
Assim, na próxima vez que você sentir aquela dorzinha de cabeça começando a chegar, beba um copo grande de água ou uma boa xícara de chá de ervas. Afinal, é mais natural e melhor do que um comprimido, pois não há efeitos colaterais e você estará agindo na causa, não no efeito.
Dica:
Acaba esquecendo de beber água? Garrafinha de água é obrigatória na mesa de trabalho. Há aplicativos (ou o próprio timer do celular) que ajudam a lembrar de beber água. Defina quantas garrafas você quer beber por dia de trabalho e, quando for encher novamente, aproveite para se alongar e dar um tempo nas telas!
3. Dificuldade Na concentração
75% do cérebro é composto por água. Por isso, hm dos primeiros sintomas da insuficiência de líquidos no corpo humano é a falta de concentração.
4. Urina escura
A desidratação fica literalmente visível na urina. Ter a urina clara é sinal de boa hidratação. Quando o xixi fica amarelo escuro é um sinal claro de que você precisa beber mais água. A mudança de cor é causada por uma concentração das toxinas eliminadas pela urina. Assim, sempre que você der aquela conferida na cor da urina e não estiver amarela-claro, reforce a hidratação!
5. Pele seca
Quem não bebe água o suficiente pode sentir os efeitos na pele. Os líquidos disponíveis no corpo são utilizados primeiramente para fazer funcionar os órgãos vitais, prioritariamente o cérebro. Assim, o corpo define a pele como “baixa prioridade” e pronto: você pode passar o melhor hidratante que a pele continuará seca, podendo até descamar.
6. Constipação
Anda com prisão de ventre? Pode ser sintoma de desidratação. A ingestão insuficiente de água reduz o volume de água presente nas fezes, endurecendo-as. Isso, claro, favorece a constipação. Quem consume produtos integrais, ou seja, ricos em fibras, precisa beber água com mais dedicação e frequência. As fibras absorvem o líquido e incham, o que deixa as fezes mais moles e “passáveis”. Boa hidratação favorece o funcionamento intestinal como um todo.
7. Tontura
A tontura normalmente é consequência de baixa pressão arterial. Esta, por sua vez, pode ter como causa justamente a desidratação. Quando há insuficiência na ingestão de líquidos, o corpo não consegue afinar o sangue o bastante para que as artérias possam bombeá-lo com eficiência. Soa complicado, mas a solução é simples: beba um gole de água agora!
8. Fadiga
A desidratação faz o corpo “tirar o pé do acelerador” no metabolismo, o que causa sonolência. Até isso? Sim, até isso. BEBA ÁGUA!
9. Cãibras musculares
Cãibras musculares são causadas por um desequilíbrio nos eletrólitos no organismo, principalmente o magnésio e o cloreto de sódio. Basta suar e não repor os líquidos perdidos (inclusive os eletrólitos) e, pronto, cãibras indesejadas podem virar rotina.
Acabou de fechar um treino?
Principalmente para quem treina durante mais de 1H, é muito importante dar atenção à reposição dos líquidos perdidos através do suor, pois, com ele, são perdidos também minerais muito importantes para o bom funcionamento do corpo. Reabasteça o tanque com bebidas esportivas caseiras: naturais, baratas e eficazes!
Lição para levar pra vida:
Lembre de beber água e não subestime os sintomas da desidratação! Se estiver sentindo um dos sintomas acima, tente combater a desidratação e repor os líquidos perdidos o mais rápido possível. A forma mais saudável de evitar esses sintomas é passar o dia inteiro bebendo pequenos goles de água. A fiel garrafinha é a melhor aliada. Use-a sem moderação!
***