Beber água com frequência: 9 sintomas de desidratação

Mulher bebendo chá de ervas para combater a desidratação

Mais de 50% do corpo humano é composto por água. Será que você anda bebendo água o suficiente? Em média, é necessário beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia. Isso todo mundo sabe, né? Mas confira certinho o quanto de água você precisa beber por dia com esta calculadora.

Os especialistas recomendam que bebamos água o dia inteiro. A ideia é evitar sequer sentir sede, pois isso já é um sinal de que o corpo já está levemente desidratado. Pessoas mais idosas ficam desidratadas com mais facilidade porque perdem justamente a sensação de sede. As crianças, por outro lado, ficam tão envolvidas nas brincadeiras que esquecem de beber água! Por isso, lembre-as sempre de beber água. Ofereça sempre e, como para os adultos, deixe sempre um squeeze ou uma garrafinha de água à mão!

Confira abaixo 9 sintomas de desidratação e veja que há vários outros sinais que o corpo dá além da sede. Anda sofrendo com algum desses problemas? Reforço nos líquidos JÁ!

Bebidas mais eficientes para matar a sede:

  • água filtrada
  • água mineral (sem gás)
  • chá de ervas não adoçados (sem cafeína)

Jarra de água saborizada com hortelã e limão: bebida perfeita para matar a sede e refrescar

9 sintomas de desidratação:

1. Sede: o clássico dos clássicos

Sentir sede é perceber o corpo enviando um sinal de alerta. É como se o corpo não tivesse sido “regado” a tempo e, de repente, necessitasse urgentemente de hidratação.

 2. Dor de cabeça

Quando bate a dor de cabeça, muita gente já parte logo para um analgésico. Mas sabia que, frequentemente, a causa da dor de cabeça é desidratação? A dor de cabeça surge quando o sangue já não está fino o suficiente para transportar a quantidade de oxigênio necessária ao bom funcionamento do cérebro e e do corpo.

Assim, na próxima vez que você sentir aquela dorzinha de cabeça começando a chegar, beba um copo grande de água ou uma boa xícara de chá de ervas. Afinal, é mais natural e melhor do que um comprimido, pois não há efeitos colaterais e você estará agindo na causa, não no efeito.

Dica:

Acaba esquecendo de beber água? Garrafinha de água é obrigatória na mesa de trabalho. Há aplicativos (ou o próprio timer do celular) que ajudam a lembrar de beber água. Defina quantas garrafas você quer beber por dia de trabalho e, quando for encher novamente, aproveite para se alongar e dar um tempo nas telas!

3. Dificuldade Na concentração

75% do cérebro é composto por água. Por isso, hm dos primeiros sintomas da insuficiência de líquidos no corpo humano é a falta de concentração.

4. Urina escura

A desidratação fica literalmente visível na urina. Ter a urina clara é sinal de boa hidratação. Quando o xixi fica amarelo escuro é um sinal claro de que você precisa beber mais água. A mudança de cor é causada por uma concentração das toxinas eliminadas pela urina. Assim, sempre que você der aquela conferida na cor da urina e não estiver amarela-claro, reforce a hidratação!

5. Pele seca

Quem não bebe água o suficiente pode sentir os efeitos na pele. Os líquidos disponíveis no corpo são utilizados primeiramente para fazer funcionar os órgãos vitais, prioritariamente o cérebro. Assim, o corpo define a pele como “baixa prioridade” e pronto: você pode passar o melhor hidratante que a pele continuará seca, podendo até descamar.

6. Constipação

Anda com prisão de ventre? Pode ser sintoma de desidratação. A ingestão insuficiente de água reduz o volume de água presente nas fezes, endurecendo-as. Isso, claro, favorece a constipação. Quem consume produtos integrais, ou seja, ricos em fibras, precisa beber água com mais dedicação e frequência. As fibras absorvem o líquido e incham, o que deixa as fezes mais moles e “passáveis”. Boa hidratação favorece o funcionamento intestinal como um todo.

7. Tontura

A tontura normalmente é consequência de baixa pressão arterial. Esta, por sua vez, pode ter como causa justamente a desidratação. Quando há insuficiência na ingestão de líquidos, o corpo não consegue afinar o sangue o bastante para que as artérias possam bombeá-lo com eficiência. Soa complicado, mas a solução é simples: beba um gole de água agora!

8. Fadiga

A desidratação faz o corpo “tirar o pé do acelerador” no metabolismo, o que causa sonolência. Até isso? Sim, até isso. BEBA ÁGUA!

Mulher sonolenta deitada na cama, possivelmente por desidratação

9. Cãibras musculares

Cãibras musculares são causadas por um desequilíbrio nos eletrólitos no organismo, principalmente o magnésio e o cloreto de sódio. Basta suar e não repor os líquidos perdidos (inclusive os eletrólitos) e, pronto, cãibras indesejadas podem virar rotina.

Acabou de fechar um treino?

Principalmente para quem treina durante mais de 1H, é muito importante dar atenção à reposição dos líquidos perdidos através do suor, pois, com ele, são perdidos também minerais muito importantes para o bom funcionamento do corpo. Reabasteça o tanque com bebidas esportivas caseiras: naturais, baratas e eficazes!

Lição para levar pra vida:

Lembre de beber água e não subestime os sintomas da desidratação! Se estiver sentindo um dos sintomas acima, tente combater a desidratação e repor os líquidos perdidos o mais rápido possível. A forma mais saudável de evitar esses sintomas é passar o dia inteiro bebendo pequenos goles de água. A fiel garrafinha é a melhor aliada. Use-a sem moderação!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »