Bebidas calóricas >> líquidos também contêm calorias

Para quem quer perder peso, a fórmula é simples: queimar mais calorias do que consome. Mas, na hora de fazer as contas, muitas pessoas deixam de lado as bebidas de alto teor calórico ou “calorias líquidas”.
O que são calorias líquidas?
Para calcular o saldo calórico, é preciso levar em conta os alimentos sólidos e as “calorias líquidas” das bebidas. As bebidas listadas abaixo são particularmente ricas em calorias e não são recomendadas para matar a sede. Usamos cubos de açúcar para ajudar a visualizar aproximadamente quanto açúcar essas bebidas de alto teor calórico realmente contêm.
Não-alcoólicas:
As estas bebidas apresentam altíssimo teor calórico:
- Refrigerantes (250 ml) = 105 calorias, 9 cubos de açúcar
- Chá gelado (250 ml) = 70 calorias, 6 cubos de açúcar
- Vitamina de frutas (250ml) = 135 calorias, 10 cubos de açúcar
- Suco de laranja (250 ml) = 115 calorias, 8 cubos de açúcar
- Bebidas energéticas (250 ml) = 116 calorias, 9 cubos de açúcar
- Coalhada com sabor de frutas (250 ml) = 160 calorias, 10 cubos de açúcar
- Bebida isotônica (250 ml) = 60 calorias, 5 cubos de açúcar
Alcoólicas:
- Vinho branco doce (250 ml) = 250 calorias, 5 cubos de açúcar
- Vinho tinto (250 ml) = 210 calorias, 4 ½ cubos de açúcar
- Cerveja (250 ml) = 100 calorias, 0 cubos de açúcar
- Piña colada (250 ml) = 235 calorias, 9 cubos de açúcar
Assim, até bebidas aparentemente “saudáveis” são bem calóricas. A maioria das vitaminas compradas em lojas, por exemplo, consiste principalmente de frutas, o que explica por que seu teor de açúcar (frutose) é tão alto.(1)
Economizando nas calorias:
Prepare suas próximas vitaminas e sempre adicione mais verduras do que frutas!
Investigando as bebidas calóricas
Refrigerantes e sucos de frutas são realmente doces, porque são carregados de açúcar (exceto bebidas “light”). De início, prejudicam os dentes. Fora isso, o alto consumo ao longo dos anos pode resultar em obesidade, o que aumenta o risco de desenvolver distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2. Este é um problema crescente, pois, ao longo das últimas décadas, o consumo de refrigerantes por crianças e adolescentes aumentou significativamente.(2)
O álcool tem impressionantes 7 calorias por 1 g (quase tanto quanto a gordura!) e, portanto, deve ser levado em conta no quesito “calorias”. As bebidas alcoólicas são amplamente consumidas no dia a dia, mas, ainda assim, é — ou deveria ser — um artigo de luxo para consumo ocasional. Você pratica atividades físicas? O consumo frequente de bebidas alcoólicas pode prejudicar seu desempenho atlético!
Matando a sede
É simples: basta água ou chá não adoçado. Reidratam o corpo e não têm aporte calórico. Em um dia quente ou de treino intenso, você vai suar muito e, assim, perderá muito líquido. Calcule sua necessidade diária de líquidos usando nossa calculadora:
Existem bebidas saudáveis e de baixa caloria?
Para você, há um ponto em que simplesmente beber água não dá mais? Antes de cair em tentação, considere as opções abaixo. Apresentamos 6 bebidas saudáveis, de baixa caloria e, o mais importante: deliciosas!
1. água saborizada
A “água saborizada” é a nova bebida da moda. Incremente sua jarra de água com frutas vermelhas, gengibre, limão, rodelas de pepino, ervas frescas… as opções são muitas! Quanto mais tempo a fruta ou vegetal ficar na água, mais intenso será o sabor.
2. Chá gelado feito em casa
Por que comprar chá gelado industrializado e cheio de açúcar quando é tão fácil fazer em casa? Modo de preparo:
- Faça um bule de chá preto ou verde e deixe esfriar.
- Misture um pouco de suco de limão recém-espremido, fatias de limão e folhas de hortelã e coloque o chá gelado na geladeira durante a noite.
- Se você preferir um sabor levemente mais doce, pode adicionar uma colher de mel ou um pouco de stevia.
3. Água de coco
A água de coco é rica em potássio e pode substituir a maioria das bebidas esportivas industrializadas. Não é uma bebida isenta de calorias: 100 ml contém 10 calorias. Mas é definitivamente uma alternativa mais saudável em comparação com refrigerantes e afins. Beba geladinha!
4. Vitaminas com verduras e frutas
Vitaminas industrializadas geralmente contêm muito açúcar. Prepare suas vitaminas em casa e leve com você para o resto do dia! A regra do “menos é mais” também se aplica aqui: normalmente, basta 4 ou 5 ingredientes. A base da vitamina deve ser composta por verduras (pepino, espinafre, couve, aipo). Algumas frutas, temperos (como gengibre, açafrão ou canela), superalimentos em pó e líquidos (como água, água de coco ou leite de amêndoa) podem complementar a vitamina. Use a criatividade!
5. Limonada caseira com hortelã
A limonada com hortelã é uma opção especialmente refrescante nos dias de muito calor. Ingredientes necessários:
- 1 a 2 ramos de hortelã fresca
- suco de 1 limão
- mel ou stevia para dar sabor
- 1,5 litros de água fria
- cubos de gelo
Coloque tudo no liquidificador e bata por cerca de 30 segundos.
6. Suco de melancia
Esta bebida refrescante de verão leva apenas dois ingredientes: melancia e hortelã. Coloque pedaços de melancia (de preferência gelada) e algumas folhas de hortelã no liquidificador. A melancia contém tanta água que nem precisa adicionar mais.
Lição para levar pra vida
O impacto das bebidas de alto teor calórico é muitas vezes subestimado. As calorias líquidas podem acabar sendo de grande aporte no saldo calórico diário. Mate a sua sede com água e, só de vez em quando, se delicie com bebidas energéticas, sucos e bebidas alcoólicas.
***