Bebidas calóricas >> líquidos também contêm calorias

Água saborizada com limão, uma opção com poucas calorias

Para quem quer perder peso, a fórmula é simples: queimar mais calorias do que consome. Mas, na hora de fazer as contas, muitas pessoas deixam de lado as bebidas de alto teor calórico ou “calorias líquidas”.

O que são calorias líquidas?

Para calcular o saldo calórico, é preciso levar em conta os alimentos sólidos e as “calorias líquidas” das bebidas. As bebidas listadas abaixo são particularmente ricas em calorias e não são recomendadas para matar a sede. Usamos cubos de açúcar para ajudar a visualizar aproximadamente quanto açúcar essas bebidas de alto teor calórico realmente contêm.

Não-alcoólicas:

As estas bebidas apresentam altíssimo teor calórico:

  • Refrigerantes (250 ml) = 105 calorias, 9 cubos de açúcar
  • Chá gelado (250 ml) = 70 calorias, 6 cubos de açúcar
  • Vitamina de frutas (250ml) = 135 calorias, 10 cubos de açúcar
  • Suco de laranja (250 ml) = 115 calorias, 8 cubos de açúcar
  • Bebidas energéticas (250 ml) = 116 calorias, 9 cubos de açúcar
  • Coalhada com sabor de frutas (250 ml) = 160 calorias, 10 cubos de açúcar
  • Bebida isotônica (250 ml) = 60 calorias, 5 cubos de açúcar

Alcoólicas:

  • Vinho branco doce (250 ml) = 250 calorias, 5 cubos de açúcar
  • Vinho tinto (250 ml) = 210 calorias, 4 ½ cubos de açúcar
  • Cerveja (250 ml) = 100 calorias, 0 cubos de açúcar
  • Piña colada (250 ml) = 235 calorias, 9 cubos de açúcar

Assim, até bebidas aparentemente “saudáveis” são bem calóricas. A maioria das vitaminas compradas em lojas, por exemplo, consiste principalmente de frutas, o que explica por que seu teor de açúcar (frutose) é tão alto.(1)

Economizando nas calorias:

Prepare suas próximas vitaminas e sempre adicione mais verduras do que frutas!

Investigando as bebidas calóricas

Refrigerantes e sucos de frutas são realmente doces, porque são carregados de açúcar (exceto bebidas “light”). De início, prejudicam os dentes. Fora isso, o alto consumo ao longo dos anos pode resultar em obesidade, o que aumenta o risco de desenvolver distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2. Este é um problema crescente, pois, ao longo das últimas décadas, o consumo de refrigerantes por crianças e adolescentes aumentou significativamente.(2)

O álcool tem impressionantes 7 calorias por 1 g (quase tanto quanto a gordura!) e, portanto, deve ser levado em conta no quesito “calorias”. As bebidas alcoólicas são amplamente consumidas no dia a dia, mas, ainda assim, é — ou deveria ser — um artigo de luxo para consumo ocasional. Você pratica atividades físicas? O consumo frequente de bebidas alcoólicas pode prejudicar seu desempenho atlético!

Matando a sede

É simples: basta água ou chá não adoçado. Reidratam o corpo e não têm aporte calórico. Em um dia quente ou de treino intenso, você vai suar muito e, assim, perderá muito líquido. Calcule sua necessidade diária de líquidos usando nossa calculadora:

Existem bebidas saudáveis e de baixa caloria?

Para você, há um ponto em que simplesmente beber água não dá mais? Antes de cair em tentação, considere as opções abaixo. Apresentamos 6 bebidas saudáveis, de baixa caloria e, o mais importante: deliciosas!

1. água saborizada

A “água saborizada” é a nova bebida da moda. Incremente sua jarra de água com frutas vermelhas, gengibre, limão, rodelas de pepino, ervas frescas… as opções são muitas! Quanto mais tempo a fruta ou vegetal ficar na água, mais intenso será o sabor.

2. Chá gelado feito em casa

Por que comprar chá gelado industrializado e cheio de açúcar quando é tão fácil fazer em casa? Modo de preparo:

  • Faça um bule de chá preto ou verde e deixe esfriar.
  • Misture um pouco de suco de limão recém-espremido, fatias de limão e folhas de hortelã e coloque o chá gelado na geladeira durante a noite.
  • Se você preferir um sabor levemente mais doce, pode adicionar uma colher de mel ou um pouco de stevia.

3. Água de coco

A água de coco é rica em potássio e pode substituir a maioria das bebidas esportivas industrializadas. Não é uma bebida isenta de calorias: 100 ml contém 10 calorias. Mas é definitivamente uma alternativa mais saudável em comparação com refrigerantes e afins. Beba geladinha!

4. Vitaminas com verduras e frutas

Vitaminas industrializadas geralmente contêm muito açúcar. Prepare suas vitaminas em casa e leve com você para o resto do dia! A regra do “menos é mais” também se aplica aqui: normalmente, basta 4 ou 5 ingredientes. A base da vitamina deve ser composta por verduras (pepino, espinafre, couve, aipo). Algumas frutas, temperos (como gengibre, açafrão ou canela), superalimentos em pó e líquidos (como água, água de coco ou leite de amêndoa) podem complementar a vitamina. Use a criatividade!

5. Limonada caseira com hortelã

A limonada com hortelã é uma opção especialmente refrescante nos dias de muito calor. Ingredientes necessários:

  • 1 a 2 ramos de hortelã fresca
  • suco de 1 limão
  • mel ou stevia para dar sabor
  • 1,5 litros de água fria
  • cubos de gelo

Coloque tudo no liquidificador e bata por cerca de 30 segundos.

6. Suco de melancia

Esta bebida refrescante de verão leva apenas dois ingredientes: melancia e hortelã. Coloque pedaços de melancia (de preferência gelada) e algumas folhas de hortelã no liquidificador. A melancia contém tanta água que nem precisa adicionar mais.

Lição para levar pra vida

O impacto das bebidas de alto teor calórico é muitas vezes subestimado. As calorias líquidas podem acabar sendo de grande aporte no saldo calórico diário. Mate a sua sede com água e, só de vez em quando, se delicie com bebidas energéticas, sucos e bebidas alcoólicas.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Emily Stewart Emily entrou em uma aula de ginástica aos 15 anos e... nunca mais parou de se exercitar! Tornou-se profissional do ramo no ano de 2011 em um "bootcamp", onde lecionou vários tipos de atividades fitness. Quando não está dando aulas presenciais ou online, escreve sobre as excentricidades, as delícias e os aspectos naturais do movimento do corpo. Ver todos os artigos de Emily Stewart