O que beber antes de dormir para emagrecer e ter sono de qualidade?

Chá de limão com gengibre para emagrecer dormindo

Sempre há como dar uma ajudinha ao metabolismo e aproveitar as horas de sono para emagrecer dormindo! Selecionamos 5 bebidas saudáveis para tomar antes de dormir que ajudam a pegar no sono e estimular a queima de gordura durante a noite.

Fica a dica:

Não existe chá nem suco mágico que ajude a emagrecer quem dorme pouco: sono insuficiente pode ter impacto negativo nos seus esforços para perder peso.(1) Quem quer ter menos propensão a engordar deve dormir entre 7 e 9 horas por noite.

E como alcançar o sono perfeito? Praticar exercícios com regularidade e ter uma dieta balanceada são essenciais para um sono de qualidade. Acredite: escolher bem o que beber à noite faz diferença. E, não, não estamos falando de “tomar um vinhozinho para relaxar”: aliás, para dormir bem e emagrecer, passe longe das bebidas alcoólicas!

1. LEITE

Leite sendo despejado em um copo

O leite é a bebida perfeita para tomar à noite. Morno ou frio, sucesso garantido! É uma bebida rica em triptofano e cálcio (ambos afetam positivamente o sono). Além disso, o leite contém altos níveis de proteína (precisamente, de caseína).

A proteína do leite é absorvida lentamente pelo corpo (diferentemente da proteína tipo “whey protein”, por exemplo), evitando a perda de massa muscular durante a noite. E,  na matemática do metabolismo, quanto mais massa muscular o corpo tiver, mais calorias você queimará… em repouso! Que sonho, hein?

2. Chá de gengibre com limão

O gengibre e o limão têm o poder de ativar o metabolismo. Então, que tal combiná-los em um delicioso chá que traz benefícios para o metabolismo e o sistema imunológico e tomar logo antes de dormir?

É super fácil de preparar: em um jarro contendo um litro de água quente, coloque algumas rodelas de gengibre e suco de limão espremido na hora. Deixe em infusão por 15 minutos, aproximadamente. Ficou amargo demais? Adoce sua bebida noturna com mel.

3. chá de camomila

Tem dificuldade de pegar no sono? Hora de resolver isso! Nada de remédios: vamos optar por produtos naturais. Se você não dormir o suficiente, pode ter mais propensão à obesidade.(2) Além disso, sabia que dormir pouco prejudica a imunidade?

É aí que o chá de camomila entra em ação: ele ajuda a relaxar e a dormir, pois tem efeito calmante. E não é só “sabedoria de vovó”, não! Ele é usado cientificamente para combater a insônia.(3)

4. Kefir

O kefir é fabricado com leite fermentado e contém dióxido de carbono. Graças ao alto nível de probióticos (micro-organismos que são acrescentados à bebida) do kefir, esta cremosa bebida tem um efeito positivo na saúde intestinal e ativa o metabolismo.

Além disso, o kefir é rico em proteínas. Um copo desta bebida láctea como lanche noturno proporciona satisfação e também bastante proteína aos músculos, que será consumida durante a noite. Quando acordar, vai se sentir super bem e com vigor total para um excelente desempenho atlético!

5. leite de soja

Uma vitamina proteica batida no leite de soja antes de dormir é uma ótima pedida para quem quer emagrecer dormindo.

O leite de soja (como o leite de vaca) é rico em triptofano, que reduz a concentração do cortisol (hormônio do estresse) no sangue. Níveis elevados de cortisol podem aumentar a quantidade de depósitos de gordura na região abdominal.(4 Além disso, o leite de soja apresenta alto teor proteico e, assim, é uma excelente alternativa para veganos.

Resumindo: 

Para perder peso, não há fórmula mágica: a única estratégia é praticar exercícios com regularidade e adotar uma dieta balanceada. Experimente consumir esses chás, leites e vitaminas antes de cair na cama para emagrecer dormindo e ter sono de qualidade. Afinal, emagrecer dormindo… que sonho, não?

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner »