Como emagrecer dormindo? Chás e bebidas para tomar à noite e dormir bem

Chá de limão com gengibre para emagrecer dormindo

Quer emagrecer dormindo? Chás são uma ótima aposta. Até porque, além de inevitável, dormir é questão de sobrevivência. Dormir bem é fundamental para ter bom desempenho em qualquer área da vida. Sono de qualidade reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e ajuda a emagrecer, além de ser essencial para viver com qualidade por muitos e muitos anos!(1)

E, para ter muitas boas noites de sono, é fundamental praticar exercícios físicos com regularidade e ter uma alimentação balanceada. E, neste último quesito, as bebidas fazem muita diferença! Selecionamos 6 bebidas para tomar à noite que ajudam a pegar no sono, descansar com qualidade e maximizar todos os benefícios de dormir bem.

Fica a dica:

Quer dormir melhor para ter mais energia durante o dia e até mesmo alavancar o potencial de emagrecimento? Então, pensar em higiene do sono é fundamental: a hora de dormir importa, também! Tente pegar mais leve à noite e utilize uma calculadora do ciclo do sono para descobrir a melhor hora de dormir.

1. Leite

O leite é a bebida perfeita para tomar a noite. Morno ou frio, é uma aposta garantida! É rico em triptofano, um aminoácido que comprovadamente ajuda a adormecer mais rápido. Sabia que inclusive é utilizado para tratar casos mais leves de insônia.(2)

Além disso, o leite fornece altos níveis de proteína — mais precisamente, de caseína. Beber leite ou comer outros alimentos ricos em proteínas antes de dormir pode evitar a perda muscular durante a noite e até mesmo estimular a síntese de proteínas enquanto você dorme. Assim, quer garantir uma rápida recuperação pós-treino? Aposte em dormir bem!(3)

2. Chá de gengibre com limão

Propriamente dito, o chá de gengibre não ajuda a dormir melhor. Mas… consumir gengibre e limão juntos pode alavancar o metabolismo, ajudando a queimar uns quilinhos e afinar a cintura em relação à circunferência do quadril.(4)

O limão também é rico em vitamina C, que é extremamente importante para manter o sistema imunológico saudável. Quando o sistema imunológico está forte, o corpo combate infecções com mais eficácia, de forma que é um ótimo chazinho para tomar quando você sente um resfriado ou gripe se aproximando.(5)

O melhor de tudo é que você desfrutará de todos esses benefícios enquanto dorme tranquilamente: zero esforço!

3. Chá de camomila

A camomila é uma erva medicinal usada principalmente para acalmar e ajudar a dormir. Seu potencial é conhecido há muito tempo! Mas a camomila proporciona vários outros benefícios muito preciosos, sabia? Por exemplo, é um ótimo remédio natural para reduzir inflamações e tratar desarranjos digestivos.(6)

A apigenina é o que torna a camomila o chá perfeito para dormir e relaxar, pois é uma substância que reduz sintomas de ansiedade e depressão. Mas o chá de camomila também é ótimo para aliviar dores menstruais e ajudar a se recuperar de um resfriado mais rapidamente, por exemplo. São muitas as vantagens de adquirir esse hábito!

Quer mais? Além de amenizar a insônia, é um chá que reduz o inchaço na barriga e acelera o metabolismo. E aí, já comprou o chá para começar a tomar hoje mesmo antes de ir dormir?

4. Kefir

O kefir é fabricado com leite fermentado. Contém dióxido de carbono e “toneladas” de probióticos, que são ótimos para melhorar a saúde intestinal. Consumir probióticos ajuda a alcançar um equilíbrio saudável de bactérias no estômago e até fortalece o sistema imunológico.(7)

Além disso, o kefir é rico em proteínas. Pode não ser um alimento fácil de obter, mas um copo desta bebida láctea como lanche noturno proporciona satisfação e também garante bastante proteínas aos músculos. Isso os “alimenta” durante a noite, evitando perda muscular.

Lembre-se: proteínas em quantidade adequada na alimentação são importantes para a recuperação muscular pós-treino e até ajudam a conquistar hipertrofia muscular. Isso é essencial para quem sempre quer ter bom desempenho nos treinos. Afinal, dormir bem é essencial para treinar bem!

5. Ashwagandha 

Ashwagandha é um suplemento que geralmente vem em forma de pó. Assim, pode ser adicionado ao leite morno ou mergulhado em água quente, o que resulta em um ótimo chá e ajuda a dormir melhor. Para contornar o sabor amargo, adicione gengibre e mel e consuma antes de dormir.

A erva Ashwagandha é mais conhecida por amenizar a ansiedade, mas tem outras funções. O uso de ashwagandha pode diminuir os níveis de cortisol, além de melhorar a memória e até aumentar a fertilidade.(8)

Assim, pode ser uma erva bem útil para quem quer ter boas noites de sono. E há muitos outros benefícios que a Ashwagandha oferece enquanto estamos dormindo, sabia? Só vantagem.

6. Leite de soja

O leite de soja é uma das melhores bebidas que ajudam a dormir. Além disso, é uma alternativa de leite perfeita e razoavelmente acessível para pessoas veganas. Assim como o leite de vaca, o leite de soja é rico em triptofano, aminoácido que reduz a concentração do cortisol (hormônio do estresse) no sangue. Também é rico em melatonina, um hormônio que desempenha um papel essencial no sono.(9)

Adicionar proteína em pó ao leite de soja também pode amplificar o potencial de emagrecimento do leite de soja. Ingerir proteínas antes de dormir estimula o metabolismo, ajudando a queimar calorias durante o sono. E, como é o caso de várias outras bebidas naturais, o leite de soja proporciona outros benefícios, como o aumento dos aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e reparação muscular.

Assim, combinar o potencial de emagrecimento da proteína com os efeitos redutores de cortisol da soja em uma boa vitamina noturna é uma ótima ideia! Entretanto, mesmo sem o pó proteico, um copo de leite de soja antes de dormir já dará conta do recado. Afinal, no pior dos casos, ele maximiza os benefícios de uma boa noite de sono.

O que *não* beber antes de dormir?

Encontrar bebidas que ajudam a dormir melhor é tão importante quanto descobrir quais bebidas evitar antes de ir para a cama.

Vejamos alguns exemplos:

  • Bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados
  • Bebidas contendo cafeína, como café ou chá
  • Qualquer bebida alcoólica

As bebidas com alto teor de cafeína podem acelerar o pensamento enquanto tenta adormecer. Já as bebidas açucaradas resultam em sono entrecortado.

Já no caso do álcool, há pesquisas em andamento para investigar a conexão entre o álcool e a insônia. Apesar do álcool ter potencial efeito sedativo e ajudar a relaxar no fim de um dia intenso, em geral, pessoas que vão dormir embriagadas têm um sono menos reparador e mais agitado. Especialmente na segunda metade da noite.(10)

Lição para levar pra vida:

Geralmente, o que nos faz ler sobre bebidas para dormir bem são noites mal dormidas e falta de energia no dia a dia. Mas a verdade é que o tempo que passamos dormindo tem o potencial de oferecer mais benefícios do que nos ajudar a acordar com energia, e as 6 bebidas naturais que recomendamos para tomar antes de dormir são uma ótima maneira de aproveitar todo esse potencial.

Quem tem insônia pode até já ter experimentado alguns desses chás para tentar pegar no sono mais rápido ou ter um sono mais profundo. Mas até mesmo as pessoas que dormem profundamente todas as noites podem se beneficiar de uma bebida saudável antes de ir para a cama, certo? Até porque as vantagens vão muito além de dormir bem.

Que tal experimentar um chá de gengibre antes de dormir? Lembre de cuidar da higiene do sono como um todo e tenha atenção à rotina noturna: simplifique o fim do dia para maximizar todos os incríveis benefícios para a saúde de simplesmente… dormir bem!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner