Barriga inchada? 5 bebidas para melhorar a digestão

Copo contendo chá de hortelã para melhorar a digestão

Sabe quando a barriga fica inchada? Passar um dia com esta sensação é horrível, não é? Este tipo de “estufamento” pode ser causado por vários fatores: hábitos alimentares ruins, comer rápido demais, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos ou ricos em lactose (cebola, alho, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, leguminosas, etc) — tudo isso pode trazer consequências desagradáveis para a digestão.(1)

Vive sofrendo com a sensação de estar com a barriga “estufada”? Confira estas 5 bebidas naturais e saudáveis que podem ajudar a aliviar este desconforto. Experimente!

Importante:

Se esta sensação de inchaço no ventre e estufamento estomacal for constante, consulte um médico. A recomendação também vale para quem sempre se sente empanturrado ou vive ouvindo sons estranhos na região abdominal. Pelo sim, pelo não, é sempre importante recorrer a um profissional da saúde!

5 bebidas que aliviam a sensação de “barriga inchada”

1. Chá verde

bule contendo chá verde e um pouco da erva em potes sobre uma mesa

Chá verde sem açúcar ou adoçante mata a sede, acelera o metabolismo e pode agir como um prebiótico (fibras alimentares não digeríveis que estimulam o crescimento da importantíssima flora bacteriana intestinal). Consuma quente ou frio – chá gelado é ótimo pra dias quentes!

2. Água com limão ou pepino

Água saborizada com rodelas de limão e pepino

Todo mundo sabe que beber bastante água é importante mas que tal dar uma incrementada na água do dia a dia com uma ou duas rodelas de limão ou pepino? Além do toque de variedade, o sabor é ótimo. Outra vantagem: acelera o metabolismo!

Dica:

Beba água sem gás. Água com gás colabora para a sensação de inchaço.

3. Suco de melancia

Um copo moderno com suco de melancia, fatias de melancia, hortelã e limão sobre a mesa

Suco de melancia é refrescante e delicioso. A melancia é rica em água e potássio, o que torna esta fruta um poderoso remédio contra o inchaço. Bônus extra: contém poucas calorias!

4. Chá de hortelã

Bule contendo chá de hortelã. Sobre a mesa, um pote com mel, rodelas de limão e gengibre.

O hortelã tem muitos benefícios. É uma erva que alivia cãibras e relaxa o corpo. Assim, o chá de hortelã é perfeito para se livrar da sensação de barriga estufada.(2) O chá fica com um sabor ainda melhor se você usar folhas de hortelã frescas: lave-as, coloque em uma xícara ou caneca, despeje água bem quente (mas não fervendo!) sobre as folhas e deixe em infusão por bastante tempo.

5. Suco de abacaxi

Copo contendo suco de abacaxi

Sabia que o rei das frutas contém uma enzima chamada bromelina? Esta enzima tem efeito antiinflamatório e estimula a digestão.(3) Um suco de abacaxi maduro ajuda a aliviar a sensação de barriga inchada. E que tal combinar esta dica com a anterior e apostar no clássico “abacaxi com hortelã”? Hmmm, delícia!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner »