Partiu pedal? Confira os 3 principais benefícios do ciclismo para a saúde

Man cycling

“‘Será que andar de bicicleta faz mesmo bem para mim?’ Juro que também me perguntei isso no início da minha carreira no ciclismo. Hoje, posso responder com total confiança: Sim, faz!”, afirma o expert em ciclismo e participante da prova “Race Across America” Gehrard Gulewicz.  Aprenda sobre os 3 principais benefícios para a saúde que o ciclismo proporciona, e depois… partiu pedal!

Mulher e homens andando de bicicleta em uma ponte

1. O ciclismo ajuda na perda de peso

Andar de bicicleta é, provavelmente, o melhor exercício para aprimorar o lado fitness de forma saudável, ao mesmo tempo em que queima gordura! Mas andar de bicicleta não é ideal apenas para quem quer perder peso: é perfeito para qualquer pessoa que queira sair da inércia e ser mais ativa. “Fora isso, andar de bicicleta é muito agradável. Talvez, no início, seja um pouco puxado, mas vale a pena”, admite Gehrard.

Queimar gordura na bike:

A quantidade de calorias queimadas graças à prática do ciclismo varia dependendo da idade, composição corporal e intensidade/duração da atividade. O exemplo abaixo é uma boa forma de estimar o gasto calórico: andando de bicicleta durante 1h na velocidade de 20 km/h, você queimará até 450 calorias.

2. O ciclismo é uma atividade de baixo impacto

Andar de bicicleta dá vigor e alavanca o metabolismo. Atrás apenas da natação, o ciclismo é o exercício que pega mais leve com o sistema esquelético. É a bicicleta que suporta o peso, aliviando a tensão nas articulações. Por isso, é uma atividade altamente apropriada para pessoas com sobrepeso.

Digamos que alguém sofra de dores no joelho: o ciclismo pode ajudar a aliviar o problema! O movimento circular e contínuo que o pedal proporciona tem o desejável efeito de fortalecer os músculos da perna sem o impacto de outros esportes como a corrida. Perder peso é certa no processo: assim, andar de bicicleta traz benefício em dobro para as articulações.

3. Andar de bicicleta fortalece o sistema cardiovascular

Outro benefício do ciclismo é que ele trabalha o sistema cardiovascular e alavanca o metabolismo. Isso, claro, se você pedalar na intensidade correta! “Quem está iniciando no ciclismo normalmente comete o erro de pedalar rápido demais. ‘Subir na magrela e pedalar à toda’ – é o que muita gente pensa. Mas é a abordagem incorreta se o objetivo for aprimorar a saúde a longo prazo. Escolher a intensidade e duração corretas é muito importante.

Homem se preparando para ir trabalhar de bicicleta

Com que frequência devo sair para pedalar?

Bem, não há mais dúvidas: andar de bicicleta faz bem para a saúde! E agora você provavelmente já está fazendo planos para inserir a atividade na sua rotina, seja a caminho do trabalho ou como hobby. Mas aí surge a dúvida: quantas vezes por semana devemos praticar ciclismo? A resposta é simples: “Não há excesso quando se pedala na intensidade correta”, afirma Gerhard Gulewicz.

Na verdade, o melhor dos mundos seria deixar o carro na garagem o máximo possível e resolver tudo de bicicleta. Por exemplo: se você for trabalhar de bicicleta e cada ida e volta durar em média 20 minutos, em apenas 5 dias, você terá feito 3h20 minutos de exercícios aeróbicos e, assim, fortalecido seu sistema cardiovascular. Resumo: ir trabalhar de bicicleta sempre que possível é uma ótima ideia!

Ciclismo para iniciantes

Na primeira semana da sua prática de ciclismo, tente sair para pedalar 2x durante 30 minutos. Na segunda semana, faça 3x 30 minutos. Na terceira semana, prolongue cada percurso em 5-10 minutos.

Siga praticando antes de tentar sair em percursos realmente longos. Lembre-se sempre da regra: não é a distância que mata, é a intensidade.

Dica:

Para o primeiro dia de ciclismo, escolha uma pista plana e não extrapole os 30 minutos. Quanto à intensidade, opte por um pace em que você consiga respirar pelo nariz com facilidade.

“Muitos devem estar pensando: ‘30 minutos? Sério? Isso não é nada!’ Entretanto, a definição de um treino de cardio (aeróbico) é de 20 minutos de atividade física contínua, e 30 minutos no primeiro dia é mais do que suficiente em termos de exercícios”, afirma nosso ciclista profissional, participante da prova “Race Across America”.

“Ao concluir os 30 minutos do primeiro dia, a sensação vai se de que você facilmente conseguiria continuar. O resultado? Você vai ficar ainda mais ansioso pela próxima saída de bike!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Gerhard Gulewicz

Gerhard Gulewicz é um atleta extremo e participante assíduo da competição ciclística Race Across America durante os últimos 10 anos. A competição atravessa os Estados Unidos da Costa Oeste até a Costa Leste. Em 2014, parte de sua história como atleta foi retratada no documentário "Attention - A Life in Extremes." Ver todos os artigos de Gerhard Gulewicz »