Fazer trilha: 4 motivos para sair da zona de conforto caminhando

Pessoa fazendo trilha

A lista de razões para fazer trilhas é infinita. Vamos começar com o básico: a caminhada em si é uma forma barata e amplamente acessível de entrar em forma.

Seja subindo em picos altos, descendo desfiladeiros íngremes ou andando para espairecer no meio da floresta por rotas tranquilas, cheias de verde e ar puro… o bom da trilha é que você pode decidir o tipo de caminho, o ritmo e a duração da atividade de acordo com seu nível de condicionamento físico e objetivos para construir gradualmente uma base sólida de força e resistência que servirá de trampolim para outros esportes.

O que fazer trilha tem a ver com bem-estar?

Fazer caminhadas em trilhas faz bem para o corpo e para alma. O movimento ao ar livre estimula o funcionamento do metabolismo trazendo consequências boas para o corpo inteiro. Ok, vamos ser mais específicos sobre os benefícios da atividade:

1. FAZER TRILHA Alivia o estresse e diminui a depressão

Fazer atividades físicas ao ar livre reduz o estresse e a depressão. Um estudo que examinou os efeitos da urbanização na saúde mental deu o seguinte resultado: as pessoas que fizeram uma caminhada de 90 minutos por um ambiente natural obtiveram menor atividade neural na área do cérebro ligada ao risco de doença mental do que as pessoas que caminharam por um ambiente urbano.(1)

walking in the woods with adidas terrex vests

Você já ouviu falar em banhos de floresta? Conhecido como shinrin-yoku em japonês, o banho de floresta é praticado no Japão para reconectar-se com a natureza e reduzir o estresse. O objetivo é desacelerar e absorver o ambiente natural através dos sentidos. Não é o mesmo que caminhadas e não há banho de verdade envolvido, mas por cheirar, ver e tocar as coisas que existem num ambiente natural, a pessoa experimenta efeitos positivos significativos na saúde mental.(2)

Portanto, se você está sentindo muita ansiedade, experimente fazer uma caminhada em ritmo lento ao ar livre. Deixe o asfalto, as lojas e o trânsito para trás e passe um tempo com as paisagens e os sons da natureza, para serenar a mente e expandir os sentidos.

2. Fazer trilha Aumenta a densidade óssea

A densidade óssea e o tônus muscular começam a diminuir em torno dos 30 anos de idade. Uma das melhores maneiras de contrariar este infeliz desenvolvimento é usar o poder do exercício físico. Fazer atividades aeróbicas regularmente e algum tipo de treino de força (exercícios como agachamento com salto, por exemplo) favorece a integridade dos ossos estimulando o depósito de cálcio e o crescimento ósseo.(3)

trail running with adidas Terrex shoes

3. Fazer trilha Melhora a saúde cardiovascular

A obesidade, a hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes são algumas das doenças causadas pelo sedentarismo e alimentação desequilibrada. De fato, as doenças cardíacas são a causa número um de mortes nos Estados Unidos.(4

Melhorar a saúde cardiovascular não só reduz o risco de desenvolver esses tirpos de doenças bastante comuns hoje em dia, como também faz se sentir mais jovem. Acrescente caminhadas à sua rotina de condicionamento físico para aumentar a força das pernas: andar é um exercício cardiovascular incrível. Você pode registrar a atividade e acompanhar o seu progresso ao longo do tempo com o app adidas Running (selecione o tipo de atividade “caminhada”). Também é uma boa monitorar a frequência cardíaca com um relógio inteligente e calcular o ritmo cardíaco máximo para tirar mais proveito da sua caminhada esportiva. 

best hiking gear from adidas Terrex and cold.rdy

4. Fazer trilha para perder peso

Fazer caminhadas de intensidade moderada é uma ótima maneira de aumentar a resistência de quem quer começar a fazer trilha. Na verdade, esse é o primeiro passo: fortalecer as pernas e criar resistência. Depois de alcançado um certo nível de força e resistência, a caminhada pode ser usada como atividade para queimar mais calorias e ajudar a emagrecer. A queima calórica depende dos seguintes fatores: intensidade, ritmo, nível de condicionamento físico, idade e peso corporal. 

A velocidade contribui para a queima de calorias e, como sabemos que correr queima mais calorias do que caminhar, uma caminhada difícil (trilha!), com mochila nas costas e um ritmo mais acelerado queimará uma quantidade maior de calorias do que um passeio devagar estilo banho de floresta. 

Lembre-se:

O controle da ingestão calórica é importante para a perda de peso eficiente. Procure saber alguns fatos sobre como emagrecer de forma saudável antes de se aventurar nas trilhas com o objetivo de perder peso para não perder tempo e chegar à sua meta mais rápido.

Enfim

Mire no seu objetivo! É caminhar para emagrecer? É fazer banhos de natureza para desestressar? A sua meta definirá os tipos de caminhada, as trilhas e as rotas que funcionarão para você se sentir melhor.

adidas Running banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Emily Lemon Formada em Tradução e Literatura, Emily utiliza sua perspectiva de cidadã global para focar na articulação de processos eficientes de comunicação intercultural. Ver todos os artigos de Emily Lemon »