HIIT: os 6 maiores benefícios do treino intervalado de alta intensidade

Você corre uma certa distância regularmente já por algum tempo, mas não vê os resultados do treino como gostaria? Deixa de treinar porque simplesmente não consegue encaixar os treinos na rotina?

Então, pode ser que o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) seja uma boa opção para você!

O que é treino intervalado de alta intensidade (HIIT)?

HIIT é uma sigla formada pelas iniciais de High Intensity Interval Training, que em português se traduz como treino intervalado de alta intensidade.

Essa prática de treino combina intervalos curtos de exercícios rápidos e fortes com intervalos de exercícios mais lentos ou pausa para descanso, trazendo resultados iguais ou até superiores aos dos treinos de longa duração. Pois é, um treino HIIT dura de 10 até 30 minutos e é uma das formas mais eficientes de economizar tempo de treino sem prejudicar o resultado.(1,2)

Variando a intensidade do treino, conseguimos obter todos os benefícios do treino aeróbico e anaeróbico. Com o tempo, a prática  do HIIT ajuda a melhorar a velocidade, a força e a resistência.

Quais são os 6 maiores benefícios do treino intervalado de alta intensidade?

1. Você treina menos e ganha tempo

HIIT é a forma mais eficiente de treinar cardio. Os resultados chegam muito mais rapidamente do que fazendo os exercícios típicos de cardio. Pesquisas mostram que 27 minutos de HIIT feitos três vezes por semana produzem os mesmos resultados aeróbicos e anaeróbicos que 60 minutos de cardio realizados cinco vezes por semana.

2. Você queima mais calorias (mais rápido!)

Treinar em intervalos faz perder mais peso do que fazer um longo e lento exercício de resistência.(3) Pois, quando o corpo se esforça intensamente, ele tem que se esforçar ainda mais para se recuperar: você acaba queimando mais calorias nas 24 horas após um treino intervalado do que queimaria depois de uma corrida lenta e constante. Durante as 24 horas após um treino intervalado de alta intensidade (HIIT), o corpo pode produzir até 450 por cento mais hormônios de crescimento humano e, para conseguir a energia que deslancha essa grande produção, umas tantas calorias são queimadas.(4) 😎

3. Você ganha hormônios da felicidade

O treino intervalado gera uma onda extra de endorfina: os opiáceos naturais que o cérebro produz como resposta ao exercício desafiador.(5) Devido às breves explosões de atividade extenuante, o treino intervalado impulsiona drasticamente a produção de endorfinas: você experimentará um verdadeiro “barato” e se sentirá feliz e com mais energia após o treino.

4. Você fica mais forte, ágil e veloz

Treinar em intervalos estimula várias mudanças fisiológicas que podem aumentar a força explosiva, a velocidade e a agilidade.(6) O treino HIIT ensina o corpo a queimar ácido láctico de forma mais eficiente – permitindo que você se exercite por um período maior antes de se cansar totalmente. O treino intervalado ajuda a ir mais longe e mais rápido com mais energia e também auxilia outras atividades cardiovasculares, como caminhadas, ciclismo, natação e esqui.

5. Você melhora a saúde cardiovascular e respiratória

Se por um lado os intervalos de alta intensidade aceleram o ritmo cardíaco, por outro eles diminuem a tensão no coração. Com o tempo, o exercício cardiovascular pode aumentar o volume do coração ou a quantidade de sangue que o coração bombeia por batimento. O treinamento intervalado maximiza os benefícios de treinos cardiovasculares, podendo, por exemplo, aumentar rapidamente o volume do derrame, tornando o coração mais forte e mais eficiente. O HIIT também maximiza outros benefícios do exercício cardiovascular, como a diminuição do risco de doenças cardíacas e pressão arterial alta.(7,8,9)

6. Você fortalece a imunidade

O treino intervalado ajuda na redução do colesterol (10), na diminuição do risco de artrite e em outros problemas inflamatórios. O exercício pode também diversificar a microbiota intestinal, causando efeitos positivos sobre a saúde e o sistema imunológico, em geral.

No entanto, se estiver começando a treinar, não exagere! Pois, uma vez que o corpo é colocado sob estresse oxidativo, você pode causar danos musculares e aumentar o risco de doenças devido ao excesso de treinamento.(11) O ideal é encontrar um bom meio-termo entre o treino e a recuperação, sempre!

Agora que você conhece esses seis benefícios do HIIT: experimente hoje mesmo o programa de treino intervalado de alta intensidade no aplicativo adidas Training!

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »