Traçando boas metas fitness: metas SMART

Mulher correndo na rua

Metas SMART são ótimas para orientar sua jornada fitness. O que é SMART? Em inglês, Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Timebound (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com meta de tempo).

Ter este tipo de meta diante de si ajuda a energizar e inspirar você nos bons e nos maus momentos. Afinal, nada melhor do que traçar e se ater a um objetivo realista! Na verdade, tem sim uma coisa melhor: alcançar este objetivo 😉

Sempre que alcançamos uma meta, surge a melhor sensação do mundo! Esta sensação é um grande motivador, seja a meta grande ou pequena.

A missão deste post é orientar você, passo a passo, exatamente como estabelecer uma meta utilizando o método SMART. Uma coisa é traçar uma meta, e outra coisa é estabelecer uma meta específica e pessoal. Isso quase garante que você vai alcançá-la (presumindo que você lute para conquistá-la, claro)! Quando você alcança uma meta, a sensação é de sucesso e empoderamento. Quem não quer isso?

Claro que ter uma meta ambiciosa é super aceitável, mas o ideal é fracioná-la em pequenos objetivos. Sabemos que você quer alcançar a sensação de sucesso e de atingir um objetivo, mesmo que seja modesto. Mas, se cada pequeno objetivo for uma fração de uma meta ambiciosa, toda hora você alcançará esta satisfação e se motivará sempre mais rumo ao objetivo final.

Pessoa fazendo anotações em um caderno

Exemplos de metas fitness smart

Temos aqui um exemplo de meta fitness SMART para alguém que quer correr 250 km neste ano. É um objetivo bem ambicioso: praticamente, cinco maratonas. Como abordaremos esta meta ambiciosa? Utilizando metas fracionadas SMART!

A corrida está prejudicando suas articulações? Opte pelo ciclismo durante um tempo!

Exemplos de metas fitness smart específicas

Quando falamos em “correr mais” ou “comer de forma mais saudável”, o que esse “mais” significa para você? Em vez de ficar pensando em “mais”, pense nos exemplos fitness SMART a seguir:

  • Vou correr 5-8km 3x por semana após o trabalho.
  • Também vou começar a trabalhar na minha alimentação: tomarei um café da manhã saudável 3x por semana, rico em proteínas, para que eu não sinta muita fome na hora do almoço e acabe comendo bobagens.
  • 1x por semana, farei uma aula de yoga com minha colega de trabalho pois sei que a yoga ajudará a me recuperar da corrida.

Importante:

Quanto mais específicas e detalhadas as metas, melhor!

Exemplos de metas fitness smart mensuráveis

As metas fitness SMART precisam ser mensuráveis. Isso fica fácil com nossos aplicativos adidas Running e adidas Training! Temos um recurso chamado “Meta” que você pode configurar e acompanhar automaticamente seu progresso. Use o aplicativo para definir metas de corrida, caminhada e até trilhas. Você pode definir um objetivo de tempo para alcançar a meta desejada e também a distância, a duração ou os tempos para cada objetivo.

Lembre-se:

Abra e ative o app sempre que praticar uma atividade física!

Exemplos de metas fitness smart alcançáveis

Sempre pare e pense: sua meta é realista? Se você só correu 50km no ano passado, será que é factível imaginar que você vai correr 250km neste ano? Se você sempre pula o café da manhã, é factível dizer que você vai passar a fazer uma refeição matinal completa e balanceada todos os dias?

Analise sua vida. Faça um processo de discernimento para analisar seus hábitos atuais e tente melhorá-los em um ou dois níveis, não dez níveis de uma vez só! Lembre-se: você quer ter pequenos sucessos rumo a uma grande conquista!

Mulher utilizando o smartphone para registrar uma atividade fitness

Exemplos de metas fitness smart relevantes:

Um exemplo de meta fitness SMART relevante para quem quer correr 250 km por ano pode ser “correr ao menos 5km por semana”. Um exemplo de meta fitness SMART irrelevante para a meta dos 250km em corrida poderia ser “ler cinco livros sobre corrida por ano”. Ler livros até pode ajudar a alcançar a meta, mas a leitura em si não equivale a nenhum quilômetro corrido, certo? Ou seja: não necessariamente é algo relevante para a sua meta.

E nada de deixar a canelite arruinar sua meta fitness!

Exemplos de metas fitness smart com tempo definido:

Defina uma data realista para quando quer alcançar uma meta fracionada. Anote esta data! Estabeleça tempos definidos para fazer medições intermediárias do seu sucesso. Para metas que levarão mais que 6 semanas para serem cumpridas no total, fracionar é muito importante. Metas com duração de 2-4 semanas são mais fáceis de rastrear e de não abrir mão.

No nosso exemplo de meta fitness SMART, a ideia é correr 250 km por ano. O tempo definido é de um ano. Fracione este ano em meses e, depois, em semanas. Quanto você consegue se comprometer a correr por semana para que, no fim do ano, você tenha garantido os 250 km?

Defina uma meta fitnes SMART junto a amigos e aposte em treinos para dupla ou casal!

adidas running banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »