Café antes de correr: será que a cafeína alavanca mesmo o desempenho nos esportes?

Seja um simples cafezinho ou um expresso ou até um café com leite: muita gente recorre ao café antes de correr porque considera a bebida um estimulante natural para o desempenho atlético. Supostamente, tomar café ajuda a correr mais rápido e com mais vigor. Será que é verdade? Compilamos os fatos mais importantes sobre o café para você. Confira também uma deliciosa receita de vitamina de café!
Como a cafeína age?
A cafeína é o que provoca aquele “levante” após tomar um café. Esta substância estimula o sistema nervoso, elevando a produção de noradrenalina no cérebro e, assim, traz efeito estimulante, aprimorando o desempenho físico. Em geral, é disso que a gente precisa após uma noite mal dormida, ou para derrotar aquela lombeira que bate depois do almoço. O café alcança o pico de estímulo cerca de 30 minutos após ser consumido.
Sabia que…
Uma xícara de café coado contém ~100mg de cafeína. Já um expresso contém -30mg. Segundo estudos, para um adulto saudável, consumir 3-4 xícaras (máx. 300-400 mg de cafeína) por dia não oferece nenhum risco à saúde. Se consumido com moderação, o café também é seguro durante a gravidez.(1)
O café afeta o corpo de várias maneiras:
- Vamos lá: o café contém alto teor de antioxidantes e, assim, reforça o sistema imunológico.(2)
- A temperatura corporal se eleva por um curto período de tempo após consumir o café, já que a cafeína tem efeito termogênico. Isso, por sua vez, alavanca o metabolismo e a queima calórica.(3)
- Além disso, o café provoca elevação temporária da pressão arterial. Isso é ruim para quem sofre de hipertensão, pois a cafeína faz com que o coração bata mais rápido e dilata os vasos sanguíneos.(4) Às vezes, há quem sinta até palpitações no coração se o café for forte demais. Mas, se você não tiver problemas de pressão, o efeito desta bebida para o coração pode ser até positivo.
- É que a cafeína dilata os bronquíolos dos pulmões. Na prática, isso quer dizer que ela relaxa os músculos dos brônquios, facilitando a respiração.(5)
- Você é daquelas pessoas que sempre precisam dar uma passadinha no banheiro após o café? A cafeína estimula temporariamente a função renal.(6) Com a filtragem elevada, os rins produzem mais urina.
- A cafeína e os sabores associados à acidez, aos taninos e ao amargor do café estimulam o peristaltismo (contrações musculares em movimentos ondulados que provocam os movimentos intestinais). Assim, se consumido em jejum, o café pode dar uma ajudinha a intestinos preguiçosos, tirando-os da inércia.(7)
- Mais curiosidades: acredita-se que a cafeína tenha um efeito analgésico. Por isso, ela é usada em remédios como analgésico auxiliar (por exemplo, em remédios contra dor de cabeça).(8)
Mas, afinal… o café dá mais vigor?
Tomar café puro e sem açúcar antes de treinar é rotina entre entusiastas do mundo fitness. Um estudo investigou o efeito do consumo de café antes de treinos de resistência (corrida e ciclismo). O vigor e o desempenho dos atletas avaliados de fato apresentou melhora em 5 de 9 estudos. Além disso, a cafeína reduz o esforço percebido e facilita a respiração, então de fato é possível correr melhor. É preciso consumir 3-8mg de cafeína por quilo de peso corporal para sentir ganho no desempenho.(9) O café puro, assim, é realmente capaz de dar uma ajudinha na performance se consumido antes da prática de exercícios. Entretanto, não há evidências de que a cafeína traz efeito positivo para a força muscular.(10)
Fica a dica:
O café é um estimulante e, assim, não conta na hora de calcular a sua necessidade diária de ingestão de líquidos.
Um cafezinho antes do treino? Atenção à quantidade!
Agora que você já sabe que o café traz, sim, vantagens para o desempenho, falta saber qual é a dose eficaz. Sim, pois, como tudo na vida, a virtude está no meio. Tudo varia de pessoa para pessoa. Em geral, 1-2 xícaras de café puro devem ser suficientes para turbinar o desempenho. Experimente e veja como seu corpo reage! Beba uma xícara de café 30 minutos antes do treino.
Por fim, ouça seu corpo: pessoas que têm um estômago mais sensível precisam ter cuidado ao consumir café, pois este energético natural pode não cair nada bem: dor de estômago ou azia durante um treino acabam com a diversão do momento.
Dica de receita: vitamina de café com coco cremoso
Café em uma vitamina? É sério isso? É, sim! Esta bebida cremosa com coco e banana dá um super gás extra antes da corrida.
Ingredientes:
- 1 banana
- ½ banana (cortada em rodelas e congelada)
- 100 ml café (resfriado)
- 50ml leite de coco
- 1-2 CS de raspas de coco
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até o líquido ficar homogêneo.
- Decore sua vitamina com mais raspas de coco!
***