Calculadora da percentagem de gordura corporal

Body fat calculator

Esta calculadora permite estimar sua percentagem de gordura corporal. Isso é feito com base na  altura e nas medidas da cintura e do pescoço para calcular seu valor de circunferência abdominal. Para corpos femininos, a medida do quadril também é levada em conta. Vamos aprender a calcular a gordura corporal usando diferentes métodos?

Confira abaixo dois infográficos que mostram as faixas de gordura corporal para homens e mulheres.

Como calcular o percentual de gordura corporal?

Bem, há vários métodos. Pode-se usar ferramentas para medir algumas partes do corpo. Vamos explicar como medir seu corpo da forma correta para usar a calculadora de percentual de gordura acima.

Usando a fita métrica para calcular o percentual de gordura corporal

Use uma fita métrica dessas de costura. Homens: meçam a parte mais larga da cintura e do pescoço. Mulheres: além dessas duas medidas, meçam também a largura do quadril. A diferença é porque o corpo feminino armazena gordura em lugares diferenciados em comparação ao corpo masculino.

A fita métrica não deve ficar apertada na pele nem frouxa: isso causaria medidas imprecisas e afetaria o resultado do cálculo. A melhor forma de obter valores confiáveis para inserir na calculadora é tomar novamente as medidas durante alguns dias e utilizar um valor médio. Por exemplo: se a medida da cintura ficou entre 92 e 94, calcule usando o valor de 93.

Mulher treinando feliz

Como calcular o percentual de gordura corporal usando um adipômetro?

O adipômetro é uma ferramenta bem específica e barata. O modelo original é realmente bem acessível, e há modelos digitais com preços variados. Independentemente da tecnologia utilizada, o adipômetro é uma ferramenta mais precisa para medir o percentual de gordura corporal do que o método que utiliza fita métrica.

Falando mais especificamente do adipômetro, os homens devem medir o tórax, a gordura abdominal e a coxa. Já as mulheres devem medir o tríceps, a dobra cutânea suprailíaca (logo acima do ossinho do quadril) e a coxa. Para maior precisão, faça todas as medidas no mesmo lado do corpo. Se você puder contar com uma outra pessoa para tirar as suas medidas, melhor ainda.

O adipômetro é vendido com um manual de instruções. Siga essas instruções para descobrir seu percentual de gordura no corpo.

Pesagem hidrostática

A pesagem hidrostática (ou hidrodensitometria) é um método para medir a taxa de gordura corporal que só é realizado em centros especializados com alta tecnologia: basicamente, a pessoa se senta sobre uma cadeira que afunda na água e, assim, mede a gordura e a massa magra. A precisão deste método é praticamente a mesma do adipômetro. Entretanto, pela dificuldade de acesso, a pesagem hidrostática acaba não sendo uma opção popular.

Balanças de impedância

As balanças de impedância calculam a percentagem de gordura corporal enviando uma corrente elétrica que passa por todo o corpo e permite o cálculo da impedância. Este tipo de balança é suficientemente preciso para as necessidades da maioria das pessoas. Mas o nível de hidratação do corpo pode dificultar a consistência nos resultados.

Scanner corporal 3D

É um método moderno que usa raio-laser e que pesa no bolso, mas, surpreendentemente, pode ser que perca em eficácia para o bom e velho adipômetro. Nossa recomendação é que você só recorra a este método se estiver com dinheiro sobrando e queira algumas imagens legais para postar. Ou se conseguir fazer sem custo. Tudo é possível: vai que você dá sorte?

Exame de corporal DXA/DEXA

Este exame é aclamado como a melhor forma de calcular o índice de gordura corporal, mas, apesar da alta tecnologia envolvida… o adipômetro ainda ganha. Como é utilizado um equipamento de densitometria óssea, este exame precisa ser feito em locais específicos e por operadores licenciados para lidar com esse tipo de máquina. O custo deste exame também é bastante superior ao do adipômetro.

Em resumo: quem se interessa por saber seu percentual de gordura corporal normalmente não necessita de informações 100% detalhadas ou laudos de exames. Os métodos da fita métrica e do adipômetro oferecem uma boa noção da percentagem de gordura corporal. Assim, em vez de gastar com exames caros e não necessariamente melhores, que tal investir seu dinheiro na sua saúde e assinar a versão premium dos apps adidas Running e adidas Training? O custo-benefício acaba sendo bem melhor, pois de que adianta saber seu percentual de gordura corporal se não for para orientar suas ações com base nesse conhecimento?

FAIXAS DE PERCENTUAL DE GORDURA E CLASSIFICAÇÃO PARA HOMENS

Tablea de percentual de gordura para homens

FAIXAS DE PERCENTUAL DE GORDURA E CLASSIFICAÇÃO PARA MULHERES

Tabela de percentual de gordura para as mulheres

E o que é gordura, afinal?

A gordura corporal nada mais é do que o tecido onde o corpo humano armazena o excesso de energia obtida através da alimentação. Sabia que a gordura desempenha um papel fundamental na regulação da temperatura corporal e protege órgãos vitais e os ossos? Muita gente acha que o ideal seria ter uma percentagem baixíssima de gordura no corpo. No entanto, o corpo precisa de um pouco de gordura para sobreviver. Índices muito reduzidos de gordura corporal podem afetar seriamente funções biológicas importantes. Até fisiculturistas profissionais só reduzem o nível de gordura corporal a 5% para competições, pois é muito difícil manter esse patamar.

Por que as faixas são diferentes para homens e mulheres?

As mulheres, em geral, têm 5% de gordura corporal a mais que os homens. O motivo? É que o corpo precisa de gordura para manter os níveis hormonais estáveis. A gordura corporal (dentro da faixa do “saudável”) é essencial para sustentar a funcionalidade dos órgãos reprodutores, permitindo que as mulheres tenham um ciclo menstrual mais regular e saudável (o que é um indicador de fertilidade).

Que tal experimentar esse treino para core e abdominais com uma pessoa bacana?

IMC e percentagem de gordura corporal são a mesma coisa?

O IMC, ou Índice de Massa Corporal, descreve categorias de peso e pode não ser uma métrica tão relevante para atletas. Aliás, para obter mais informações a respeito do IMC, confira nossa calculadora de IMC. Diferentemente do que pode parecer, não há muita correlação entre o IMC e a percentagem de gordura corporal.

Isso porque o IMC é estabelecido com base em um valor médio calculado para toda uma população, enquanto a gordura corporal diz respeito somente à fisiologia de cada pessoa. Assim, é mais prático estabelecer metas fitness e adotar um plano de ação com base no cálculo da percentagem de gordura corporal do que do IMC. Até porque, por exemplo, pessoas com músculos (“massa magra”) muito desenvolvidos podem ter um IMC bem alto, mesmo estando com a saúde super em dia. Por outro lado, quando você descobre sua percentagem de gordura corporal, fica óbvio se você precisa ganhar ou queimar gordura.

Cintura de uma mulher negra com cintura fina e roupa fitness da adidas

6 riscos da baixa percentagem de gordura corporal

Na era do culto à magreza, acredite: tem muita gente por aí lançando mão de estratégias inclusive perigosas para alcançar níveis de gordura corporal tão baixos que simplesmente não são realistas. Além disso, as consequências e riscos associados a baixos índices de gordura corporal são relevantes. Trazemos exemplos.

  • Falta de energia para treinar: o corpo precisa de energia para se exercitar. A energia é o nosso combustível e, como já vimos, o tecido adiposo é o estoque de energia do corpo. Se não há “estoque” de energia suficiente, o corpo entra em modo de sobrevivência e nem consegue metabolizar energia a partir do pouco de gordura que ainda resta porque, para transformar a gordura em energia disponível ao funcionamento corporal, também é necessário gastar energia.
  • Dificuldade na recuperação pós-treino: atletas com baixíssimo índice de gordura corporal provavelmente sabem que não se ganha músculos durante a prática de exercícios: a hipertrofia muscular ocorre após os treinos, quando os músculos descansam após serem exercitados. No entanto, a baixa percentagem de gordura inibe a capacidade do corpo reparar a si mesmo durante o descanso. Assim, o corpo nem descansa direito e nem fica mais saudável e em forma. Novamente, ele só “sobrevive”.
  • Baixa na testosterona: as consequências envolvem alterações na densidade óssea e na produção de fios capilares
  • Baixa contagem de espermatozoides: homens com baixo percentual de gordura corporal sofrem redução no nível de testosterona, e isso pode resultar em uma baixa na contagem de esperma (oligospermia).
  • Pele “feia” e problemas dermatológicos: as gorduras saudáveis são ótimas para a pele. Assim, a pele sofre quando há baixa percentagem de gordura corporal.

Como perder gordura quando a percentagem está alta?

A rota para o sucesso é bem conhecida: se exercitar e melhorar a alimentação, retirando do cardápio as opções que não são saudáveis. Temos aqui alguns artigos para quem quer saber como queimar gordura corporal de forma saudável e segura para o corpo:

Sem tempo? Experimente este treino de 8 minutos para queimar gordura e tonificar o core!

A chave para queimar gordura está na palma da sua mão: baixe o app adidas Training e faça um treino rápido, divertido e inspirador na sua casa ou em qualquer lugar, sem (ou com!) equipamentos. Sem desculpas!

***

 

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO