Calculadora de IMC

woman working out

Uma calculadora de IMC (Índice de Massa Corporal) estabelece uma estimativa sobre a gordura corporal. Para isso, calcula-se a razão entre peso e altura. Com esses dados, é possível calcular seu próprio IMC. Uma calculadora de IMC pode ajudar a descobrir se sua saúde está em risco devido à gordura corporal.

Quer só um número? Siga direto para a calculadora. Entretanto, se quiser saber mais sobre a ciência e a teoria que embasam esta calculadora, continue lendo aqui!

Qual é a fórmula para calcular o IMC?

As calculadoras usam a seguinte fórmula para calcular o IMC: peso (kg) / [altura(m)]2

As calculadoras de IMC são úteis?

O IMC está altamente correlacionado com outras medidas diretas para calcular a gordura corporal. As categorias de IMC também são altamente correlacionadas a doenças e comorbidades associadas à gordura corporal. O cálculo do IMC é uma ferramenta simples, prática e eficaz para estimar a gordura corporal. As calculadoras de IMC são ótimas para fazer uma espécie de triagem inicial, mas lembre-se que todo tipo de decisão quanto à saúde deve ser tomada junto a profissionais da área médica!

As calculadoras de IMC são precisas?

Sim e não. Calculadoras de IMC estimam a gordura corporal com base na altura e no peso. Entretanto, o IMC não é uma medição direta da gordura corporal. Assim, pessoas com o mesmo IMC podem ter diferentes teores de gordura corporal. Por exemplo, os CDC apontam que mulheres tendem a ter mais gordura corporal que homens, bem como algumas outras diferenças.

As calculadoras de IMC funcionam para crianças e adolescentes?

As calculadoras de IMC podem ser usadas para calcular o IMC de crianças e adolescentes, mas são diferentes das calculadoras para adultos. Os cálculos de IMC para crianças e adolescentes devem ser específicos para a idade e o gênero, pois o corpo muda muito rapidamente durante o crescimento. Leia sobre como se exercitar com qualquer idade.

As calculadoras de IMC funcionam para atletas?

Sim e não. Atletas tendem a ter mais massa muscular do que outras pessoas. Assim, alguns atletas podem parecer ter sobrepeso na calculadora, pois os músculos pesam mais que gordura. Pode ser facilmente o caso de atletas com foco em treinos de força. Por outro lado, atletas de resistência podem parecer estar abaixo do peso, mesmo estando super saudáveis.

Novamente, as calculadoras de IMC são uma excelente ferramenta de avaliação, mas decisões médicas não devem ser tomadas sem ajuda profissional!

Os riscos do sobrepeso

Calculadoras de IMC podem ajudar você a descobrir se está com sobrepeso. O sobrepeso está associado a fatores de risco elevados para a saúde. Câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e várias outras doenças são mais comuns em pessoas com sobrepeso.

Um estudo recente da PNAS no Reino Unido identificou que pessoas com sobrepeso tinham maior probabilidade de serem hospitalizadas para COVID-19. Preocupantemente, a equipe da pesquisa notou que até pessoas com sobrepeso moderado estavam sob maior risco de hospitalização por COVID-19.

Utilize a calculadora de IMC abaixo para descobrir seu IMC de forma fácil e rápida. Você só precisa de dois dados: sua altura e peso.

Tabela de IMC

  • Abaixo de 18,5 – Abaixo do peso
  • 18,5–24,9 > Peso normal
  • 25,0–29,9 > Sobrepeso
  • 30.0–34.9 > Obesidade classe I
  • 35.0–39.9 > Obesidade classe II
  • 40 > Obesidade classe III

O que fazer com os resultados do seu cálculo de IMC?

Marque uma consulta médica se estiver fora da faixa de peso normal. Profissionais de saúde vão oferecer um panorama mais completo sobre a sua saúde do que uma simples calculadora de IMC. Afinal, lembre-se que o IMC é apenas uma triagem inicial.

Temos alguns recursos adicionais que podem interessar:

Se o médico sugerir que você pratique mais atividades físicas, experimente usar nossos aplicativos adidas Running e adidas Training: são ótimas plataformas para você começar a jornada rumo à boa saúde!

Escolha um plano de treino que se adeque às suas necessidades e… vamos que vamos! Saúde em dia, felicidade em dia!

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO