Esta calculadora estima a quantidade de proteínas que uma pessoa deve consumir durante o dia. O cálculo é feito com base no peso corporal e no objetivo de treinamento. O resultado é uma recomendação da quantidade de proteínas em gramas a ser consumida ao longo do dia.
O consumo diário de proteína varia de pessoa para pessoa. Se quiser calcular a quantidade ideal de proteína que deve ser ingerida diariamente, considere os seguintes fatores:
Por exemplo, quem pratica muita atividade física precisa de mais proteína do que pessoas com estilo de vida sedentário. [1, 2]. Corredores devem consumir mais proteínas por causa do forte impacto da corrida no corpo. Pessoas mais velhas (especialmente se forem atletas) também precisam de mais proteína para a manutenção da massa muscular e da saúde óssea. Além disso, proteína ajuda na construção e crescimento de tecidos durante uma gravidez [3].
Deficiência de proteína acontece muito raramente em pessoas que não passam fome. Ou seja, quem come regularmente tem pouca probabilidade de sofrer com a falta de proteína. De qualquer modo, a massa muscular começa a diminuir caso haja insuficiência de proteína no organismo.
A ingestão demasiada de proteína é real: o corpo pode absorver apenas uns 25g de proteína por hora [4]. Comer mais do que esta quantidade pode causar um excesso de proteína no corpo. Uma parte do excesso é eliminada pela urina e a outra parte é estocada em forma de glicose ou gordura. Naturalmente, isso influencia os resultados tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer aumentar a massa muscular.
A importância da proteína na alimentação com o objetivo de emagrecer está relacionada à sensação de saciedade após as refeições. O risco de ingerir proteínas a mais é ultrapassar o objetivo de ingestão calórica diária, ou seja, estocar proteína em forma de gordura, já que nem toda proteína pode ser utilizada para a construção da massa muscular, e aumentar o peso em vez de emagrecer.
Use a calculadora acima para descobrir se você já está consumindo uma quantidade suficiente de proteína diariamente. Se achar que deve aumentar a ingestão, primeiro dê uma olhada na sua alimentação. Pense bem: a sua dieta é equilibrada?
O primeiro passo para melhorar a saúde é seguir uma dieta equilibrada, ou seja, com uma quantidade suficiente de macronutrientes, frutas e vegetais. Uma dieta com altas quantidades de proteína ou carboidrato, ou até mesmo gordura, não favorecem a manutenção da saúde.
Se você acha que precisa consumir mais proteína, dê uma olhada nestes artigos sobre como inserir mais fontes na sua dieta:
Além disso, veja como colocar toda essa proteína ingerida em uso com atividade física: