Calculadora de zona de frequência cardíaca

Frequência cardíaca máxima? Zona de frequência cardíaca alvo? Frequência cardíaca em repouso? Você provavelmente já ouviu falar em tudo isso, mas você sabe realmente o que significa cada um? Sabe por que são métricas importantes?
A frequência cardíaca máxima e a frequência cardíaca em repouso ajudam a calcular com facilidade suas zonas de frequência cardíaca.
Seu objetivo é ficar saudável para ter tempo de qualidade com a família? Ou anda em busca de um recorde em desempenho? Bem, nossa calculadora de zona de frequência cardíaca será uma ótima ferramenta para a sua jornada fitness, independente da meta!
Por que a frequência cardíaca em repouso é importante e como calcular
Sua frequência cardíaca em repouso é exatamente o que o nome indica: quanto o seu coração bate quando você está em repouso. A melhor hora para testar a frequência cardíaca em repouso é logo na hora de acordar, pela manhã.
Calculando a frequência cardíaca em repouso com 4 etapas simples
- Coloque o dedo indicador e o dedo do meio esquerdos sobre seu pulso direito, com a palma da mão direita virada para cima.
- Coloque estes dois dedos sobre sua artéria radial, que estará alinhada ao polegar. Talvez seja necessário ir tateando com calma para achar sua pulsação.
- Conte a quantidade de vezes que sentir sua pulsação durante 15 segundos.
- Multiplique este número por 4 para encontrar sua frequência cardíaca em repouso em BPM (batimentos por minuto).
Sabia que…?
A frequência cardíaca em repouso é um bom indicador do nível de fitness da pessoa. Em geral, quanto menor for sua frequência cardíaca em repouso, mais em boa forma você está!
Obs.: isso não quer dizer que alguém com uma frequência cardíaca em repouso inferior à sua esteja mais em forma que você. Entretanto, se você observar que sua frequência cardíaca em repouso está abaixando, é um bom indicador de que você está ficando mais saudável e mais em forma!
Por que você precisa saber a sua frequência cardíaca em repouso?
Quanto mais rápido você conseguir voltar à frequência cardíaca em repouso enquanto estiver praticando atividade aeróbica, mais energia você terá para fazer as coisas que ama, como passar tempo com a família e amigos ou correndo uma prova de 5K.
Calculando a frequência cardíaca máxima
Para identificar sua zona de frequência cardíaca pessoal, primeiro será preciso calcular a frequência cardíaca máxima. A forma mais fácil e segura de calcular a frequência cardíaca máxima é utilizar o método Karvonen: 220-sua idade = sua frequência cardíaca máxima Este método é preciso o suficiente para a maioria das pessoas, e é um bom ponto de partida para utilizar como base para a sua zona de frequência cardíaca durante o treino.
Assim, você você precisará chegar a 85% da sua frequência cardíaca máxima para descobrir sua zona de frequência cardíaca alvo para máximo desempenho.
Com esta calculadora de frequência cardíaca, fica ainda mais fácil:
Vamos usar como exemplo uma pessoa de 35 anos.
- Frequência cardíaca máxima = 220 – 35
- Frequência cardíaca máxima = 185
- Frequência cardíaca alvo para máximo desempenho = frequência cardíaca máxima x 0,85
- Frequência cardíaca alvo = 185 x 0,85
- Frequência cardíaca alvo = aprox. 157
Ficar saudável e em forma exige treinar em uma zona de frequência cardíaca apropriada. A forma mais fácil de garantir isso é usar um monitor de frequência cardíaca ou um smartwatch. Muitos dispositivos são compatíveis com os aplicativos adidas Running e adidas Training. Assim, acompanhar sua saúde e boa forma fica mais fácil e divertido!
O aplicativo vai orientando os treinos de forma que você permaneça sempre na zona de frequência cardíaca ideal para o seu corpo, que é único e precioso.
5 dicas para iniciantes para treinar dentro da zona de frequência cardíaca ideal
Treinar pode parecer mais difícil do que é, principalmente quando falta tempo e energia após o trabalho. Usar tecnologia recente e os aplicativos da adidas Runtastic facilita ter bons treinos. Basta estar presente e deixar o aplicativo guiar o treino!
Temos 5 dicas para iniciantes que estão começando a treinar tendo em mente a zonas de frequência cardíaca:
- Se perceber que está em uma zona de frequência cardíaca alta demais para a sua meta, desacelere.
- A frequência cardíaca flutua e pode variar de acordo com hábitos como consumo de cafeína ou desidratação.
- Zonas de frequência cardíaca são uma ferramenta para ajudar a alcançar suas metas de saúde, não o resultado, ok?
- Seu corpo é único! Não ceda à tentação de comparar frequências cardíacas com outras pessoas.
- Ouça seu corpo! Você entenderá melhor suas zonas de frequência cardíaca conforme for treinando com mais frequência.
Obs.: as dicas e cálculos mencionados acima se aplicam apenas a pessoas saudáveis. Pode haver variações se você tiver alguma cardiopatia, estiver tomando qualquer tipo de medicação. Se tiver recebido de profissionais de saúde a orientação de se ater a uma determinada gama de bpm, siga tais instruções. E, como sempre, converse com um médico antes de embarcar em uma nova rotina fitness!
***