Correr ou caminhar a mesma distância queima as mesmas calorias?

Correr queima muitas calorias e faz emagrecer. E caminhar? Será que a caminhada também faz perder peso?

Como comparar caminhada e corrida?

Ok, correr 15 minutos queima mais do que caminhar por 15 minutos. Mas e se o foco for distância, e não tempo? Como uma caminhada de 1 km pode ser comparada a uma corrida de 1 km no parâmetro “queima de calorias”?

Two women walking and running outdoor

CAMINHAR x CORRER: UMA QUESTÃO CONTROVERSA

A corrida é uma atividade mais intensa, então queima mais calorias por minuto do que a caminhada. A caminhada, por sua vez, é mais lenta: caminhar 1 km leva mais tempo do que correr 1 km.

Eis aí o dilema:

  • Correr 1 km = mais (↑) calorias queimadas por minuto, menos (↓) minutos de atividade
  • Caminhar 1 km = (↓) calorias queimadas por minuto, (↑) minutos de atividade

Qual atividade queima mais calorias?

Muitos fatores influenciam a queima de calorias em ambas as atividades (idade, peso, condicionamento físico, pace, superfície, etc.). Mas, se compararmos a queima calórica para uma mesma distância, o fator mais importante será a velocidade.

Two men running in different speeds

A VELOCIDADE FAZ A DIFERENÇA

Teoricamente, existe uma velocidade em que correr e caminhar resultariam aproximadamente na mesma queima calórica (por minuto): a velocidade é 8 km/h.

Mas, convenhamos: 8 km/h é uma velocidade de caminhada muito elevada, somente pessoas treinadas dariam conta. Em geral, a velocidade rápida de caminhada para as pessoas comuns é de 5-6 km/h. Já no campo da corrida, 8 km/h é um trote bem lento.

E se variarmos a velocidade da corrida ou da caminhada?

Adeptos da caminhada queimarão menos em velocidades mais baixas; quem corre, queimará mais se correr mais rápido. 

Vamos aos detalhes:

Uma vez alcançada uma determinada velocidade de corrida, a quantidade de calorias queimadas começa a estagnar. A maior diferença na quantidade de calorias queimadas ocorre quando se compara uma caminhada lenta de 1 km a uma corrida rápida de 1 km.

Por que é tão pequena a diferença entre correr moderadamente e correr rápido?

Caminhar devagar não é problema, mas há um teto de velocidade para a corrida. O aumento de velocidade de uma caminhada lenta para uma corrida moderada pode ser de 50%-100%. Mas, quanto mais rápido corremos, mais perto chegamos do nosso limite em velocidade. Pequenos incrementos em velocidade na corrida requerem muito esforço e resultam apenas em uma pequena elevação na queima de calorias.

Quer saber quantas calorias queimou?

A calculadora abaixo indica aproximadamente a queima calórica na caminhada e na corrida, em velocidade determinada. As calorias são calculadas com base em 1 quilômetro durante 1 hora.

CALORIAS QUEIMADAS AO CAMINHAR vs. AO CORRER (CALCULADORA)

*Esta calculadora baseia-se em METs (equivalentes metabólicos) para atividades físicas fornecidos pelo Compêndio de Atividades Físicas. Os cálculos apresentarão diferenças com relação à queima real das calorias dependendo das peculiaridades de cada pessoa, bem como do possível efeito “afterburn” (queima prolongada de calorias).

PARA PERDER PESO, CAMINHAR OU CORRER?

BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A PERDA DE PESO

  • Estudos indicam que correr uma determinada distância pode queimar 30% a mais de calorias do que caminhar.
  • Corridas de alta intensidade queimam calorias mesmo depois do término da corrida (efeito afterburn ).
  • É uma boa escolha para quem quer queimar mais calorias em menos tempo.

Quer começar a correr? Registre suas corridas, siga planos de treinamento e se motive junto aos amigos com o app Runtastic.

Correr não é para você? Sem problemas.

Caminhar traz benefícios incríveis e pode ajudar na perda de peso também.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA A PERDA DE PESO

  • Caminhar é uma atividade menos intensa, ou seja, uma grande parte das calorias queimadas vem da gordura.
  • Uma hora de caminhada pode ser relaxante e levar à queima de 200 calorias – ou mais!
  • Os músculos e as juntas sofrem menos impacto.
  • É fácil incorporar minutos de caminhada ao seu dia sem planejar um treino específico para isso.

Dica:

Você acha que caminhar é chato? Tente fazer uma caminhada nórdica! Vantagem adicional: fortalece a parte superior do corpo, o core e as pernas.

Praticar exercícios durante o verão: participe do desafio “correr pra valer” no aplicativo Runtastic e se mantenha ativo, mesmo em dias muito quentes! 

Mesmo que a corrida queime mais calorias, tanto correr quanto caminhar são boas atividades para auxiliar o processo de emagrecimento.

Por quê?

Bem, reduzindo a ingestão calórica (ou seja, o quanto você come), ambas as atividades podem gerar queima calórica adicional suficiente para uma perda de peso real.

Combinar a prática de atividades físicas com uma alimentação equilibrada é o que, de fato, acelera a perda de peso. Escolha bem a sua comida, aprenda a planejar e preparar suas refeições com antecedência e mantenha um diário alimentar: assim, independente da atividade que escolher, você vai perder peso, acredite!

EM RESUMO:

Tudo o que você precisa saber sobre queima calórica quando o assunto é corrida vs. caminhada:

  • Correr queima mais calorias por minuto do que caminhar, mas é mais difícil manter a intensidade em níveis elevados durante muito tempo.
  • Considerando a mesma distância, há uma diferença de 30% na queima calórica entre uma caminhada lenta e uma corrida moderada. Pequenos incrementos adicionais na velocidade da corrida não causarão grande elevação na queima calórica.
  • Tanto caminhar quanto correr queimam calorias suficientes para ajudar na perda de peso, contanto que você faça as alterações nutricionais necessárias na dieta.

Caminhar e correr a mesma distância não queimarão a mesma quantidade de calorias, a menos que você caminhe na mesma velocidade de uma corrida (improvável!).

No fim das contas, caminhe, corra, misture os dois… faça o que faz você se sentir bem, isso é o que realmente importa. Fazer uma atividade agradável aumenta as chances de você se manter ativo e, assim, queimar calorias com mais frequência — esse deve ser o foco!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Hana Medvesek Graduada em fisioterapia, Hana tem certeza absoluta de que movimento é um dos melhores remédios. Ela adora correr, levantar peso e testar receitas simples e saudáveis. Ver todos os artigos de Hana Medvesek »