Caminhar para emagrecer e ficar saudável

mann geht spazieren

Caminhar é uma excelente forma para começar a emagrecer. Só que caminhar não é bom apenas para emagrecimento: traz enormes benefícios para a saúde mental, também!

Se você nunca experimentou investir nas caminhadas para emagrecer antes, vamos começar? Vamos. É só andar, nada mais. Você faz isso desde bebê. Vamos emagrecer e aproveitar os muitos outros benefícios da caminhada!

Benefícios de caminhar para emagrecer

Talvez a caminhada seja a atividade física mais acessível do mundo. Serve para emagrecer? Serve. Mas serve também para manter longe o peso perdido, e não é uma “dieta da moda” nem um plano de exercícios. É apenas… caminhar! Equipamento? Qualquer tênis minimamente confortável resolve. Claro que, quanto mais confortáveis, melhor! Se possível, use roupas, meias e acessórios indicados para a prática esportiva.

Benefícios físicos da caminhada

Caminhar é uma atividade de baixo impacto. Assim, caminhar é uma atividade segura para pessoas que não podem ou não gostam de correr e também para pessoas com sobrepeso que querem preservar as articulações. Para queimar gordura, a caminhada deve preferencialmente durar mais que 30 minutos. Caminhar com regularidade reduz inclusive o nível de colesterol!

Quer saber quantas calorias queimou? Confira esta calculadora de queima calórica para ver quantas calorias você consegue queimar em uma atividade.

Benefícios para a saúde mental

Disso todo mundo já sabe: caminhar traz benefícios comprovados para a saúde mental.[1] Teve um dia estressante no trabalho? Aposte em uma caminhada de 30 minutos e sinta o estresse se derreter em suor. Seus filhos ou par romântico estão enlouquecendo você? Nada de gritos: saia para uma caminhada e cuide do corpo e da mente ao mesmo tempo. Transforme o momento no *seu* momento: leve o celular com um fone de ouvido e ouça suas músicas favoritas, um podcast ou um audiolivro e  conquiste ainda mais benefícios mentais!

Mulher sentada descansando em uma trilha

Como caminhar para emagrecer?

Caminhar para emagrecer é mais fácil do que parece. Comece estimando o quanto você anda atualmente, ou avalie as demais atividades físicas que você pratica. A partir daí, tente incluir mais meia hora de caminhada na maioria dos dias da semana. Confira no link algumas dicas caso você esteja pensando em correr com sobrepeso.

Mulher caminhando na rua

onde caminhar para emagrecer?

Caminhar em montanhas, parques e outros locais com muito verde é o ideal para conquistar ainda mais benefícios para a saúde mental.[2] Pessoas que caminham em áreas verdes afirmam ter maior autoestima e melhor humor. Além disso, afirmam também sentir menos sentimentos associados à raiva, depressão, tensão e confusão, e… mais vigor![3] Tente caminhar em áreas verdes como parques, trilhas, montanhas e praias para turbinar os ganhos para a saúde mental.

Até mesmo caminhar no shopping (!!!) traz benefícios comprovados para a saúde mental em pessoas com mais idade.[4]

Ainda têm dúvidas sobre como caminhar ajuda a emagrecer? Confira abaixo respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre caminhada.

Caminhar para emagrecer

1. É possível emagrecer com caminhada?

Sim, caminhar ajuda a emagrecer! Caminhar durante períodos de tempo maiores em uma velocidade na qual seja possível conversar queimará gordura. A chave para emagrecer caminhando também envolve a alimentação: é preciso calcular quantas calorias você queima em relação à quantas calorias consome por dia.

Por exemplo: você pode manter sua alimentação atual e simplesmente acrescentar 30 minutos de caminhada ao total que você já caminha. Em algum momento, você vai começar a emagrecer.

Entretanto, para quem quer perder peso, é sempre bom analisar a alimentação atual. É provável que você esteja consumindo calorias em excesso, pois é isso que leva ao ganho de peso.

A boa notícia é que, cortando algumas calorias e fazendo caminhada para emagrecer, você começa a emagrecer mais rápido! Por quê? Você estará consumindo menos calorias e ainda queimando gordura com as caminhadas. Saiba tudo sobre emagrecer com saúde.

É um tanto difícil e pode ser até desconfortável por um tempo, mas se você for fiel ao plano, vai dar certo. Acredite em si!

Confira nossas dicas sobre dieta e emagrecimento:

2. Quantos passos por dia preciso dar para emagrecer?

A resposta imediata é: mais passos do que você atualmente dá. Vamos pensar em números? 10.000 passos equivalem mais ou menos a 2.000 – 3.500 calorias (cerca de 250g para cada meio quilo de peso corporal). Meia hora de caminhada equivale a cerca de dez mil passos. Se você acrescentar esses passos ao que já caminha por dia, você provavelmente perderá 250g de peso corporal por semana simplesmente caminhando mais por semana.

Se você ainda está se adaptando a uma rotina fitness, 10.000 passos (meia hora de caminhada) pode parecer demais. Sem problemas. Comece dando apenas mais 1.000 passos por dia. Conforme for ganhando condicionamento físico, acrescente mais passos.

Vá devagar e seja paciente: o sobrepeso não surgiu do dia para a noite e também não desaparecerá com algumas poucas caminhadas.

3. Quanto devo caminhar para emagrecer?

A resposta imediata é: caminhar mais do que caminha atualmente. Tente caminhar ao menos 30 minutos por dia para emagrecer. Se não der para começar com isso tudo, sem problemas: comece com 10 minutos e, aos poucos, vá chegando lá. E não existe “teto máximo” para a caminhada além dos seus compromissos e do limite que o corpo consegue suportar bem.

Se a sua agenda for muito cheia e você não conseguir separar uma hora para caminhar direto, fragmente a caminhada. Em vez de caminhar por 1h, caminhe 2x 30 minutos. Estacione mais longe para ter que andar mais, vá à pé a locais onde você iria de carro ou convide parentes e amigos para caminharem com você — ou até mesmo seu cão.

Não fique pensando demais nos detalhes: simplesmente comece a caminhar!

4. Caminhar para emagrecer queima gordura?

Sim, caminhar para emagrecer queima gordura. Também consome os outros dois macronutrientes: carboidratos e proteína. Os primeiros minutos de caminhada queimarão primariamente carboidratos. Em cerca de 30 minutos, o corpo começará a priorizar a queima de gordura.

5. Corrida x Caminhada: qual queima mais calorias?

É um tantinho complicado, mas correr queima mais calorias que caminhar. Entretanto, você pode caminhar por mais tempo do que aguenta correr. Assim, caminhar queimará mais calorias. A corrida também pode causar dor nas articulações. Se for o seu caso, a caminhada é uma ótima opção. Por fim, se o seu sonho for correr, caminhar para perder peso é uma ótima forma de condicionar o corpo para chegar à corrida.

6. Caminhar para emagrecer é a forma mais rápida de emagrecer?

Não. Mas é uma das formas mais sustentáveis e acessíveis para emagrecer. Se você quiser mesmo emagrecer e ficar saudável, vai levar certo tempo e exigir comprometimento. Evite “atalhos mágicos” e se comprometa com um estilo de vida saudável: basta começar a caminhar para emagrecer!

adidas Running banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO