Chocolate quente: a melhor bebida de recuperação pós treino

Xícara de chocolate quente e grãos de cacau

Quem não gosta de um chocolate quente após um passeio em um dia frio? Ou, quem sabe, em casos extremos, após um dia esquiando nas montanhas? Que delícia!

Que tal tomar um chocolate quente após os treinos? Esta doce bebida supostamente tem superpoderes quando o assunto é recuperação pós-treino. As bifidobactérias contidas no chocolate se multiplicam em nosso estômago e produzem agentes anti-inflamatórios… e esse é apenas um dos muitos benefícios do chocolate quente. Especialistas em medicina do esporte consideram o chocolate quente uma super bebida!

Ingredientes para o chocolate quente pós-treino

Uma xícara de chocolate quente ou frio oferece uma série de minerais que o corpo precisa para os músculos e dos ossos:

  • Potássio
  • Cobre
  • Magnésio
  • Ferro
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Flavonoides (substâncias secundárias nas plantas)
  • Proteína
  • Vitamina D

Por que o chocolate quente é ótimo para a recuperação pós-treino?

A mistura do pó de cacau e do leite oferece a proporção perfeita de carboidratos e proteínas após seu treino: 3 partes de carboidratos e 1 parte de proteína. Beba uma xícara desta maravilha doce para proporcionar aos músculos as proteínas necessárias ao pós-treino e também para abastecer o corpo com carboidratos. A mistura de carboidratos e proteínas alavanca a recuperação muito mais do que outras bebidas que são puro carboidrato, como suco de maçã ou cerveja sem álcool.

Pesquisadores identificaram em um artigo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism que leite com chocolate é um auxílio à recuperação pós-treino para esportes de resistência. Além disso, uma pesquisa publicada em Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism identificaram que leite com chocolate proporcionou melhor recuperação do que bebidas comerciais para recuperação corporal nos esportes de resistência em intensidades baixas/moderadas.

Se o chocolate quente é ótimo para a recuperação pós-treino, fica ainda melhor quando está fazendo frio!

Mulher treinando no frio

Como os flavonoides ajudam?

Os flavonoides são conhecidos como substâncias secundárias nas plantas. O cacau contém flavonoides, mas eles estão presentes também no vinho tinto, suco de uva, chá, frutas, legumes e verduras. São substâncias com propriedades muito benéficas à saúde:[1,2,3]

  • Evitam o câncer (reduzem o risco de câncer nos estômago, no cólon e nos seios)
  • Antioxidantes (eles capturam radicais livres, que podem ser resultado de processos metabólicos, estresse do ambiente ou fumaça do cigarro. Os radicais livres fazem a pele envelhecer mais rápido e podem promover doenças como câncer ou doenças cardiovasculares).
  • Propriedades anti-inflamatórias
  • Redução na pressão arterial

Receita para um chocolate quente perfeito depois de um treino

Você só precisa de alguns ingredientes para preparar sua bebida de recuperação! Leite (desnatado, se preferir), cacau em pó e açúcar ou mel. Pronto! Use cacau em pó natural em vez de achocolatado que já contém açúcar, pois o achocolatado contém pouco cacau e, por conseguinte, poucos flavonoides.

  • 250 ml /1 copo de leite*
  • 1 colher de sopa de açúcar ou mel
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (não adoçado) ou 10g de chocolate amargo (com ao menos 85% de cacau)

*Fique à vontade para usar leite de soja, mas use um que não seja adoçado para obter a mesma quantidade de carboidratos.

Pronto, temos em mãos uma bebida com 8g de proteínas e 24g de carboidratos.

Tem curiosidade sobre outros bons alimentos para corredores? Saiba mais sobre os 9 melhores alimentos para quem corre. Além disso, algumas pessoas podem ficar com inchaço na barriga depois de praticar exercícios ou tomar chocolate quente após um treino. Experimente estas bebidas para reduzir o inchaço na barriga se acontecer com você! E se você estiver tentando emagrecer, saiba tudo sobre correr de estômago vazio.

Experimente beber chocolate quente (ou frio) após o treino! É uma bebida poderosa para auxiliar na recuperação. Conte nos comentários como se sentiu.

adidas Training nutrition banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »