A ciência da sequência de corrida: por que correr todos os dias é um bom hábito?

Já tentou alcançar um peso ideal ou treinar para um evento que está a meses de acontecer? Praticar exercícios com um objetivo em mente é ótimo para a motivação, mas, quando a meta é distante, não é fácil seguir à risca a rotina de treinos planejada.

Nesses casos, fazer uma sequência de corrida (“streak running”) é uma boa estratégia para alavancar a motivação e fazer com que você corra sempre, cada vez mais! Além disso, é bem simples de realizar: tênis no pé, vestimentas adequadas e… rua! Vamos à ciência por detrás do streak running?

A sequência de corrida…

…é, pura e simplesmente, a prática diária de corrida. Isso mesmo, dia após dia! Oficialmente, para valer como corrida, a distância precisa ser de no mínimo 1,61 km (1 milha). A sequência será composta pela quantidade de dias seguidos que você conseguir correr essa distância mínima. Corra em qualquer lugar, a qualquer hora… vale até na esteira!

Hábitos diários têm um potencial incrível para melhorar nossa saúde, e as atividades físicas são um componente fundamental de uma rotina diária saudável. Praticar exercícios melhora a qualidade do sono, reduz o estresse, ajuda na perda de peso e reduz o risco de diabetes e câncer.(1) Mas o que nem todo mundo sabe é que estes benefícios são significativamente alavancados através da prática consistente e regular de atividades físicas.

Praticar streak running é uma ótima forma de garantir consistência na rotina de treinos, e mais: de trazer essa conquista para todos os aspectos da sua vida. Afinal, a única receita garantida para ter sucesso e felicidade é agir com perseverança e consistência!

Homem correndo na rua

O ciclo virtuoso

A maioria das pessoas que corre está acostumada a fazer 1 ou 2 dias de pausa entre as corridas. Isso acontece porque a prática de exercícios e a capacidade de controlar nossos comportamentos (como se ater a um plano de treino) estão conectados, como em um ciclo virtuoso.

A cada dia que você mantiver o streak, o cérebro aprimora a capacidade de resistir à tentação de pular um treino.

A prática consistente e regular de exercícios traz melhorias significativas para a saúde cerebral: há ganhos para a memória, concentração, força de vontade e capacidade de aprendizagem.(2, 3) Ótima notícia para quem pratica streak running, não?

Transferência de habilidades

Não se engane: na batalha para manter sua sequência de corrida, haverá dias difíceis, em que você vai sentir o corpo pesado e a motivação passar longe. Mas, se superar tudo isso, o bônus é ganhar motivação para enfrentar outros desafios na sua vida!

A relação entre praticar exercícios com regularidade e manter uma dieta saudável já foi comprovada.(4) Este fenômeno é conhecido como transferência cognitiva. A teoria sugere que, graças à decisão de correr todos os dias, você reforça sua capacidade de tomar outras decisões benéficas, como manter uma dieta mais saudável, por exemplo. Novamente, ótima notícia para quem pratica streak running, não?

Pessoas correndo em um túnel

Crie um hábito

Para a maioria das pessoas, bastam 10 semanas para criar um novo hábito. Agora, imagine a força de um hábito que dura por… anos! Há histórias de corredores que mantiveram a sequência mesmo no dia do próprio casamento ou em uma ocasião trágica, mas o segredo é simples: existe um hábito.

O cérebro gosta de ser eficiente. É por isso que entramos no carro e, automaticamente, colocamos o cinto de segurança. Economizamos esforço quando respondemos a um estímulo (neste caso, entrar no carro). Com o passar do tempo, a decisão de sair para correr diariamente também se tornará automática, não demandando quase esforço algum.(5)

Fortaleça sua prática de streak running associando a corrida a um estímulo contextual. Por exemplo, saia para correr assim que o alarme tocar às 6h da manhã ou no início do horário do almoço.

Precisa de mais inspiração?

Apresentamos Ron Hill, o recordista mundial de streak running, que correu diariamente por nada menos que 52 anos – 19.032 dias, para ser exato. Detalhe: uma dessas corridas foi praticada com muletas após um acidente automobilístico.

Saúde mental

Já está comprovado que a prática regular de exercícios alivia sintomas como o estresse, a ansiedade e a depressão.(6,7,8) Sem dúvida alguma, praticar esportes é ótimo para a  saúde mental.

Quem pratica exercícios com regularidade costuma curtir mais a prática de corrida. Um estudo que comparou pessoas que não praticam exercício a outro grupo habituado a se exercitar detectou neste segundo grupo, em comparação com o primeiro, uma considerável vantagem na melhoria no humor e na sensação de vigor após uma corrida.(9)

Correr diariamente nos recorda, 24h por dia, que é possível superar sentimentos como apatia e depressão. Quem não se sente empoderado diante da vitória contra o cansaço ou contra o mau tempo?

Sequencias de corrida substituem padrões negativos de pensamento por uma nova atitude de “eu quero, eu posso, eu consigo”.

Além disso, claro que o streak running vai melhorar a forma física. Com o tempo, treinos que causavam esgotamento físico passarão a ser feitos de forma confortável, sob total controle.
Mulher correndo em uma ponte com seu cão

7 dicas para uma sequência forte

  1. Comece devagar. Para sua primeira sequência de corrida, defina uma meta facilmente alcançável e comece por aí.
  2. Use a criatividade na hora de definir suas metas. Toda vez que resolver iniciar uma sequência de corrida, acrescente mais um dia, ou planeje uma recompensa bacana para após cada período.
  3. Se aproprie do processo. Que tal criar seu próprio treino de streak running? Lembre que os treinos mínimos devem ser simples e curtos.
  4. Que tal uma competiçãozinha? Competir entre amigos só aumenta a motivação para a prática de streak running. A ideia não é ver quem tem o melhor tempo, é só correr todo dia!
  5.  Se precisar descansar sem quebrar a sequência, considere a possibilidade de correr pela manhã em um dia e, no dia seguinte, correr à noitinha.
  6. Saiba a hora de parar, especialmente se precisar se recuperar de uma doença ou lesão. Toda sequência de corrida tem um fim, um prazo. Afinal, quando for a hora certa novamente, é só começar uma nova sequência, certo?
  7. Confira dicas para manter sua sequência de corrida em dia!

Resumindo: está em uma fase da vida em que as metas de treinamento convencionais não estão funcionando para você? Precisa de uma mãozinha para manter a motivação? Então está na hora de você testar o streak running. Afinal, é uma estratégia super simples para entrar em forma, perder peso e se divertir no caminho para seu recorde pessoal.

Comece hoje mesmo sua sequência de corrida. Baixe o app adidas Running e acompanhe seu progresso.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Abe Ankers

Abe tem amplos conhecimentos em ciência do esporte e fisiologia, o que ajuda muito quando ele faz atividades de corrida e ciclismo. Uma das paixões de Abe é compartilhar seus insights com o mundo! Ver todos os artigos de Abe Ankers »