Os superpoderes da natureza nas 5 cores dos alimentos

Vermelho, verde, branco, roxo ou laranja: sabia que as cores dos alimentos dizem muito sobre os benefícios à saúde que cada um traz? Aprenda sobre as cores e tire vantagem deste conhecimento sobre estes superpoderes naturais!
Bom saber:
Um estudo publicado em 2017 no International Journal of Epidemiology demonstrou que o risco de doenças cardiovasculares pode ser reduzido em 28%, dependendo de quantas frutas e legumes você consumir por dia. (1) Quanto mais, melhor!
Garanta essas 5 cores e estes alimentos na sua dieta:
Alimentos vermelhos
A beterraba é uma fonte de nitratos, que o corpo transforma em óxido nítrico. Esta substância auxilia na circulação sanguínea e reduz a pressão arterial.
A maçã vermelha, se ingerida com casca, contém o antioxidante antiinflamatório quercetina, que fortalece o sistema imunológico.
A cereja contém os metabólitos secundários do tipo "antocianina", que têm ação antiinflamatória e vasoprotetora.
A romã pode prevenir contra a elevação do colesterol nas artérias, se consumida com frequência.
A framboesa é rica em antioxidantes e vitamina C. Além disso, combate inflamações.
A melancia apresenta alto teor do aminoácido citrulina, que protege o sistema cardiovascular e estimula o metabolismo celular.
O tomate contem licopeno, um poderoso antioxidante..
Alimentos verdes
O espinafre contém gliceroglicolipídeos, que protegem a mucosa do trato digestivo.
A rúcula tem alto teor de vitamina K, cálcio e ácido fólico. Estes micronutrientes são muito importantes para a saúde dos ossos.
O abacate tem propriedades antiinflamatórias e ajuda a regular a pressão arterial e o metabolismo.
O brócolis contém cálcio e vitamina K, que são importantes para se ter ossos e dentes saudáveis. Apresenta também alto teor de vitamina C – que é ótima para o sistema imunológico.
A couve "kale" tem mais de 45 flavonoides, que reduzem inflamações, protegem o sistema imunológico e fortalecem o sistema de desintoxicação natural do corpo.
Alimentos alaranjados e amarelos
A cenoura cobre mais de 200% das necessidades diárias de vitamina A, que é um nutriente importantíssimo para proteger e melhorar a visão.
O abacaxi contém alto teor das vitaminas C e B6. Esta última é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Ele também contém a enzima bromelaína, que auxilia na digestão.
O limão contém potássio, que proporciona clareza mental e estabiliza a pressão sanguínea. Além disso, regula o equilíbrio dos fluidos corporais.
A manga é uma ótima fonte de vitamina C: uma manga contém cerca de 75% da quantidade diária recomendada.
A casca da laranja contém o flavonoide hesperidina, que reduz a pressão arterial e o colesterol, além de ter propriedades anti-inflamatórias.
A batata-doce contém agentes fitoquímicos, que exercem poderosa ação anti-inflamatória no corpo.
Pimentão: uma xícara garante mais de 150% da quantidade diária recomendada de vitamina C.
alimentos roxos e azuis
O blueberry faz bem para o coração. Contém também antocianinas, que aprimoram as capacidades cerebrais.
A casca da berinjela contém a antocianina nasunina, um poderoso caçador de radicais livres que protege a membrana celular contra danos.
Figos e ameixas são ricos em antioxidantes.
alimentos brancos
A couve-flor é uma ótima fonte de vitamina C, que reforça o processo natural de detox corporal e, assim, fortalece o sistema imunológico.
O alho contém alicina, que tem propriedades antibióticas.
Os cogumelos são ricos em vitamina B, cobre e selênio – reforço garantido nas energias!
O rabanete daikon e o de jardim contêm sulforafano, que é usado para atacar células cancerígenas.
Conclusão
Para uma saúde melhor, adote uma dieta melhor, bem balanceada. Inclua os alimentos apresentados acima com frequência na sua rotina alimentar. Como regra geral, inclua ao menos 3 frutas e legumes/verduras diferentes em cada refeição.
***