5 benefícios reais da corrida para a sua saúde

Que correr faz bem, todo mundo sabe. Estudos comprovam que exercícios podem nos render muitos anos de vida a mais – show, hein? Tem gente que corre por gosto. Outros vão às pistas para lidar com o estresse. E também há quem corra só para se beneficiar das vantagens que a corrida proporciona à saúde. Mas, afinal, que benefícios seriam esses, exatamente? Confira alguns abaixo.

5 benefícios da corrida/jogging

1. Estimula a formação óssea

A corrida eleva a tensão sobre os ossos devido à carga repetitiva.

Se os treinos forem bem planejados para evitar sobrecarga, os ossos se adaptam a esta tensão e se fortalecem. Ter uma boa técnica de corrida e investir sempre em recuperação adequada é fundamental. Quando a idade chegar, este reforço será útil como prevenção contra a perda óssea e osteoporose. 

Atenção

Quem já tem osteoporose deve buscar orientação médica para determinar que tipos de exercícios serão favoráveis.

Duas mulheres correndo escadaria acima

2. Fortalece os músculos cardíacos

A demanda física que a corrida impõe ao corpo eleva frequência cardíaca. O coração precisa bombear mais forte e mais rápido para acompanhar a intensidade da atividade.

Ter um coração mais “em forma” reduz o esforço cardíaco, tanto durante o descanso quanto durante atividades físicas. Um coração forte traz melhorias para a circulação sanguínea e reduz o risco de hipertensão.

E há ainda mais benefícios da corrida para o sistema cardiovascular, sabia?

3. Dá energia e acelera o metabolismo

É comum se sentir mais energizado e alerta após uma corrida. O maior benefício, entretanto, vem a longo prazo: as melhorias na circulação e na capacidade pulmonar vão ajudar em todas as tarefas do seu dia a dia. 

Cada pessoa queima gordura de um modo diferente (com base em diversos fatores), e correr em alta ou baixa intensidade é uma ótima forma de estimular a queima de gordura. Sua meta é perder peso? Veja como queimar mais gordura ao correr.  

Ei, queremos agradecer….

…por correr com o adidas Running! E que tal tornar sua corrida mais interessante? Temos um desafio novinho em folha esperando por você no app: corra 20 km em 2 semanas para concorrer a prêmios incríveis!

Mulher com roupas de esporte sentada e sorrindo

4. Reduz os níveis de colesterol

Há dois tipos de transportadores de colesterol no corpo, que são conhecidos como o colesterol “bom” (HDL) e o colesterol “ruim” (LDL).

Pesquisas demonstram que atividades de corrida em média intensidade são eficazes na elevação do colesterol “bom”, reduzindo o risco de infarto, AVC e doença arterial coronariana. Um grande benefício da corrida para a saúde!

Para reduzir o nível do colesterol ruim (LDL), escolha exercícios de intensidade mais elevada.

Atenção

Consulte seu médico para obter uma recomendação individualizada sobre como se exercitar de maneira apropriada para as suas atuais condições de saúde.

5. Reduz os níveis de açúcar no sangue

É preciso ter muita energia para sustentar o funcionamento dos músculos durante a corrida. O açúcar (glicose) no sangue é consumido como combustível para a atividade, o que reduz o nível de açúcar no sangue.

Estudos mostram que correr com regularidade ajuda a elevar a sensibilidade à insulina, assim, a prevenir a diabetes. Por quê? Quando se tem maior resistência à insulina, o metabolismo consegue manter o nível de açúcar no sangue dentro do padrão saudável.

Pronto, você já tem 5 razões convincentes para correr. Os benefícios da corrida para a saúde são muitos! O que mais você está esperando? Calce os tênis de corrida e… partiu!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »

Leave a Reply