Quer começar a correr? Siga nosso plano de corrida para iniciantes

A corrida é um dos esportes mais fáceis de começar a praticar. Tudo o que você precisa é de um bom par de tênis, algumas roupas esportivas e… música! — Para quem gosta de treinar com trilha sonora, claro.
Muita gente que resolve começar a correr é tomada por empolgação, mas a empolgação em excesso é inimiga da meta final: correr de forma duradoura e se desafiar progressivamente. Assim, para praticar corrida de modo sustentável, você precisa seguir um programa que desafie sem sobrecarregar.
Este plano de corrida para iniciantes foi desenvolvido para ajudar iniciantes a começarem devagar, ou seja: preparar o corpo para engrenar no esporte e evitar lesões, que causam destreinamento (“voltar à estaca zero”) em pouco tempo. Baixe o PDF no final do post para começar sua jornada para se tornar praticante fiel da corrida!
Antes de começar, veja como o plano de corrida para iniciantes é estruturado:
Este plano de treino de corrida para principiantes tem uma abordagem holística em relação à saúde e ao condicionamento com base em 4 pilares:
- Alimentação
- Mentalidade
- Movimento
- Recuperação
O plano de treino de corrida é dividido em 2 fases:
- A fase 1 ajudará a se acostumar com a nova rotina
- A fase 2 ajuda a alavancar o esforço
Cada fase dura 3 semanas e inclui o seguinte:
- Sessões de treino de força
- Sessões de corrida
- Tempo adequado para a recuperação corporal
Cada treino começa com um aquecimento para preparar o corpo e terminará com uma sessão de recuperação, alongamento e resfriamento corporal.
Como se preparar para correr?
Para quem está começando a correr, o essencial é ter clareza de que o progresso vem aos poucos. Afinal, o corpo vai se educar a funcionar de uma maneira totalmente nova.
Por isso, pular o aquecimento pré-corrida é um erro grave, ok? Muita gente pula? Pula. Mas você não é todo mundo. Para quem pensa na corrida de forma superficial, o aquecimento parece uma sequência de movimentos simples e despropositados, mas é preciso preparar o corpo para os estímulos musculares durante o treino.
Treinar corrida sem aquecer adequadamente a musculatura prejudica a consistência nos treinos, pois aumenta a propensão à lesões. Assista ao vídeo abaixo para obter uma sugestão de aquecimento pré-corrida:
A importância de esfriar o corpo após correr
Aqueceu bem o corpo? Ótimo. Fez sua santa corridinha de cada dia? Maravilhoso! Acabou? NÃO! Deixar o corpo esfriar é tão importante quanto aquecê-lo, mas, novamente, muita gente ignora isso.
A questão é que, após uma corrida, os músculos estão totalmente aquecidos e mais flexíveis que o normal. Assim, alongar o corpo após correr é uma das práticas mais importantes para evitar lesões.
Aliás, taí um mantra pra quem pretende mergulhar no universo fitness: “evitar lesões, evitar lesões, evitar lesões…”
Outra vantagem de alongar e esfriar o corpo é sentir menos dor muscular no dia seguinte. Abaixo, temos uma sugestão de como esfriar e alongar o corpo com um foam roller (rolo de espuma especial que faz um tipo de massagem miofascial):
Quer começar a correr? Então baixe o plano de corrida para iniciantes agora!
Para começar, basta se vestir adequadamente, investir em um tênis bom (não precisa ser necessariamente caro!) e… rua! Basta dar o primeiro passo e, aos poucos, você estará contando os passos por dia na casa dos milhares. Vamos que vamos!
***