Repaginando as segundas-feiras: 7 dicas para começar bem a semana

Sexta à noite: hora de desligar o laptop e dar a largada no tão sonhado fim de semana. Que alívio! Finalmente um tempo para mim, para a família, os amigos… Mas o que é bom dura pouco: o fim de semana mal começou e, de repente, já é domingo à noite, anunciando a chegada da manhã de segunda-feira.

Há quem adore, mas, para a maioria das pessoas, a segunda-feira não é recebida com muito amor, não. (A menos que você trabalhe na Runtastic 😉 ) Mas, se você investir em uma transformação mental para conquistar a atitude certa, vai conseguir repaginar as segundas-feiras e começar a semana com otimismo!

Pessoa escrevendo em um caderno1. Planeje a segunda na sexta anterior

Na segunda-feira, assim que você senta, liga o computador e começa a se organizar, já bate aquela sensação de estar sobrecarregado por um milhão de tarefas com prazo para a mesma semana?

Vamos tentar quebrar isso: já planeje a segunda-feira na própria sexta. Como? Bem, comecemos com o básico: monte uma lista de afazeres bem genérica, contendo tudo o que você precisará dar conta na semana seguinte. Em seguida, aloque as tarefas nos dias úteis da semana. Para quem se organiza, o mundo ganha outra perspectiva, acredite!

2. Identifique o problema real

Você é uma dessas pessoas que sempre fica de mau humor no domingo à noite porque precisará acordar cedo no dia seguinte? Ora, sejamos maduros: é tudo questão de atitude! Em vez de culpar o relógio e o calendário, faça uma busca interior e identifique a verdadeira causa da sua infelicidade nas segundas-feiras.

Recorra a um bom livro, bata um papo com aquele amigo que entende você melhor que ninguém, medite, faça listas, caderno da gratidão… tudo está valendo. Traga a sua mente para o lugar certo, para um ponto de equilíbrio.

3. Prepare os almoços da semana na noite de domingo

Cozinhar reduz o estresse. Crie o ritual de cozinhar nas noites de domingo: receitas que você curta, a trilha sonora certa tocando ao fundo… Nisso, você já começará a pensar na semana sabendo que uma boa refeição aguarda você no almoço, e que com certeza a segunda-feira vai ter um momento de bem-estar LITERALMENTE delicioso.

Tigela com frutas, granola e um smoothie

4. A MÚSICA FAZ O CORAÇÃO BATER MAIS RÁPIDO

“Já são 6 da manhã? Mas eu estava bem no meio do meu sonho!” — Quem nunca, né? O jeito é animar isso aí. Crie uma playlist bem energizante (ou escolha uma já existente) para dar um gás nos primeiros minutos da segunda-feira. Boa música deixa tudo mais leve!

5. não comece a semana com estresse

É difícil controlar o dia no trabalho, mas você pode planejar uma manhã bacana antes de sair. Acorde meia horinha mais cedo e faça yoga, treine, medite, faça uma caminhada/corrida curta… O objetivo principal é evitar começar a semana mergulhado em estresse e caos.

Antes de abrir a caixa de e-mails, estude bem a lista de tarefas que você montou na sexta-feira. Qual tarefa realizar primeiro? Defina suas prioridades e comece a avançar e riscar itens na lista, sem pressa, mas de forma consciente.

Mulher relaxando no tapete de yoga

6. exercite a gratidão, dia após dia

6h da segunda-feira. O despertador dá a largada a mais uma semana, e… para você, parece que está tudo ruim, péssimo? Se você não é especialista em pensar positivamente, vamos tornar o processo mais concreto: pegue uma folha de papel e uma caneta (pode ser até no domingo) e escreva 10 coisas pelas quais você se sente grato na vida.

Pense direitinho, e você vai ver que há muito o que celebrar, mesmo nas segundas-feiras. E que há motivos bem mais sérios para se chatear (se você perder justamente essas 10 coisas, por exemplo).

7. faça das segundas-feiras o seu dia favorito

O que você curte nas segundas-feiras? Nada? Então, hora de reverter isso aí! Não tente simplesmente “sobreviver” ao primeiro dia da semana. Em vez disso, crie um pequeno hábito que fará você sorrir na segunda à noite. Seja uma reunião semanal com amigos, um episódio da sua série favorita, uma massagem… use a criatividade! Tente encontrar um ritual que faça você querer que a segunda chegue logo, virando seu dia favorito na semana.

E você, como começa as suas semanas? Conte nos comentários como você turbina suas segundas-feiras com muito otimismo e positividade. Sempre estamos atrás de mais dicas nesse quesito 🙂

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder

Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »