Repaginando as segundas-feiras: 7 dicas para começar a semana com motivação

Segunda-feira do bem-estar

Sextou! Hora de parar de trabalhar e dar a largada no tão sonhado fim de semana. Que alívio! Finalmente um tempo para mim, para a família, os amigos… Mas o que é bom dura pouco: o fim de semana mal começou e, de repente, já é domingo à noite, anunciando a chegada da manhã de segunda-feira.

Há quem adore, mas, para a maioria das pessoas, é difícil encontrar motivação para a segunda-feira (a menos que você trabalhe na adidas Runtastic 😉 ). Mas, se você investir em uma transformação mental para conquistar a atitude certa, vai conseguir repaginar as segundas-feiras e começar a semana com positividade e muita motivação!

Person sitting in front of a laptop

7 Monday Motivation Tips

1. Planeje a segunga na sexta anterior

Na segunda-feira, assim que você senta, liga o computador e começa a se organizar, já bate aquela sensação de estar sobrecarregado por um milhão de tarefas com prazo para a mesma semana?

Vamos tentar quebrar isso: já planeje a segunda-feira na própria sexta. Como? Bem, comecemos com o básico: monte uma lista de afazeres bem genérica, contendo tudo o que você precisará dar conta na semana seguinte. Em seguida, aloque as tarefas nos dias úteis da semana. Para quem se organiza, o mundo ganha outra perspectiva, acredite!

2. identifique o problema real

Você é uma dessas pessoas que sempre fica de mau humor no domingo à noite porque precisará acordar cedo no dia seguinte? Ora, sejamos maduros: é tudo questão de atitude! Em vez de culpar o relógio e o calendário, faça uma busca interior e identifique a verdadeira causa da sua infelicidade nas segundas-feiras.

Recorra a um bom livro, bata um papo com aquele amigo que entende você melhor que ninguém, medite, faça listas, caderno da gratidão… tudo está valendo. Traga a sua mente para o lugar certo, para um ponto de equilíbrio

3. prepare as marmitas no domingo

Cozinhar reduz o estresse. Crie um ritual de cozinhar nas noites de domingo: receitas que você curta, a trilha sonora certa tocando ao fundo… Nisso, você já começará a pensar na semana sabendo que uma boa refeição aguarda você no almoço, e que com certeza a segunda-feira vai ter um momento de bem-estar LITERALMENTE delicioso.

Healthy lunch box

4. música faz o coração bater mais forte

E quando o despertador acaba com aquele sonho bom? Crie ou escolha uma playlist bem energizante para dar um gás nos primeiros minutos da segunda-feira. Música boa deixa tudo mais leve!

5. comece sem estresse

É difícil controlar o dia no trabalho, mas você pode tentar controlar a rotina de manhã antes de sair.

Dicas: tente priorizar o próprio bem-estar tomando uns 10 min. para fazer yoga, treinar ou meditar, por exemplo. Se possível, faça uma caminhada/corrida curta… Se tiver crianças ou outras pessoas em casa, tente planejar uma rotina matinal realista, na qual você possa administrar as tarefas (café da manhã, se arrumar, arrumar as crianças…) com o menor nível de estresse e caos possível. O objetivo principal é esse mesmo: evitar começar a semana se afogando em estresse e caos.

Antes de ler os e-mails, olhe a lista de tarefas que você montou na sexta-feira. O que vem primeiro? Priorize e comece o dia seguindo a estrutura sem pressa, mas de forma consciente.

Woman doing workout to relax

6. Exercite gratidão, dia após dia

Se você não é especialista em pensar positivamente, vamos lá: pegue uma folha de papel e uma caneta (pode ser até no domingo) e escreva 10 coisas pelas quais você se sente gratidão na sua vida.

Pense direitinho, e você vai ver que há muito o que celebrar, mesmo nas segundas-feiras. E que há motivos bem mais sérios para se chatear (se você perder justamente essas 10 coisas, por exemplo). É possível treinar a mente para pensar mais positivamente. E, com o pensamento positivo, somos automaticamente mais feliz.

Um dos exercícios é praticar gratidão: registre suas metas e rotina num diário de mindfulness com a ajuda de um diário de gratidão.

7. faça das segundas um dia bom na semana

O que você curte nas segundas-feiras? Nada? Então, hora de reverter isso aí! Não tente simplesmente sobreviver ao primeiro dia da semana. Em vez disso, crie um pequeno hábito que fará você sorrir na segunda à noite.

Seja uma reunião semanal com amigos, um episódio da sua série favorita, uma massagem… use a criatividade! Tente encontrar um ritual que faça você querer que a segunda chegue logo, ou pelo menos, curtir a chegada dela, virando seu dia favorito na semana (ou simplesmente um dia bom).

Conte nos comentários quais são os seus truques de segunda-feira. Quanto mais dicas aqui, melhor!  🙂

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »