7 alimentos que ajudam a dormir melhor

Cold cocoa in a glas.

Noites mal dormidas geram dias estressantes e problemas de saúde. Ter boas noites de sono + fazer refeições equilibradas + praticar atividades físicas é a “combinação mágica” que leva ao bem-estar. Nesse mix, uma ação complementa a outra: fazer esportes regularmente, por exemplo, é uma das formas melhorar a qualidade do sono.

Neste artigo, vamos falar de sete comidas e bebidas que ajudam a adormecer e dormir melhor.

1. Banana

Não consegue adormecer? Coma uma banana. A fruta é rica em magnésio: o mineral que atua como relaxante muscular natural. Experimente beber um copo de leite batido com banana antes de dormir. Essa misturinha dá mais que certo porque o leite contém caseína: uma proteína de lenta absorção, também conhecida como “proteína da noite” devido à sua capacidade de fornecer o corpo com proteínas por várias horas e evitar a perda de massa muscular durante o sono.

Cereals with bananas.

2. Chá de ervas

Durante muito tempo, o chá de camomila foi usado essencialmente como remédio para tratar distúrbios do sono. Pesquisadores acreditam que o efeito calmante da camomila venha da apigenina, um metabólito secundário da classe dos flavonóides. Chá de lavanda, valeriana e menta também são famosos pelo efeito relaxante no organismo.

Não beba chá preto ou verde antes de dormir: eles possuem estimulantes que tiram o sono.

A cup of herbal tea.

3. Sementes de abóbora

Quando cozinhar abóbora, não jogue as sementes fora. Toste as sementes numa frigideira (sem óleo) e voilà: um lanche nutritivo que ajuda a dormir. Coma algumas sementes enquanto você assiste suas séries à noite, por exemplo. 50 g de semente de abóbora contêm aprox. 200 mg de magnésio: o suficiente para cobrir a necessidade diária, relaxar os músculos e zzZzzz.

Pumpkin seeds in a wooden bowl.

4. Salmão

Pesto de salmão com verduras no jantar? Estudos indicam que os ácidos graxos ômega 3 presentes nos peixes têm o poder de desestressar. O salmão contém vitamina B6: a vitamina que estimula a produção da melatonina, o hormônio regulador do sono e do ritmo circadiano.

Grilled salmon with vegetables.

5. Cerejas

Beber um copo (250 ml) de suco de cereja ou comer algumas cerejas frescas antes de ir para a cama ajuda a elevar os níveis de melatonina no sangue. Se for difícil encontrar a fruta na sua região, tente cerejas secas: comer algumas porções entre uma refeição e outra faz o mesmo efeito.

Fresh cherries.

6. Batata (doce)

Batatas e batata doce são grandes fontes de carboidratos complexos e potássio: outro mineral que ajuda o corpo a relaxar à noite. E quem não gosta de batata frita? Faça em casa: lave e seque bem as batatas, corte-as em tirinhas, pincele as tirinhas com um pouco de azeite de oliva, tempere a gosto e leve ao forno por pelo menos 30 minutos. Bom apetite e boa noite!

Sweet potatoes in a bowl.

7. Chocolate quente

Tomar um copo de chocolate quente antes de dormir dá sono! Por quê? A culpa é do triptofano encontrado no pó de chocolate (não adoçado). Você pode intensificar esse efeito adicionando um pouco de leite de amêndoas, que é outro produto rico em triptofano. Esse aminoácido essencial estabiliza os níveis de serotonina no corpo. Vale lembrar que distúrbios do sono são, em alguns casos, uma das consequências da baixa produção de serotonina.

Cold cocoa in a glas.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner »