7 dicas para diminuir o lixo plástico

How to avoid plastic waste

 Segundo o Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu, temos mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos neste momento. O plástico é um poluente que destrói a vida marítima e, consequentemente, a existência humana.

Você sabia que um saco de plástico é utilizado, em média, por apenas 12 minutos antes de ser jogado fora? Com algumas mudanças de hábito, podemos contribuir para melhorar a situação dos oceanos e diminuir a poluição por lixo plástico.  

Veja estas 7 dicas para diminuir o plástico no dia a dia.

1. recuse sacos plásticos

O saco plástico, que completa a sua missão em 12 minutos antes de ir parar no lixo, demora 500 anos para se decompor. Pense nisso e recuse o saco!

Solução: crie o hábito de levar uma sacola de pano para onde você for e adote um carrinho de feira para fazer compras maiores. No início, você vai esquecer de levar a sacola, esquecer que ela tá lá dobrada no fundo da bolsa ou, ainda, esquecer de recusar o saco plástico. Tudo bem, leva tempo e prática até virar costume. Persista! Funciona e vale a pena.

Bolsa de plástico de un solo uso en un supermercado

2. saber é poder: faça um inventário

Em que momentos do dia você entra em contato com produtos que contêm plástico de uso único? Quando compra água na rua? Quando toma um suco e vem o copo ou a caixinha de plástico + canudinho? Água de coco?

Observe os seus hábitos diários e identifique a presença do plástico neles: será que rola uma alternativa? Hoje em dia existem muitos copos reutilizáveis que são mais higiênicos por serem tocados e usados sobretudo apenas por você mesmo. A mesma coisa vale para as garrafinhas de água.

Canudinhos de material sustentável:

Canudos de vidro, metal e bambu são opções excelentes para quem precisa de canudinho. Eles são fáceis de limpar e podem ser reutilizados por anos.

Bebida con una pajita de metal

3. Garrafa de água reutilizável 

A galera do corre sabe que a hidratação do corpo é assunto sério. Você ainda usa garrafinha de plástico descartável que vai pro lixo depois de cada corrida? Esperamos que não! 🙄 Invista em uma garrafa de água reutilizável para acompanhar a rotina de treino. Além de diminuir a sua produção de lixo plástico, você vai conseguir acompanhar melhor a sua ingestão de líquido diária. 

Botella de agua reutilizable

4. Ainda tá fumando?

Que a fumaça do cigarro é uma das piores coisas para o pulmão, especialmente para quem treina regularmente, todo mundo já sabe. Mas, você sabia que tem plástico no filtro do cigarro? Filtro de cigarro é poluição plástica. Coloque isso na sua lista de bons motivos para parar de fumar!

5. Pensamento global + ação local = <3

É verdade que a poluição plástica é um problema do tamanho do mundo, mas não desanime. Você pode começar uma grande onda revolucionária nos lugares que frequenta. Primeiro, observe os hábitos do pessoal da sua vizinhança e, depois, desenvolva um plano infalível.

Algumas ideias: crie um grupo, junte uma galera para coletar lixo plástico algumas vezes durante a semana. Ou forme uma equipe de plogging, já ouviu falar? Plogging é uma forma de corrida sustentável: correr recolhendo lixo pelo caminho. Muita gente adoraria participar e ajudar, mas não sabem como promover uma iniciativa.

Empodere o seu prédio, o condomínio, o bairro inteiro, converse com os seus amigos sobre a questão, sempre surge uma outra ideia: e é exatamente assim que grandes mudanças começam a acontecer.

Dica de atividade:

Plogging é uma modalidade de corrida registrável no app adidas Running. É uma atividade física que faz bem para o corpo e ajuda o meio ambiente.

6. Vá de material sustentável

Roupa bonita para malhar já não basta, queremos mais! Queremos roupas bonitas, funcionais e que não prejudiquem o meio ambiente. Procure equipamento esportivo de material sustentável na próxima vez que sair para comprar uma camisa de treino, legging, shorts ou tênis de corrida!

7. Junte-se ao movimento

E se apenas correr também salvasse os oceanos? Vamos lá!

O desafio Run For The Oceans transforma atividade física em solução para o meio ambiente: entre 28 de maio e 8 de junho, milhões de pessoas no mundo todo vão percorrer quilômetros para combater a poluição plástica marinha. Cada quilômetro conta e, juntos, seremos um grande movimento de limpeza!

Apesar de ser uma missão imensa, salvar os oceanos é uma ação que recompensa. Combater a poluição plástica para salvar os oceanos é demonstração pública de responsabilidade e amor a todas as formas de vida. Entre nessa onda!

Run for the oceans

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »