7 coisas que podemos fazer no dia a dia para evitar a produção de lixo plástico

 O Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu estima uma quantidade de mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos hoje em dia. E somos nós que produzimos todo esse lixo plástico, todos os dias. Bom saber! Pois se criamos o problema, também podemos acabar com ele.

Veja estas 7 dicas para ajudar você a se livrar do plástico no seu dia a dia. Vale a pena, você vai contribuir para a preservação dos oceanos, além de espalhar conscientização sobre as ameaças da poluição plástica:

1. Diga não aos sacos plásticos

Os sacos plásticos já deveriam ter sumido do mercado, só que não. É sacola plástica para todo lado, nos supermercados, nas nossas lojas preferidas. Recuse! Carregue sempre uma sacola de pano com você e adote um carrinho de feira para fazer compras maiores. É uma questão de tempo e hábito: muitas vezes você vai esquecer de recusar, esquecer da sacola de pano que você trouxe dobradinha na sua mochila. Mas, não desista! Funciona e vale a pena.

Lots of bred packed in plastic

2. Canudinho, não! Chega de plástico de uso único

Raramente compramos canudinhos, mas lá estão eles em praticamente todos os restaurantes, bares e padarias. Um só canudinho já é muito plástico que acaba no mar e prejudica os animais marinhos. É fácil: peça para o garçom trazer a sua bebida sem canudinho. Aproveite para sugerir que eles parem de oferecer canudinhos com as bebidas, na maior parte dos casos, não precisamos dele.

Você vai se surpreender com a quantidade de gente que não sabe que um simples canudinho é algo muito perigoso. Ajude a reeducar o pessoal, conte para os seus amigos e conhecidos sobre o que acontece com os canudos quando eles chegam nos oceanos, ou melhor, o que acontece com os animais que moram lá.

Fica a dica:

Se você precisa usar canudinhos, existem alternativas de vidro, metal e bambu. Eles são fáceis de limpar e podem ser reutilizados por anos.

Canudinho de plástico numa bebida

3. Garrafa de água reutilizável para água

Quem corre sabe que a hidratação do corpo é assunto sério. Você usa garrafinhas de plástico descartáveis que você joga fora depois de cada corrida? Esperamos que não! 🙄 Invista em uma garrafa de água reutilizável para acompanhar sua rotina de treino. Além de diminuir a sua produção de lixo plástico, você vai conseguir acompanhar melhor a sua ingestão de líquido diária. 

Mulher bebendo água de uma garrafa reutilizável

4. Ainda tá fumando?

Que a fumaça do cigarro é uma das piores coisas para o pulmão, especialmente para quem treina regularmente, todo mundo já sabe. Mas, você sabia que tem plástico no filtro do cigarro? Filtro de cigarro é poluição plástica. Coloque isso na sua lista de “bons motivos para parar de fumar”!

5. Pensamento global + ação local = <3

É verdade que a poluição plástica é um problema do tamanho do mundo. Não desanime. Você pode começar uma grande onda revolucionária nos lugares que você frequenta. Observe os hábitos do pessoal da sua vizinhança.

Crie um grupo, junte uma galera para coletar lixo plástico, você vai se surpreender com a quantidade de gente que vai se interessar. Empodere o seu prédio, o seu condomínio, o seu bairro, converse com os seus amigos sobre o problema e possíveis soluções. É exatamente assim que grandes mudanças começam a acontecer.

6. Vá de material sustentável

A gente adora uma desculpa para comprar roupa de treino nova, né não? Aí, ó: o mercado está cheio de roupas esportivas feitas de material sustentável.

Roupa bonita para malhar já não basta, queremos mais! Queremos roupas bonitas que não prejudiquem o meio ambiente. Procure equipamento esportivo de material sustentável na próxima vez que você sair para comprar a sua nova camisa de treino, legging, shorts ou tênis de corrida!

Corredores passando por sacos de lixo plástico

7. Junte-se ao movimento

E se sua corrida também salvasse os oceanos? Aceite o desafio Run For The Oceans: entre 8 e 16 de junho, milhões de pessoas no mundo todo vão correr juntas para conscientizar sobre a poluição plástica marinha. Cada quilômetro conta!

Junte-se a nós, vamos transformar o problema em solução:

Salvar os oceanos é uma grande missão, mas a recompensa é maior ainda. Sem água, não há vida. Combater a poluição plástica para salvar os oceanos é demonstração pública de responsabilidade e amor à todas as formas de vida. Junte-se ao Run For The Oceans 2019 agora mesmo!

Junte-se ao movimento

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »

Leave a Reply