Dicas para emagrecer: como queimar gordura correndo

Correr em jejum aumenta a queima de gordura? Ou é correr em uma zona cardíaca baixa que gera mais resultados? E treinos curtos com intervalos exaustivos, será que eles fazem emagrecer mais rápido? Chega de dúvidas! Descubra aqui as melhores formas de queimar gordura com a corrida.

QUEIMAR GORDURA: O QUE SIGNIFICA?

Queimar gordura é a habilidade do nosso corpo de oxidar, ou queimar, gordura e utilizá-la como combustível em vez de carboidratos. É um processo aeróbico no qual a gordura é decomposta com a ajuda do oxigênio. Em geral, são as atividades aeróbicas, como caminhada nórdica, corrida e ciclismo, que favorecem a queima de gordura.

QUANDO QUEIMAMOS GORDURA?

Durante atividades físicas, o corpo utiliza reservas de gordura e reservas de carboidrato como combustível. O tipo de exercício praticado define qual das duas reservas será utilizada como fonte de energia primária.  

O corpo queima um percentual maior de gordura :

  • Durante atividades físicas de baixa intensidade
  • Durante atividades de longa duração – treinos longos queimam mais gordura
  • Se você está em boa forma – um corpo em boa forma consegue empregar melhor a gordura como combustível

Importante:

Emagrecer depende mais da quantidade total de calorias queimadas do que da porcentagem de gordura queimada durante uma atividade física.

COMO QUEIMAR GORDURA COM A CORRIDA?

Para que a gordura seja queimada de forma ideal: encontre um ritmo no qual você consiga manter uma conversa durante toda a corrida. É nessa zona que a gordura corporal acumulada será convertida em combustível para impulsionar o seu corpo. De acordo com especialistas, esse deve ser um ritmo bem lento, um que você consiga manter por até 8 horas. Uau…!

TENHO QUE CORRER POR 30 MINUTOS PARA QUEIMAR GORDURA?

Em corridas leves de baixa intensidade, o corpo aciona a gordura como fonte de energia primária, mas precisa de mais tempo para queimar grandes quantidades de calorias. Por isso treinadores recomendam o tempo mínimo de 30 minutos.

Já em corridas curtas de alta intensidade, o corpo queima mais calorias em menos tempo. E mesmo que apenas uma percentagem mínima dessas calorias provenha da gordura corporal, esse tipo de treino também contribui para a perda de peso.

Seu corpo continuará queimando gordura por umas 2 ou 3 horas após o término da corrida. Você pode aproveitar esse momento para impulsionar a perda de peso ingerindo bastante líquidos e proteína. Fica a dica!

TREINOS DE ALTA INTENSIDADE E QUEIMA DE GORDURA

Treinos de alta intensidade levam a frequência cardíaca até a zona anaeróbica. Quando a frequência cardíaca é estimulada dessa forma, o corpo utiliza reservas de carboidrato como combustível e queima menos gordura.

Durante exercícios intensos, o corpo queima mais calorias para compensar o trabalho dos músculos – inclusive no pós-treino, já que o corpo também precisa de energia para se recuperar. E é aí que você pode aproveitar os benefícios do efeito de pós-combustão (EPOC, consumo excessivo de oxigênio após o exercício) para queimar ainda mais calorias.

CORRIDA DE BAIXA OU ALTA INTENSIDADE?

Qual é o melhor método para queimar mais gordura? Corridas longas e lentas ou sprints em zonas cardíacas altas? Fato: corridas de baixa intensidade são ideais para queimar bastante gordura. Treinos de alta intensidade são ótimos para trabalhar os músculos. E agora?

Combine! Tente combinar corridas lentas e relaxantes na zona aeróbica (correr conversando!) com corridas intervaladas curtas e intensas (uma vez por semana já é suficiente). Você vai ter excelentes resultados.

CORRER EM JEJUM

Se você se sente bem o suficiente para enfrentar uma corrida antes do café da manhã e quer impulsionar o seu metabolismo dessa forma, faça o seguinte:

  • Máximo 40 minutos de corrida
  • Consumação máxima de oxigênio (VO2 max) de 50-60%*

* Valores estimados. O nível de intensidade de treino ideal para você pode ser determinado com um teste de lactato.

Atenção: para que o seu corpo queime gordura eficientemente, você também precisa cuidar da sua alimentação e das suas boas noites de sono. Afinal, o processo de queima de gordura é contínuo, ele ocorre inclusive enquanto você dorme.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »

Leave a Reply