Como consumir menos gorduras para garantir emagrecimento e bom colesterol

Frigideira com excesso de óleo e gordura

Há vários motivos para reduzir seu consumo de gordura. Talvez sua motivação seja emagrecimento, ou talvez você tenha feito um exame de sangue e identificado que seus níveis de colesterol precisam ser ajustados.

É importante lembrar que o corpo precisa de gordura para funcionar, então a questão não é simplesmente tentar cortar todo tipo de gordura da alimentação. Foco na gordura saudável! Acompanhe seu consumo de gordura seguindo as dicas abaixo.

Gorduras alimentares: boas ou ruins?

O seu colesterol anda preocupando? Analise que tipo de gorduras você consome. Reduza a quantidade de gorduras saturadas, ou seja, das que permanecem sólidas em temperatura ambiente. Este tipo de gordura é encontrado principalmente em produtos de origem animal, queijos gordurosos e carne gordurosa. Em vez disso, opte por gorduras não saturadas, que são encontradas em óleos vegetais, peixe e castanhas.(1)  Concentre-se em melhorar sua alimentação de maneira geral utilizando listas de compra para uma alimentação saudável, ou tente praticar o veganismo durante certo tempo!

Pequenas mudanças podem ocasionar grandes resultados. É por isso que queremos mostrar como reduzir substancialmente seus níveis de consumo de gordura a longo prazo realizando apenas algumas pequenas alterações AGORA! É bem fácil, você vai ver.

Dicas de culinária para reduzir o consumo de gorduras

Use quantidades reduzidas de gordura

Uma quantidade reduzida é suficiente para alcançar o sabor desejado. Quem pensa que “quanto mais gordura, melhor” está por fora. Diretrizes atuais sobre a gordura na alimentação indicam que devemos reduzir o consumo de gordura a 30% do nosso consumo total diário de energia.(2

Use panelas e frigideiras de boa qualidade

Panelas e frigideiras antiaderentes são uma boa ideia, assim como acessórios em aço ou cerâmica. Este tipo de instrumento culinário ajuda a preparar deliciosas refeições utilizando menos gordura e óleo.

Cebola sim, gordura não!

Tem que caprichar no tempero! Quando estiver cozinhando, em vez de gordura, use mais cebola, alho, salsa, cebolinha, e ervas finas em geral para temperar sua comida.

Use um borrifador de azeite

Assim, menos óleo ou azeite será utilizado para cobrir uma grande área da panela ou do seu prato.

Cozinhe peixe

Ingerir de 2 a 3 porções semanais de peixe terá efeitos positivos no seu nível de colesterol. Ainda mais quando preparado sem muito óleo, azeite ou gordura, o peixe é perfeito para refeições leves e saudáveis.

Tempere à vontade

Sinal verde total para ervas aromáticas e temperos exóticos, em comparação com excesso de gordura ou molhos espessos.

Economize calorias usando óleos mais escuros.

Quando cozinhamos utilizando óleos mais escuros, como o de gergelim, automaticamente utilizamos menor quantidade. Eles também oferecem sabor mais intenso. Já experimentou óleo de semente de abóbora na salada? Sementes de abóbora são ricas em magnésio.

Frasco contendo óleo de sementes de abóbora e, ao lado, meia abóbora e sementes em potinhos

Peixe assado no papel alumínio

Um forno, um pouco de papel alumínio e… problema resolvido! Assim, você pode cozinhar o peixe sem óleo ou molho e preservar o sabor original do peixe.

Medir com a colher de chá

Sempre utilize uma colher de chá para medir a quantidade de gordura. Assim, você controlará melhor a quantidade necessária para cozinhar.

usar papel em vez de gordura

Papel manteiga pode ser uma boa opção em vez de gordura em certos pratos.

Opte por alimentos naturais

Se você precisar recorrer a enlatados, como peixes e sardinhas, sempre opte por estes alimentos conservados em seu próprio caldo ou água. Evite alimentos embalados com óleo. Assim, você pode evitar o consumo de muitas calorias e gordura.

Generosidade com o vinagre

Use muito vinagre nos molhos para salada. Vinagre de cidra, por exemplo, estimula a digestão, e algumas pesquisas afirmam que favorece a perda de peso.(3)

USe uma panela wok

Uma panela wok ajuda a preparar pratos deliciosos com quantidades de gordura bastante reduzidas.

Quando preparar sopa, deixe esfriar

Assim, as gotas de gordura vêm para a superfície e são facilmente removíveis.

Cozinhe produtos frescos de origem local

Brócolis, pepino, aipo, alho, cebola, espinafre, tomate e abobrinha são excelentes opções. São ingredientes deliciosos e cheios de nutrientes. Se você estiver tentando emagrecer, legumes e verduras frescas precisam virar seus melhores amigos na alimentação.

Assado em vez de empanado

Não importa os ingredientes: assar alimentos é sempre a melhor escolha. Alimentos empanados normalmente contêm o dobro de calorias do que o mesmo alimento assado no forno.

batata doce assada

Use papel toalha para drenar a gordura

Depois de fazer frituras, coloque o alimento sobre papel toalha. Ele absorverá o excesso de gordura, impedindo que esta se acumule em suas artérias.

Coma aves sem pele

Remover a pele do frango, peru e pato é uma dica muito útil para reduzir as calorias e gorduras ingeridas.

Cozinhe sem óleo de vez em quando

É super possível cozinhar sem óleo, azeite, manteiga ou afins. Em vez deles, opte por caldos e vinagre.

Adapte suas receitas

Para reduzir a quantidade de calorias, simplesmente utilize metade da quantidade de açúcar e gordura indicada na receita. Pense em usar um substituto do açúcar para reduzir o consumo do açúcar em si.

Passe longe das gorduras trans

Ácidos graxos trans, sejam os industrialmente produzidos ou aqueles presentes na gordura das vacas, ovelhas e cabras, comprovadamente elevam a quantidade de LDL (colesterol ruim) relativamente ao HDL (bom colesterol) no sangue.(4)  

Lição para levar para a vida

Fazendo alguns pequenos ajustes na culinária e na preparação dos alimentos, é possível reduzir bastante o consumo de gorduras. Faça um favor ao seu próprio corpo e economize no consumo de colesterol: troque as gorduras saturadas por gorduras insaturadas saudáveis!

adidas Training nutrition banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »