Como controlar a vida útil do tênis de corrida com adidas Running + dicas

Controlar a vida útil do tênis de corrida

Você sabe qual é o tempo de vida útil dos tênis de corrida? Um par de tênis de corrida dura mais ou menos 500 quilômetros. Depois disso, a qualidade não pode ser mais garantida e, para proteger as articulações e evitar lesões, você deve substituí-los.  

Agora você se pergunta: como vou saber que já percorri 500 km com um tênis?

Uma forma simples e eficiente de controlar a quilometragem percorrida com os tênis é a ferramenta de controle de quilometragem do app adidas Running da adidas: um recurso do app desenvolvido para acompanhar os km percorridos com um (ou vários) tênis. O app avisa automaticamente quando estiver chegando perto dos 500, para que você possa se preparar para aposentar o seu querido par e comprar tênis novos.

Como controlar a vida útil do tênis com o adidas Running?

Tênis novo, tênis usado, tênis de modelos variados: todos os tênis que você calça para fazer atividades físicas podem ser registrados no app adidas Running e vinculados às atividades feitas com eles. Desta forma, a quilometragem percorrida é controlada automaticamente.

Como contar os quilômetros de um tênis de corrida novo ?

Existe uma opção chamada “Meus tênis na aba do perfil no menu principal do app adidas Running”. Clique nela para adicionar um par de tênis. Se o tênis que quer registrar não estiver disponível naquele momento: adicione o novo modelo e tire uma foto dele. A partir daí, os quilômetros das atividades registradas com o app poderão ser vinculados ao tênis. Ah! Para ficar mais divertido, você também pode dar apelidos ou nomes aos seus tênis! 😎 

adidas Running shoe tracking screenshot

Como contar os quilômetros de um tênis de corrida usado?

Você já tem um tênis de corrida, mas não sabe quantos quilômetros já percorreu com ele? Adicione este tênis aos “Meus tênis” da mesma forma explicada acima e especifique a data (mais ou menos) de quando você começou a usá-lo para correr, caminhar, fazer trilha ou outras atividades esportivas. Os quilômetros que já foram registrados em atividades desde então poderão ser atribuídos ao tênis (considerando que você tenha registrado atividades com o adidas Running neste mesmo período de tempo). Pode ser que você descubra que os seus tênis atuais já devem ser aposentados! 😉 

running shoes close-up

Como controlar a vida útil de vários tênis de corrida 

Se você usa diferentes de tênis de corrida de acordo com a superfície (correr em trilha, correr na rua, caminhar, etc…), também é possível adicionar vários pares no app adidas Running e atribuir os quilômetros percorridos a um dos tênis na sua lista.

Acompanhar a vida útil dos tênis de corrida desta forma é uma boa estratpegia para analisar parte do desempenho. Você pode saber quais são os tênis que usa mais, em quais tipos de corrida e até mesmo se há alguma diferença na sua velocidade e performance com algum tênis específico. 

A vida útil de um tênis de corrida é mais ou menos 500 km

Registrar treinos de cardio no app adidas Running é uma forma de ficar de olho na qualidade dos tênis: o app notifica quando um tênis registrado estiver perto dos 500 km para que você possa se preparar para uma troca de pares. 

Por que é importante controlar a vida útil de um tênis de corrida

Estudos sobre a vida útil dos tênis de corrida indicam que a capacidade de absorver o impacto durante a corrida, ou seja, o amortecimento do tênis, diminui progressivamente conforme o uso, aumentando automaticamente o risco de lesões. Cook, Kester e Brunet (The American Journal of Sports Medicine, 1985) mostram que o amortecimento dos tênis de corrida perde 67% da potência inicial após 240 quilômetros e mais 60% após mais de 800 quilômetros [1].

5 sinais de desgaste do um tênis de corrida 

  1. Você já percorreu 500 km com o tênis.
  2. Você sente que o amortecimento não é mais o mesmo de antes.
  3. A entresola do tênis de corrida está gasta. Como saber: dobre o tênis até que a parte do dedão toque a parte do cabedal onde você enfia o pé quando calça o tênis. Se uma parte toca a outra, a entresola está gasta.
  4. Você começa a sentir dores aqui e ali (quadril, joelho, articulações) depois da corrida.
  5. Se perceber que o solado está gasto, aposente o tênis: normalmente o amortecimento falha antes do desgaste do solado.

close up of runner's leg

5 formas de prolongar a vida útil do tênis de corrida

  1. Use o tênis de corrida apenas para correr: use outros calçados para as atividades em trilha, para fazer musculação e para caminhar.
  2. Compre o tênis certo para o seu tipo de pé e para o seu esporte. Dica: siga este guia para comprar tênis de corrida. Usar um tênis de corrida que não é ideal para você, ou para a sua atividade, diminuirá o seu desempenho esportivo e a vida útil do tênis rapidamente. Tenha em mente: alguns tênis duram mesmo mais do que outros! Por exemplo, os tênis desenvolvidos para a corrida de rua não durarão tanto quanto os tênis especialmente desenvolvidos para a corrida em trilha.
  3. Não deixe o tênis ficar muito quente (exposto ao sol ou dentro de um carro num dia super quente) ou muito frio (do lado de fora num lugar de inverno rigoroso). Temperaturas extremas estragam a borracha.
  4. Lave o tênis à mão. Nunca lave o tênis na máquina de lavar. Siga as instruções do fabricante (geralmente é só com água e sabão mesmo).
  5. Se o tênis molhar, seja de chuva, neve ou suor: seque-o! Coloque jornais dentro do tênis e puxe a lingueta para fora o tanto quanto conseguir para facilitar a ventilação. Os jornais absorvem a umidade, isso impede o desenvolvimento de bactérias que causam o cheiro ruim. Coloque-os na frente de um ventilador se possível, mas nunca deixe-os em cima de um aquecedor, pois a borracha pode derreter e, inclusive, pegar fogo. Se o tênis estiver fedido demais: coloque um pouco de bicarbonato de sódio dentro do tênis para neutralizar o odor e eliminar as bactérias e os fungos.

Como reciclar os tênis de corrida desgastados

Reciclar tênis de corrida não é fácil, eles são feitos de um monte de materiais diferentes: couro, tecido, metal, borracha, plástico… todos colados e costurados juntos, bem difícil de separar.

Você gosta de sustentabilidade? Se sim, pense nessa dificuldade de reciclagem na hora da compra e tente investir em tênis feitos de fibras e tecidos reciclados: muitos são feitos com materiais desenvolvidos a partir do plástico retirado dos oceanos ou de praias. Se ainda não conhece um tênis desse tipo, dê uma olhada nos produtos das coleções Primeblue e Primegreen da adidas.

No mais é baixar o app adidas Running e começar a registrar os quilômetros. A distância percorrida será contada para você e para os seus tênis, para ficar de olho na vida útil deles sem ter que quebrar a cabeça calculando cada corrida.

Para obter mais dicas sobre como melhorar o desempenho e prevenir lesões:

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »