4 dicas para correr nas férias • Como se divertir e manter a forma

Hhomem correndo na praia

​​Ah, férias! Seja com o verão bombando ou em qualquer época do ano, chegou a hora de dar uma escapadinha e viajar por uns dias! Para muitas pessoas, correr é uma forma ativa de relaxar e recarregar as energias. Por isso, muitas pessoas mal conseguem imaginar viajar sem dar uma corrida. Assim, trazemos 4 dicas para quem curte correr nas férias para se manter em forma e, ainda assim, aproveitar a pausa na rotina:

1. Variedade na rotina com cross-training

Está de férias e tem uma prova de corrida marcada para o seu retorno? Então é hora de usar as escapadas para correr e turbinar os treinos. Entretanto, lembre-se que… é férias! Hora de se presentear com tempo de recuperação do agito da vida diária. Cuidado para a corrida não virar um fator de estresse adicional! Antes de sair em viagem, decida se vai viajar para treinar ou se o foco será descanso e relaxamento.

Claro, usar a corrida como uma forma ativa de relaxar e aliviar o estresse diário é super válido. Mas, nas férias, o foco não deve ser distância, pace ou intensidade. Se estiver seguindo um plano de treino de corrida, suas férias não são o momento para segui-lo à risca. Aposte em cross-training, como natação ou ciclismo. Experimente alguns exercícios de calistenia, só com o peso do próprio corpo para corredores quando acordar de manhã! A mudança pode ajudar a alavancar seu desempenho a longo prazo.

homem andando de bicicleta na estrada

Às vezes, menos é mais:

As férias significam descanso. Não se force a treinar se o corpo precisar de uma pausa.

2. Atenção aos companheiros de viagem

Se quiser correr nas férias, vai ser preciso equilibrar as coisas com quem estiver viajando com você, seja seu par romântico, família ou amigos. Não existe nada mais irritante para um grupo de viagem ter que estruturar todos os planos do dia só por causa da corrida ou treino de alguém.

É tudo questão de tempo: as melhores horas para correr são bem cedinho ou à noite. Além disso, é uma boa ideia convidar seus pares para participarem da experiência fitness! Imagina que legal correr com o par romântico, filhos e amigos: somos mais fortes juntos!

3. Abraçar as novas oportunidades

Correr nas férias não deve ter a ver com metas. Sua mente precisa se beneficiar da variedade: aproveite as férias para isso! Busque descobrir novidades: aproveite pra se deleitar com a paisagem nova, descobrir novas rotas e usar seu tempo fitness para explorar as redondezas. Por que não aproveitar um cenário montanhoso e correr em uma trilha para dar uma variada? Este reconhecimento de campo pode valer muito a pena, pois leva a lugares onde os turistas normalmente não visitam e que podem ter vistas incríveis!

Mulher correndo em trilha

Dica:

Antes de sair se aventurando, veja se o GPS está funcionando e baixe o mapa da nova localidade para o seu telefone. Assim, você não precisa se preocupar em descobrir como voltar.

4. Se acostumar às novas condições

Atenção às novas condições apresentadas pelo seu local de viagem e não subestime o esforço necessário para se ajustar: diferenças no clima, fuso-horário ou superfície de corrida (areia ou cascalho) podem ter um grande impacto no seu corpo. Além disso, não subestime a intensidade do sol durante os meses de verão ou de tempo quente. Principalmente quando, além do sol, há uma brisa gostosa soprando: nesta situação, não percebemos o nível de radiação UV afetando o corpo. Se suas férias forem na montanha, acostume-se com o esforço extra. Acredite: não tem como evitar:

Depois da corrida, lembre-se: beba água, muita água durante o dia inteiro para evitar desidratação! Dê ao corpo bastante tempo para se recuperar do estresse físico extra causado pelas novas condições de corrida.

Atenção ao fato de que se manter fitness nas férias não é só questão de praticar exercícios: a habilidade de descansar e relaxar são um componente importante de permanecer saudável. Uma abordagem holística sempre traz melhores resultados a longo prazo.

homem observando a praia após uma corrida

Lição para levar pra vida:

Há muitos benefícios de se correr nas férias: além de proporcionar uma camada extra de diversão às férias, você pode aproveitar a corrida para “torrar” mais do estresse que traz consigo da vida normal, sempre tão atribulada. As férias são a ocasião perfeita para recarregar as baterias, além de serem uma grande oportunidade para experimentar um “detox” digital!

Estas dicas para correr nas férias ajudam a manter o lado fitness em dia e ainda mais: ajudam a exercitar a arte de priorizar neste bem merecido descanso. Tente libertar a mente dos pensamentos sobre provas de corrida e planos de treino. Corra livre! Não faz mal pra ninguém 😉

adidas Running banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Sascha Wingenfeld Sascha é coach de bem-estar e triatleta. Com mais de 10 anos de experiência, ele treina corredores de todos os níveis. "Sou apaixonado pelo meu trabalho, amo correr". Ver todos os artigos de Sascha Wingenfeld »