Correr sob estresse? Como achar o equilíbrio

Young people meeting for a run during sunrise

por Dr. Pouria Taheri

Quer ficar saudável? Então é bem provável que vocè já tenha pensado em praticar caminhada ou corrida: afinal, os efeitos positivos na saúde física e mental são inegáveis e bem conhecidos. Treinando com alguma frequência, o sucesso vem rápido: uma fantástica sensação de bem-estar para o corpo e para a mente!

Mas é justamente aí que mora o perigo: uma vez conquistado este maravilhoso marco fitness, muita gente acaba ficando viciada no esporte e começa a exagerar nos treinos. As armadilhas são muitas: pressão para se superar, treinar em excesso e não permitir ao corpo o tempo necessário para se recuperar. Tudo isso não só causa danos ao corpo, mas também ao equilíbrio interno. Assim, como encontrar um equilíbrio, um meio-termo, para progredir no esporte e, ao mesmo tempo, se divertir e relaxar através da corrida, sem estresse?

6 dicas para estabelecer um equilíbrio

1. DefinA metas em etapas

Conseguir correr 5 km, 10 km, ou durante 1 hora sem parar: defina suas metas em etapas e celebre cada conquista! Então, defina a próxima meta e dê seguimento ao plano de treino. Assim, mesmo com foco na meta, quando não estabelecemos metas ultra exigentes, é possível se divertir e relaxar mesmo treinando sério.

2. Treine com inteligência

Estabeleça uma rotina: a ideia não é rigidez, tipo “correr 6x por semana durante 6 semanas”. Quem treina desse jeito está fadado a sofrer quedas no desempenho. Lembre do fortalecimento muscular e dos treinos com foco na mobilidade se quiser alavancar a performance a longo prazo.

Pessoa correndo de maneira inteligente para se divertir correndo

Encontre o tênis de corrida perfeito: confira o  adidas SolarBOOST, que energiza cada passada!

3. Otimize a prática com um plano de treino

Quando as metas de treino são estabelecidas de forma exagerada e surreal, surge uma pressão interna e externa que não deve ser ignorada. Uma boa forma de garantir um bom ritmo para os treinos é recorrer a um plano individualizado, visando otimizar o treinamento e evitar exageros! Na real, é a única abordagem que permite sonhar com um sucesso duradouro nas pistas.

Dicas de expert

Nosso app adidas Running contém planos de treino que atenderão às suas metas pessoais de corrida. Confere lá!

4. Atenção a como você se sente

Bateu a exaustão? A motivação foi pelo ralo? Sente o corpo pesado? Uma fadiga imbatível se instalou? Não ignore esses sinais! Você pode estar sofrendo as consequências de exagerar nos treinos. Cuide de si. Cuide do corpo. É sua melhor e única ferramenta para viver. Não ignore esses momentos em que tudo pede um alívio. Pequenas lesões, em geral, são sinais de que problemas mais graves podem estar se formando.

Se você não se cuidar, um efeito “bola de neve” pode resultar em uma lesão grave e, aí, sim, será necessário fazer uma loooooonga pausa nos treinos de corrida e de força. Então, atenção: nada de comer mosca! Leve a sério os sinais que o corpo dá e consulte um especialista. Siga as recomendações do seu médico, mesmo que isso signifique fazer uma pausa nos treinos.

5. Lembre-se: você é o que você come!

Vamos apostar em uma dieta rica em fibras, bem balanceada, toda trabalhada nos alimentos naturais (não industrializados, isto é, não processados)? Vamos consultar um nutricionista para conversar sobre suplementos? VAMOS! Tudo isso pode fazer toda a diferença no desempenho e na recuperação. Vá se conscientizando sobre o que você come. Sua alimentação é seu combustível!

6. Água, muita água!

Quem pratica esportes com frequência deve redobrar a atenção para se manter sempre hidratado. Para saber o quanto de água você precisa beber por dia, preencha a calculadora abaixo:

Importante:

O treino vai ultrapassar 1h de duração? Então some nessa conta aí mais 500 ml por hora de exercícios moderados, 1 litro para exercícios intensos e 1,5 litros para exercícios extremos.

Lição para levar pra vida:

Se exercitar de forma saudável e sustentável requer mais que empolgação: planeje os dias de treino, os dias de recuperação e suas metas. Senão, sua atividade física pode facilmente acabar estressando mais do que aliviando o estresse. Reflita sobre sua rotina fitness, siga as dicas acima e o sucesso duradouro nas atividades físicas será garantido!


***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

RUNBASE Berlin Team A RUNBASE de Berlim apoia os corredores com muitas dicas sobre alimentação, saúde e suporte nos diversos treinos. O objetivo deles é ajudar cada um a virar uma versão melhor de si mesmo. Ver todos os artigos de RUNBASE Berlin Team »