Como fazer um detox digital? Dicas, efeitos e vantagens

Mulher usando o celular

O desenvolvimento tecnológico transformou aparelhos e dispositivos digitais em itens fundamentais da rotina.

Eles simplesmente facilitam a nossa vida nos conectando com o mundo todo, oferecendo (quase) todas as informações que precisamos e nos ajudando a resolver problemas ou fazer várias transações sem sair de casa.

O x da questão: você sabe quanto tempo você realmente passa na frente do computador ou usando o celular? Quantas vezes você pega o smartphone para fazer algo específico e, quando vê, já se perdeu pelas redes sociais ou comprou coisas que nem estava pensando em adqurir?

Usamos os nossos celulares praticamente em modo contínuo: a estimativa é de mais de 50 vezes num só dia.(1)

A utilização excessiva de tecnologia é um hábito que condiciona a rotina diária de formas não saudáveis: ele aumenta o estresse, muda o ciclo do sono e, no fim das contas, “rouba” o seu tempo.

Resumindo, o  celular é super útil na vida, mas pode atrapalhar: é por isso que cada vez mais pessoas querem fazer um detox digital. Numa pesquisa recente, 30% dos participantes afirmaram querer parar de usar dispositivos eletrônicos na rotina do fim do dia.

Homem curtindo a vida sem longe do celular

Por que fazer uma desintoxicação digital?

Ficar muito tempo olhando para a tela, além de fazer mal à visão, altera o nosso comportamento social em geral. Passamos a valorizar cada vez mais a conectividade e a interação social virtual, ainda mais quando tantas atividades viraram remotas.

É uma química: o cérebro libera dopamina em resposta à aceitação social (uma curtida numa foto do Instagram, por exemplo). E, consequentemente, a ausência desse estímulo (por exemplo, a falta de notificações) causa estresse.

Isso ocorre porque pegamos os nossos celulares o tempo todo com alguma expectativa, especialmente depois de postar ou enviar mensagens. Neste momento, estamos focando na nossa necessidade de pertencer. Damos vazão a uma grande vontade de sentir que somos queridos e aceitos.(2) 

O objetivo principal do detox é desenvolver mais a autoconsciência e, através disso, diminuir a urgência de suprir certas necessidades no mundo digital. Interprete “autoconsciência” como uma forma ativa de meditação: viver conscientemente os próprios sentimentos e ações. É um método que facilita a desconexão do mundo virtual e reconexão com a realidade.

Por exemplo, se você é essencialmente feliz e sabe disso, uns dias ruins podem até “chatear”, mas não “acabar com a sua vida”. Ter consciência da sua felicidade e reconhecer que momentos ruins são inevitáveis automaticamente enfatiza a transitoriedade desses momentos: assim como eles vêm, eles vão. Desta forma, é possível desenvolver uma perspectiva mais equilibrada sobre a própria vida e lidar melhor com as situações do dia a dia. 

O que isso tem a ver com detox digital? Viver com o celular ou laptop do lado o tempo todo acaba desviando o foco do “agora” e inibe a capacidade de agir ou sentir conscientemente. E lá se vai também o potencial de manter a perspectiva equilibrada. Quando navegamos pelas redes sociais ou verificamos nossas mensagens, entramos em contato direto com fatores externos que influenciam nossa perspectiva e nos distraem do momento.

Esporte e estresse

Reservar um pouco de tempo para atividades aeróbicas ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade durante o processo de desintoxicação digital. Sair para fazer um jogging de apenas 20min todos os dias já é o suficiente para melhorar o estado mental geral.(3)

Mulher usando a yoga como ferramenta para fazer um detox digital

Como fazer o detox digital?

1. Comece rastreando o uso de dispositivos

Já se pegou sendo criticado por estar sempre diante das telas e respondeu: “Ah, o celular não é um vício para mim. Eu posso reduzir o uso quando quiser!”, ou “claro que não passo o dia todo na frente do computador trabalhando”? Pois é. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe quanto tempo  realmente passam na frente das telas.

Hoje em dia, muitos sistemas operacionais de celulares/tablets/computadores permitem o rastreamento do tempo de atividade dos usuários em redes sociais, apps e nos próprios dispositivos. Desta forma é possível, não apenas descobrir o tempo real de uma pessoa no mundo digital, mas também analisar a relação entre os tipos de aplicativos e o tempo gasto com eles.

Por exemplo, os apps usados para o trabalho ou para monitorar a saúde provavelmente ocupam a maior parte do seu tempo digital, já que são utilitários diretamente relacionados a atividades offline. Mas se são as redes sociais que ocupam a maior parte do seu tempo nos dispositivos… Alarme!

Um detox digital pode reverter esta condição. 

2. Pratique o desapego do celular

Hoje em dia, o que seria de nós sem um celular? Quase sempre, ele é a primeira coisa que olhamos de manhã e a última coisa que olhamos antes de dormir. 😐 

Ele é tão imprescindível que, em certos casos, quando nos damos conta da falta dele (mesmo que por apenas alguns segundos), sentimos de imediato uma grande ansiedade. 

A chave para iniciar o processo de desconexão é limitar o seu próprio acesso ao celular: evite que ele esteja disponível o tempo todo, em qualquer lugar.

Para ter sucesso no detox digital, substitua o celular quando possível. Por exemplo, na ida para o trabalho, tente ler um jornal, revista ou livro, em vez de rolar infinitamente a tela das redes sociais. Na sua rotina de fim do dia, ou à noite, tire o celular de vista. Coloque-o para carregar fora do quarto, pois, afinal, o que os olhos não veem, o coração não sente. 😀 

Atividades físicas sem celular

Como registrar as atividades físicas com o app adidas Running durante o detox? Deixe o telefone em casa e adicione as atividades manualmente mais tarde.

3. Detox Digital em dupla

Fazer a desintoxicação digital com amigos é uma forma eficiente de aumentar a motivação e garantir o sucesso. Ter alguém por perto que também não está com os olhos grudados na tela nos obriga a “ficar no mundo real” e ajuda a amenizar o estresse causado pela falta do celular. Todo mundo sabe como é chato ficar tentando conversar com alguém que não larga o celular. Não seja essa pessoa!

Para socializar sem os dispositivos, combinem de fazer atividades juntos: por exemplo, sair para almoçar, treinar em dupla ou experimentar um novo tipo de esporte, como tênis ou squash. Um parceiro de detox também será um bom vigia, chamando sua atenção caso você pegue o celular inconscientemente para dar uma olhadinha.

Desafio dos celulares empilhados

Uma forma de fugir da vontade de olhar as notificações quando estiver entre amigos: coloquem seus celulares no meio da mesa, um em cima do outro, em uma montanha de celulares! O primeiro que não resistir e pegar o celular paga uma rodada para todo mundo.

4. Defina regras e siga o que definiu

Cortar de vez os smartphones da sua rotina é praticamente uma missão impossível. Afinal, como usar apps de fitness, por exemplo, como o adidas Running e adidas Training!?

Mas, você pode definir algumas regras sobre quando (não) usar o celular. Se proíba de usar o celular durante as refeições, por exemplo. Ou, ainda, deixe ele em casa quando sair para fazer uma caminhada ao ar livre: assim, você vai poder pensar na vida em vez de ficar buscando o local perfeito para a selfie nas redes sociais! 😆 

Atenção:

Entrar no detox com a expectativa de passar dias sem verificar a caixa de entrada do e-mail do trabalho, atender chamadas importantes ou responder mensagens não é uma abordagem realista. Durante o detox, faça com celular apenas o que for necessário. Defina horários específicos para se conectar com o mundo virtual. E tudo o que acontecer digitalmente fora desses horários, vai ter que esperar, pois, afinal, você está se desintoxicando!

Mulher correndo na rua sem o celular

 5.  Use e abuse da nova liberdade

A medida que a autoconsciência vai aumentando, sobe também a sensação de liberdade – já que você não sente mais a obrigação de estar disponível 24h por dia. Sem a intromissão desordenada das redes sociais, a quantidade de tempo livre que surge no dia é surpreendente!

Detox feito, liberdade alcançada! Aproveite todos os momentos desta nova fase de menor dependência digital: prepare um jantar delicioso, chame os amigos para tomar uma cervejinha juntos ou curta uma boa taça de vinho e um bom livro, desacelere o seu corpo e mente com atividades físicas relaxantes, tipo yoga ou massagem com rolo. Você merece o melhor! 

Deixar a “vida online” (um pouco) de lado não é fácil. Mas, de fato, a desintoxicação digital não propõe abolir o celular ou o computador da sua vida. Ela oferece ajuda para reduzir a sua dependência de dispositivos digitais.

O objetivo do detox digital é recuperar a conexão perdida com o mundo real, especialmente com o “agora”, seja fazendo esportes ao ar livre ou encontrando amigos. Ainda há muita vida para ser vivida além das telas. Boa sorte!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »