Diário de mindfulness + gratidão: por que ter um?

Diário de mindfulness do desafio Vire a Virada para cuidar da saúde de forma holística

Fazer um diário de mindfulness + gratidão não é tipo o querido diário infantojuvenil . Trata-se de uma ferramenta que ajuda a definir metas e intenções para cada dia. Além disso, serve para cada um ver como está em relação aos seus planos.

Este tipo de diário ajuda a focar a atenção no que está acontecendo na sua mente e no seu corpo, permitindo também um espaço para processar as emoções do dia (caso você precise). Ter um diário de mindfulness também pode ajudar a “desembaraçar” seus pensamentos, permitindo encontrar mais paz no momento presente.

Por que ter um diário de mindfulness?

Diagnóstico: você passa muito tempo se preocupando com o que *pode* acontecer no futuro e/ou pensando obsessivamente sobre fatos e situações do passado? Se identificou? Pois é: é fácil perder de vista o que cada dia tem a oferecer.

Fora isso, um diário de mindfulness pode ajudar a manter suas metas fitness e de saúde em primeiro plano na vida. Começou um plano de treino totalmente novo? Resolveu complementar o plano de treino atual? Melhorar a alimentação? Adotar novos (e melhorados!) hábitos relacionados à saúde mental? Então um diário de mindfulness pode ajudar a manter o foco.

Como fazer um diário de mindfulness? 

Ter um diário de mindfulness não requer muito tempo nem esforço. Na verdade, para criar um hábito novo, o principal é começar do básico. Reserve 5-10 minutos pela manhã para registrar algumas notas e intenções para o dia. À noitinha, separe outros 5-10 minutos para refletir sobre o que deu certo, os desafios que enfrentou e como se sente no momento.

E que tal encerrar o dia pensando no que proporciona gratidão? Normalmente, é fácil pensar muito no que é negativo ou desafiador. Assim, adotar a prática da gratidão diariamente pode ajudar a trazer energia positiva e ter em mente uma perspectiva geral da realidade, em vez de focar em aspectos “micro”.

Mergulhe no mindfulness durante nosso desafio “Vire a virada”! 

Está participando do nosso novo desafio Vire a Virada? Então, você provavelmente já viu alguns objetivos lá relativos a sua mente, corpo, alimentação. Esperamos que você invista bastante energia para cumprir estas metas durante as próximas semanas e, assim, entre o ano tinindo! E queremos facilitar sua vida: baixe o PDF imprimível aqui para avaliar o andamento das metas. Nada é rígido neste modelo, mas você pode, por exemplo, começar com as sugestões a seguir:

  • Corpo: fazer uma caminhada de 20 minutos, se alongar no intervalo do almoço ou completar um dos nossos treinos em destaque.
  • Mente: lembrar de fazer uma pausa mental a cada hora, praticar meditação toda manhã ou viver no presente por alguns instantes, em vez de ficar ansioso pensando no futuro, ou pensar obsessivamente no passado.
  • Alimentação: escolher uma opção de lanche saudável para ajudar a superar a vontade de comer doce à tarde, beber bastante água ou preparar refeições saudáveis.

Ainda não se inscreveu no desafio “Vire a Virada”? Aqui, você poderá encontrar várias informações sobre esta jornada de autocuidado! Baixe também o app adidas Training e se inscreva no primeiro desafio, lá.

Lembre-se: fazer pequenas mudanças resultam em uma grande diferença em como nos sentimos no dia a dia. Fazer um diário de mindfulness e de gratidão é uma ótima forma de começar a esculpir uma mentalidade saudável e positiva!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »