Sequência de corrida • Dicas para você correr todo dia

man running outdoor

Já pensou em correr todo dia? Isso é streak running, uma “sequência de corrida”. De fato, correr dia após dia é um objetivo ambicioso, sim, mas trazemos dicas para você ter sucesso nesse desafio!

Definição de sequência de corrida:

Streak running é correr todo dia durante certo tempo. Segundo as regras da United States Running Streak Association, distâncias a partir de 1,6 km contam como corrida(1). Isso corresponde, aproximadamente, a 12-15 minutos de corrida leve. Não tem como compensar dias “pulados” na sequência de corrida: é preciso correr todo santo dia, faça chuva ou faça sol, sem falta. No fim do ano, calcule quantos períodos de corrida diária você alcançou.

6 dicas para praticar streak running

1. Defina uma meta de corrida

Correr todos os dias pode ser desafiador até para amantes da corrida. Escolha um horário que funcione bem para você todos os dias, determine uma duração planejada e… pronto, está criado seu cronograma de corrida!

Dica:

Este método é ótimo para iniciantes que querem começar a correr, pois ajuda a estabelecer regularidade para o corpo. O objetivo é tornar a corrida uma atividade normal, corriqueira, a ser integrada na sua vida diária.

Mulher sentada ao lado de homem mexendo no celular

2. Comece devagar

Normalmente, alcançamos nosso maior nível de motivação logo no início de um hábito novo. Para manter esse nível motivacional, é importante começar com calma. A mentalidade envolvida no streak running não é, nem de longe, quebrar recordes diariamente. Divida bem a quilometragem que quer percorrer ao longo dos dias, alterne entre dias de corrida rápida e dias de corrida lenta, e também entre dias de corrida curta e de corrida longa. É uma ótima forma de desenvolver seu potencial de corrida, você vai ver.

Dica:

Para garantir variedade na rotina diária de treino, tente misturar vários métodos: fartlek, corridas longas e lentas, treino ritmado (tempo runs) ou corrida em ritmo crescente (crescendo runs).

3. Saiba mais sobre os benefícios

  • Correr todo dia não prejudica em nada a sua saúde, pode acreditar. Estudos demonstram que a prática diária de exercícios em intensidade moderada traz melhorias para a saúde como um todo.(2)
  • Comece a treinar com corridas curtas e lentas. Assim, você estará dando ao seu corpo o tempo que ele precisa para se ajustar aos efeitos do exercício. Este hábito protege as articulações, evita treinamento em excesso e previne contra lesões, sempre dolorosas.
  • Gradualmente, você transformará a corrida em um hábito diário. Optando por corridas curtas, sempre será possível encaixar uma corrida na sua rotina. Treinos curtos também ajudam no social: amigos e colegas que não acreditam muito no seu entusiasmo fitness não ficarão enchendo tanto a paciência e reclamando que você vive treinando, pois suas corridas serão mais curtas.

Grupo correndo em área urbana

4. Ouça seu corpo

Quando se pratica streak running, não existe espaço para ambição excessiva. Corredores iniciantes precisam ter cuidado com as metas que estabelecem. Dê tempo ao seu corpo para que ele se acostume a correr.

Quando começar a sentir os efeitos do overtraining (treinamento em excesso), faça uma pausa na sequência de corrida. Problemas clássicos de quem corre são canelite e torções no tornozelo, e este tipo de lesão, apesar de corriqueira, pode ser bem incômoda. Problemas de joelho e dor nas costas resultantes de técnica de corrida inadequada também são efeitos comuns do overtraining. Você pode evitar problemas e lesões se aquecendo de forma adequada. Exercícios que usam apenas o peso do próprio corpo para fortalecer os músculos (calistenia) ajudarão a melhorar seu desempenho na corrida.

5. Aproveite a recuperação

Correr todos os dias e se recuperar parece contraditório para você? Não é contradição nenhuma, acredite! Digamos que você corra entre 2 e 10 km por dia: seu corpo ainda terá tempo para se recompor. Isso acontece durante corridas tranquilas e lentas, em que os músculos se recuperam de forma ativa. Fazer ainda mais alongamento relaxa os músculos e, com um rolo de espuma, você pode estimular os tecidos conjuntivos e soltar pontos de tensão.

Mulher fazendo yoga em ambiente interno

6. Lembre-se de cuidar bem da alimentação

Além de uma boa recuperação, uma nutrição correta traz melhorias ao desempenho. Correndo diariamente, você gastará mais energia. Beba bastante líquido e tenha uma dieta balanceada.

Invista em refeições ricas nos carboidratos de alta qualidade, como macarrão integral, por exemplo, para que o corpo tenha estoques de glicogênio suficientes. Assim, você terá a energia necessária para as corridas diárias.

Gorduras saudáveis e proteínas, que podem ser encontradas na carne, no peixe, em feijões, castanhas variadas e ovos, são tudo o que você precisa para repor os depósitos de energia após a corrida. Frutas e legumes fornecerão outras vitaminas e minerais.

Check list:

✓  Tênis: investir em bons tênis de corrida valerá muito a pena caso você queira ser um streaker, isto é, um “corredor em série”. Será de muita ajuda para evitar lesões.

✓  Trajes: tenha roupas de corrida apropriados para todo tipo de clima. Chuva não é desculpa. Faça corridas curtas nos dias em que o tempo estiver ruim.

✓ Rota: tente correr com uma rota predeterminada em mente e use cada corrida para conhecer melhor a área.

✓  Amigos: motive amigos e colegas a entrarem nessa com você! Quando for correr a distância mínima, não há desculpa que cole para não te acompanharem. Qualquer pessoa pode correr por 10-15 minutos, nem que tenha que encaixar na hora do almoço.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tom Koscher Personal trainer e coach de corrida, Tom adora inspirar e desafiar os outros com muita criatividade nos treinos. Para ele, desafios fitness são irresistíveis. Se rola um, é Tom! E assim ele vai: por que andar se podemos correr? Ver todos os artigos de Tom Koscher »