Abdominais são perda de tempo: exercícios para o core são melhores para a saúde

Mulher fazendo abdominal sit up para fortalecer o core

Trazemos verdades: os músculos do core são mais importantes do que os abdominais. Por quê? O core é um dos principais grupos musculares do corpo inteiro. Fortalecer os músculos do core facilita os movimentos do dia a dia.

Mesmo os músculos do core sendo super importantes, muita gente desconhece quais são. Na verdade, ainda se acha que ter barriga lisa ou tanquinho são indicação de um core forte, mas são apenas imagens corporais praticamente inalcançáveis.

Este post traz informações sobre o que é o core, explica porque é essencial fazer exercícios para fortalecer o core, indica quais exercícios realmente funcionam e mostra porque simplesmente praticar abdominais não é uma boa estratégia.

O que são os músculos do core?

O core é o grupo muscular que se encontra na parte mediana do corpo: inclui a área da barriga onde fica o estômago, as partes mediana e inferior das costas, quadril e glúteos. Os principais músculos do core são o músculo transverso do abdome, multífidos, músculos do assoalho pélvico, oblíquos, músculo reto abdominal, músculos eretores da espinha e diafragma.

Em resumo: são muitos músculos! É por isso que este grupo muscular é tão importante não apenas para o desempenho nos esportes, mas para a saúde do dia a dia.

Mulher praticando exercícios ao ar livre com um sorriso no rosto, se sentindo bem

Por que é importante fortalecer o core?

Usamos os músculos do core em praticamente todas as atividades que realizamos. Os músculos do core ajudam a pegar coisas, manter boa postura e gerar energia durante a corrida e outras atividades. Ter força nos músculos do core também diminui a possibilidade de sentir dor nas costas, principalmente na região da lombar.

Todo movimento que você faz usa músculos do core. Assim, pratique exercícios para fortalecê-lo!

Os melhores exercícios para o core

Vejamos os cinco melhores exercícios para o core:

Prancha

Experimente estas variações da prancha.

Bridge

Abdominal “V-Up”

Torção russa

Elevação de pernas

Confira os 10 melhores exercícios para o core para ver como fazer os exercícios e também outros cinco exercícios maravilhosos para o core!

Acompanhe este treino de 16 minutos para o core:

Abra o app do adidas Training para encontrar ainda mais exercícios incríveis para o core e até planos de treino para alavancar seu core, seja qual for seu nível de boa forma!

Por que abdominais são perda de tempo?

Reparou que o post não fala de barriga lisa ou abdominal tanquinho? É que muita gente acredita que os músculos do core são sinônimo da região abdominal. É possível que ter abdominais super definidos até seja um sinal de um core bem trabalhado, mas você pode não ficar com o abdômen sarado quando se dedica a trabalhar o core.

Dia após dia, sofremos um verdadeiro bombardeio de imagens de pessoas “super fitness” e celebridades com abdominais trincados. Assim, é fácil pensar que ter um certo tipo de abdominal significa automaticamente ser saudável e atraente. Quando conseguimos ver os músculos abdominais, isso é sinal de baixo índice de gordura corporal. Exercícios para tonificar o abdômen não desenvolve musculatura funcional.

Exercícios para a região abdominal como sit-ups ou abdominais normais só tonificam os músculos abdominais. Mas a diferença é que este tipo de treino não desenvolve musculatura funcional, isto é, a musculatura que você precisa para viver sem dor e livremente: abaixar para pegar peso, pegar crianças no colo ou definir um recorde pessoal para a sua próxima meia-maratona! O que os treinos abdominais realmente fazem é tensionar músculos pouco desenvolvidos nas costas, o que pode causar dor nas costas ou até lesões.

Confira estas variações da prancha que também desenvolvem músculos fortes e saudáveis para as costas:

 

Não desperdice tempo com um monte de exercícios abdominais. Invista em fortalecer o core para ter força funcional que você de fato poderá usar no dia a dia. Use os exercícios indicados acima e treine bastante!

Como ficar com a barriga chapada

Ok, e como ficar com a barriga lisa mesmo buscando desenvolver os músculos do core? Tem gente que opta por uma série de soluções drásticas e desaconselháveis:

Nada disso é realista, sustentável e divertido. Não confunda vaidade com saúde. Só porque você consegue ver os músculos abdominais e eles parecem estar definidos, isso não significa necessariamente ter músculos do core fortes ou sequer saúde! Abdominais para postar nas redes sociais é perda de tempo: invista em desenvolver músculos fortes no core, glúteos e até músculos do tórax.

Descubra a verdade sobre os abdominais!

Por que você não precisa de um abdominal de pedra ou lisinho?

Porque são imagens nada realistas do corpo humano, mas, por serem amplamente divulgadas, nos vitimizam. As mídias nos bombardeiam com imagens de pessoas com um visual “super fitness”, mas alcançar o corpo perfeito não deve ser nossa meta. O foco deve recair sobre a funcionalidade e a saúde: desenvolva músculos fortes em todo o core e viva a vida de forma plenamente funcional.

Cuide de si. A meta é a sua saúde!

adidas Training banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO