Motivação para ser fitness: 4 dicas infalíveis

Oba, você começou a se exercitar! Tudo está correndo bem, e não falta ambição para alcançar a meta de ser fitness. Nesta fase, chega a parecer que você tem que dar uma segurada na onda para não ir longe demais ao tentar obter os benefícios do exercício.

Mas, com o passar das semanas, começa a ficar difícil sair sofá para treinar – isso acontece com você? Não se preocupe: isso é totalmente normal e pode acontecer com qualquer pessoa.

Criar uma estratégia própria de motivação ajuda a seguir o  plano

1. Visualize seu sucesso

Quanto mais se imagina uma coisa, maior a chance desta ideia se tornar realidade. A mesma coisa ocorre com as metas pessoais. Quer perder peso? Então, visualize sua perda de peso. Imagine a sensação de alcançar esta meta. Forme uma imagem mental do seu futuro look.

Para vislumbrar a sua meta e os resultados que deseja alcançar, utilize todos os sentidos físicos: como será a sensação de tocar seus músculos bem desenvolvidos? Comece a enxergar, na mente, a aparência destes músculos no espelho!

Use também o poder da linguagem para se automotivar: “eu sou capaz, não tenho medo. Só preciso de persistência, isso vai me fortalecer.” Programe sua mente para o sucesso. Duvidar de si é o modo mais fácil de destruir sua força mental.

2. Corte o tédio pela raiz

Seus níveis de motivação e desempenho vão oscilar, e isso é 100% normal! Às vezes, você vai se sentir em forma e com bastante energia e, de repente, vem uma baita sensação de cansaço e desânimo. Isso nem sempre está relacionado a fatores físicos: pode ser a mente tentando dar uma rasteira!

Por essas e outras, malhar também tem que ser uma atividade prazerosa. Além disso, você precisa obter algum tipo de resultado positivo, pois, senão, sua motivação vai ser abalada. Enfim: não deixe o tédio chegar para ficar! Torne o seu treino mais divertido e variado. Aí vão umas dicas:

  • Treine com amigos: treinar com amigos é divertido e dá um gás na motivação. Sempre que puder, marque treinos com outras pessoas: assim, é menos provável que você desista de ir! Além de incentivarem um ao outro, parceiros de exercícios dão sempre um levante na moral quando o desânimo dá as caras.
  • Que tal mudar os ares? Você não precisa malhar sempre no mesmo lugar. Agite um pouco a rotina e treine em locais diferentes: ache uma quadra, um parque diferente, ou treine até mesmo na sala de casa para variar o ambiente.
  • Escolha a música certa: a batida perfeita pode ajudar a alcançar o desempenho máximo e motivar na medida certa. Já tem uma música ou playlist preferida para a hora do treino? Vai que vai! Aperte o play para se empenhar mais e envolver suas emoções. Fotos, vídeos ou frases motivacionais também podem fazer a diferença no quesito “vontade de treinar”.

3. Treine pela manhã ou logo após o trabalho

Conforme o dia vai passando, o lado mais fraco da sua personalidade vai ganhando força: quando chegamos em casa após um dia cheio e nos jogamos no sofá para relaxar, poucas coisas têm o poder de nos fazer levantar. Assim, seja mais esperto que seu lado fraco: corra ou faça o treino de força logo pela manhã!

No seu caso, é inviável treinar bem cedinho?

Então tente remover todos os obstáculos que impeçam de treinar logo após o trabalho. Uma sugestão é arrumar a bolsa da academia na noite anterior e já levá-la ao sair de casa. Assim, após o trabalho, siga direto para a academia ou já engrene na corrida. Depois do treino, você se sentirá tão feliz por ter se exercitado que a sensação de se jogar no sofá e relaxar será ainda melhor!

4. Aceite um desafio: siga um plano de treino

Não há nada melhor que a sensação de alcançar suas próprias metas fitness. Quem quer continuar a se exercitar com regularidade, precisa de novos desafios. Nesse caso, iniciar um novo plano de treinamento é sempre uma boa ideia.

Seja um plano de treino de peso corporal de 12 semanas ou um plano de corrida, o importante é seguir o plano com prazer. Diversão é fundamental. O momento do treino é seu. Priorize a sua saúde! Corpo são, mente sã 🙂

Bom treino!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team

Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »