Como ter mais motivação para ser fitness? Dicas para ficar em forma

Tips to reach your fitness goals

Vamos (re)começar a treinar? Vamos! Metas fitness traçadas e motivação lá em cima: perfeito!

No início, é normal ter até que “segurar um pouco a onda” para não exagerar nos treinos, de tanta motivação: afinal, queremos ver resultados! E, com o tempo, eles vão chegando nas roupas, no espelho, nos comentários…

Mas, de repente, surge um compromisso e você deixa o treino de lado em um dia. Só um dia: não tem problema, claro. O problema é quando um dia vira dois, três e, pouco a pouco, a motivação para ser fitness e entrar em forma vai indo pelo ralo. Assim, nos momentos em que a vida fica corrida, como ter motivação para treinar?

Um homem e uma mulher fazendo burpees na praia

Como ter mais motivação para ser fitness? Faça um plano e siga-o!

1. Visualize seu sucesso

Quanto mais se imagina uma coisa, maior a chance desta ideia se tornar realidade. Se imagine do jeito que você VAI ficar. Antes de uma prova ou jogo, atletas de ponta recorrem a visualizações para se prepararem melhor. Se funciona para eles, funciona para você também! Quer emagrecer? Ou ficar mais forte? Ou ficar com o corpo magro e forte? Comece a imaginar!

Visualize sua meta e use todos os sentidos físicos:

Pense em como um corpo bem treinado vai ajudar no seu dia a dia: na hora da faxina? Na hora de subir uma trilha com amigos? Como seria a sensação de apertar seu futuro bíceps? Use frases de poder, também! Anda duvidando do seu potencial? Use estratégias de mindfulness para garantir seu sucesso fitness. 

2. Corte o tédio pela raiz

Seus níveis de motivação fitness e desempenho vão oscilar, e isso é 100% normal! Às vezes, você vai se sentir em forma e com bastante energia e, de repente, vem uma baita sensação de cansaço e desânimo. Isso nem sempre está relacionado a fatores corporais: pode ser a mente tentando dar uma rasteira!

Por essas e outras, malhar também tem que ser uma atividade prazerosa. Além disso, você precisa obter algum tipo de resultado positivo, pois, senão, sua motivação vai ser abalada. Não deixe o tédio chegar para ficar! Torne o seu treino mais divertido e variado.

Aí vão umas dicas:

  • Treine com amigos: treinar com amigos é divertido e dá um gás na motivação. Sempre que puder, marque treinos com outras pessoas (ainda que, às vezes, só possam ser treinos virtuais): assim, é menos provável que você desista de se exercitar! Além de incentivarem um ao outro, parceiros de exercícios dão sempre um levante na moral quando bater o desânimo.
  • Que tal mudar os ares? Ninguém é obrigado a treinar sempre no mesmo lugar! Agite um pouco a rotina e treine em locais diferentes: ache uma quadra, um parque diferente, ou treine na sala de casa, na varanda… na hora de variar o ambiente, vale tudo!
  • Escolha a música certa: a batida perfeita pode ajudar a alcançar o desempenho máximo e motivar na medida certa. Já tem uma música ou playlist preferida para a hora do treino? Vai que vai! Aperte o play para se empenhar mais e envolver suas emoções. Fotos, vídeos ou frases motivacionais também podem fazer a diferença no quesito “vontade de treinar”.

Mulher caminhando pela praia, refletindo e buscando motivação para ser fitness

3. Treine pela manhã ou logo após o trabalho

Conforme o dia vai passando, o lado mais fraco da sua personalidade vai ganhando força: quando chegamos em casa após um dia cheio e nos jogamos no sofá para relaxar, poucas coisas têm o poder de nos fazer levantar. Assim, seja mais esperto que seu lado fraco: corra ou faça o treino de força logo pela manhã!

No seu caso, é inviável treinar bem cedinho?

Então tente remover todos os obstáculos que impeçam de treinar logo após o trabalho. Uma sugestão é arrumar a bolsa da academia na noite anterior. Após o trabalho, siga direto para a academia ou já engrene na corrida. Depois do treino, curtir o sofá e relaxar sem culpa será ainda melhor! Dica: incorpore uma rotina de alongamento às suas manhãs, pois isso ajuda a definir o clima fitness do dia.

Duas mulheres correndo para entrar em forma

4. Aceite um desafio: siga um plano de treino

Não há nada melhor que a sensação de alcançar suas próprias metas fitness. Quem quer continuar a se exercitar com regularidade, precisa de novos desafios. Nesse caso, iniciar um novo plano de treinamento é sempre uma boa ideia.

Seja um plano de treino bodyweight de 3 semanas para simplesmente começar a criar o hábito e desenvolver motivação para treinar, ou uma série para ficar com a barriga chapada e abdômen tanquinho, ou um plano de 12 semanas para quem quer desafiar mesmo a mente… tudo vale!

O importante é garantir variedade nos treinos. Dica: diversão é fundamental. Variedede e diversão são fundamentais para ter motivação fitness a longo prazo.

Bom treino!

Crie planos de treino customizados para você no nosso app adidas Training! Baixe agora no seu celular ou tablet. 

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »